Dicas

O que é impedância? E o que pode acontece caso faça ligações erradas de alto-falantes?

Falar sobre impedância é um tema bastante complexo, porém como meu objetivo não é complicar a cabeça de ninguém e deixá-los assustados, tentarei ser o mais claro possível. A impedância consiste na resistência oferecida pelo alto-falante à passagem de uma corrente elétrica alternada. Esta resistência varia de acordo com a frequência do sinal elétrico que este alto-falante estiver recebendo.

Em todas as ligações de alto-falantes, ou melhor em todos os projetos de ligações devemos nos preocupar com o valor de impedância que vem especificado pelo fabricante no manual ou mesmo no fundo do alto-falante.

Mas vocês podem estar se fazendo a pergunta: O que acontece caso eu não observe essa impedância e ligue os alto-falantes de qualquer forma?

Caso você faça essa besteira, e não respeite a carga mínima de impedância que o amplificador suporta, certamente terá problemas como:

  • Aumento de distorção;
  • Superaquecimento do amplificador;
  • Perda de potência do amplificador;
  • Em alguns casos queima das saídas do amplificador.
  • Contudo, apesar de parecer algo de outro mundo, fazer ligações casando a frequência dos alto-falantes não é tão difícil assim. Confira aqui as diferente formas de ligações.

    2 Comentários

    Clique aqui para postar um comentário