Lançamentos

Novo sistema busca evitar com que os motorista durmam no volante

Quando estamos dirigindo a determinada velocidade, basta uma simples distração, ou mesmo uma piscada – mas precisamente e também vulgarmente falando um pescada – e pronto! Você perde o controle do carro, e com isso, acaba se envolvendo em grave acidente. Quem dirige por longos períodos, ou à noite, sabe bem o estrago que o sono pode causar. Mas um novo sistema promete ajudar os motoristas.

Os pesquisadores do Fraunhofer Institute for Digital Media Technology, em Ilmenau, na Alemanha, buscando resolver esse problema, ou pelo menos reduzir o numero de sinistros causados pelo sono em nossas estradas, desenvolveram um sistema de monitoramento chamado “Eyetracker”.

Esse sistema capta os movimentos dos olhos do motorista, por meio de câmeras, e assim que percebe a cochilada ou mesmo uma piscada prolongada ele dispara um alarme. “Depois de montado no carro, o Eyetracker usa pelo menos duas câmeras, que gravam imagens de modo estereoscópico — em 3D —, para identificar a posição da pupila e a da linha de visão do motorista”, explica o professor doutor Peter Husar.

Por enquanto, não há previsão de quando o Eyetracker estará disponível para venda no mercado. O sistema será apresentado durante a Vision Trade Fair, que será realizada no início de novembro, em Stuttgart, na Alemanha.

via: qr

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário