Dicas

Por que cuidar do sistema de escapamento do carro?

É muito comum encontrar pela rua carros com escapamento pendurado, quebrado ou furado? Afinal, por que é importante preservar essa peça?

A finalidade do sistema de escapamento do carro é reduzir os poluentes dos gases gerados na combustão interna do motor. Além disso, o sistema também ajuda a amortecer o barulho desses gases e a descarregá-los em um lugar conveniente no veículo.

Um sistema de escapamento consiste basicamente de: coletor, catalisador (faz o tratamento dos gases), silencioso (faz a absorção do som), e do sistema de tubulações que conectam estes componentes. Estas peças são geralmente fabricadas em aço de alta liga e o peso desse sistema pode variar entre 8 a 40 kg.

É fundamental manter o sistema sempre preservado, com todas as peças e com ausência de perfurações, porque além de exerce sua tarefa de controlar a pressão dos gases do motor ele poderá mostra como anda a “saúde” do motor, pelo tipo de fumaça que expele.

Por isso observe a cor do gás (fumaça) do escapamento. Ela pode sair branca, azulada ou preta. Se for branca, tudo bem, mas for azulada ou preta pode indicar problemas.

Fumaça azul pode ser excesso de óleo na câmara de combustão, gerado por óleo demais no cárter ou pelos anéis dos pistões desgastados que dão passagem ao óleo para a câmara de combustão. Fumaça preta pode indicar que o motor está queimando mais combustível do que deveria.

Em qualquer uma destas situações, leve o carro para uma oficina. Pois não há sistema de escapamento que dê jeito nessa fumaça…

loading...