Dicas

O que é e onde fica o ponto cego do carro?

Essa é uma matéria muito complexa, e porque? Como todo bom motorista sabe existem momentos em que os retrovisores nos deixam na mão, não é verdade, e como todo mundo sabe os veículos vem com três retrovisores um interno e um em cada lateral o que é obvio.
Mas por quê três? Simples: o espelho interno serve para enxergar diretamente o tráfego atrás do seu veículo e os laterais para enxergar o tráfego das duas laterais até aqui tudo certo, vejam a imagem que demonstra os diâmetros de visão dos retrovisores, e se vocês notarem na imagem estou mostrando onde ficam os pontos cegos dos mesmo.

Notem o foco dos retrovisores laterais.

Noventa por cento dos motorista posicionam os retrovisores laterais de uma forma quer irá mostrar as laterais do carro e o tráfego atrás do mesmo, em outros casos eles posicionam em outra posição para enxerga a parte de baixo do carro para não encosta no meio fio na hora de estacionar.
A posição correta é usar os espelhos a 90º é muito pouco utilizada e, por incrível que pareça, isto é causador de muitos acidentes.

Eu vou abordar galera cinco bons motivos para você usar os espelhos na posição correta, ou seja, aos 90º:

– Você não necessita de colocar a mão sobre o banco do passageiro para poder ver a trazeira do carro;

– Você não irá precisar de colocar o pescoço para fora do carro para poder estacionar o veículo;

– Ao olhar os espelhos do carro você irá continuar com a atenção voltada para frente do carro e não perdendo tempo se contorcendo para poder olhar os outros ângulos do carro;

– Você terá uma visão de 360º do veículo, incluindo os pontos cegos dos espelhos.

– Durante a noite você não terá que se preocupar com os faróis de quem vem atrás de você, porque eles não iram refletir os faróis do carro em todos os espelhos do seu carro ao mesmo tempo.
Vale a pena lembrar que aqueles espelhos curvados e também aquele espelho do interior do carro gigante ajuda muito a aumentar ainda mais a visão perimetral, mas alteram a sua percepção de distância, fazendo com que os outros carros pareçam estar mais longe do que realmente estão.

Então é isso galera espero que tenham gostado das dicas, e lembre-se sempre a segurança em primeiro lugar…