Dicas

Motor AP!! O Melhor motor para ser turbinado e também o queridinho do Brasil

Esse motor que alguns chamam de Motor AT, talvez por não conhecer de verdade é considerado um dos motores mais famosos aqui do Brasil, principalmente para quem quer turbinar um carro, levando em consideração é claro que ele agüenta muita pressão. E para quem ainda não sabe este motor foi desenvolvido pela Audi no começo dos anos 70, buscando desempenho, eficiência e robustez. Foi lançado aqui como MD-270 de 1,5 litro que equipou inicialmente o Passat em 1974 e logo depois recebeu uma versão 1.6, porém apenas em agosto de 1985 era padronizado aos alemães, ganhando novos pistões, bielas e carburação, surgindo a família AP.

Com a evolução das tecnologias voltadas para o mundo automobilístico, surgiram os primeiros AP 1.8 que equiparam o Santana e o Gol GT e utilizavam as mesmas bielas do MD (136mm), gerando aspereza no funcionamento. Fato ocorrido também com versão 2.0, que foi lançada em 1988 com as mesmas bielas de 144 mm do restante da linha (contra 159 mm dos alemães), ocasionando o mesmo problema, e não foi corrigido até hoje.

O motor AP até hoje é consagrado pela potência e robustez e o mais aclamado entre os preparadores. Há uma gama enorme de peças forjadas, comandos especiais, kits de turbina e compressor mecânico para equipá-lo, e como eu falei acima esse é um dos melhores motores para ser turbinado.

Foi o primeiro motor nacional a receber uma injeção eletrônica, no Gol GTI em 1989, era uma Bosch LE Jetronic multiponto analógica, sendo que o restante da linha permaneceria utilizando o carburador. A partir de 1995 toda linha foi equipada com injeção eletrônica digital monoponto FIC e a partir de 1997, com a multiponto seqüencial da Magneti Marelli, porém ainda utilizando distribuidor mecânico ao invés de uma moderna ignição estática.

Também foi o primeiro motor nacional a receber o sistema FLEX FUEL que permite a utilização de álcool ou gasolina em qualquer proporção.

Durante a Autolatina (Associação entre Ford e Volkswagem) este motor foi utilizado em diversos veículos da Ford, porém nos Escort e Verona eram montados transversalmente e recebiam um novo comando de válvulas, obtendo um maior torque e potência.
via:toni carrões

loading...

3 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Dae , eu tenho uma Parati CL AP , original era a gasolina eu fiz ela andar a alcool porém deixei os pistões da gasolina ,forjado os pistoes e as bielas , troquei escape , suspensão , ela ta com uma Turbina .50 Garret , ta regulando uns 250 cv , e tem 1 kilo e meio no pé e 0.8 no booster ! Eu recomendo para todos que tem paixão por carro turbo , se não de AP vá de Opala , pois também tenho um Opala que anda mais que o AP , mas da muita manuntenção ! Abraçooos

  • Constatei que conheces bem de motores.
    Poderia me dar uma luz para que eu venda um motor ap 1.8 álcool de uma santana quantum, que apesar dos mais de 500.000 kms rodados, ainda estava funcionando.
    Se por qualquer motivo, não puderem opinar, agradeço assim mesmo.