Dicas

Por que não aumentar muito o volume do som?




Esse é um tema bastante importante para os leigos no som automotivo, porque? Então e muito comum ver pessoas com poucos equipamentos e querendo que o som faça milagre, tirando leite de pedra, ou seja, pega um toca CD e coloca o volume no máximo não se importando com distorções e tudo mais que pode geralmente acontecer.
Há vários bons motivos para você não colocar o volume do seu som muito alto:
Muitos aparelhos atingem seu volume máximo quando o controle de volume está na posição média, ou pouco acima.
Se você colocar o volume no máximo, duas coisas poderão acontecer:
O som se torna distorcido, especialmente nos graves; acontecendo isso e melhor coisa que pode acontecer é seu amplificador entrar em proteção, eu disse melhor porque? então é melhor entrar em proteção do que queimar não é verdade.
O aparelho pode passar a enviar uma potência distorcida e anormalmente elevada para as caixas. Esta energia pode danificar suas caixas mesmo que, teoricamente, elas sejam mais fortes que o aparelho. Ou seja, um aparelho, por exemplo, de 50W pode danificar uma caixa de 100W, se você forçá-lo a gerar volumes muito elevados.
Para que servem, então, as últimas posições do controle de volume ? Para ouvir aquele CD que é muito mais baixo que a maioria dos CD’s que foi gravado num nível muito baixo.
Conclusão: na hora de regular seu som tente regular a potência do seu amplificador no maximo do seu CD player, e com isso aquela hora que você estiver meio tonto, ou seja, chapado e passar do volume não vai prejudicar seus equipamentos de som.