Lançamentos

Fiat começa a produzir novo motor 0.9

A Fiat almejando produzir carros acessíveis a todos os mais diversificados clientes começou a produzir um novo motor, mais econômico e barato. É o motor 0.9 da Fiat, o motor já está sendo comercializado na Europa, por enquanto, é aplicado apenas no modelo Fiat 500. Mas o objetivo da marca é mudar isso.

Dentre a ficha técnica do novo motor ele contará com: 875 cm³, apenas dois cilindros (paralelos, que sobem e descem juntos) e oito válvulas. Gera 85 cv e 14,8 mkgf de torque a apenas 2.000 rpm. E acredite se puder, segundo relatos ele será mais forte do que o 1.4 Evo utilizado no Uno vendido no Brasil.

E como é possível um motor 0.9 ser mais forte que um 1.4? Segundo os dirigentes da Fiat os bons resultados do novo motor se dá a nova tecnologia MultiAir utilizada. Com ela, as válvulas são as responsáveis por controlar a quantidade de ar na admissão (e não a borboleta do acelerador, como ocorre nos motores “comuns”).

“A FPT estuda aplicar o novo propulsor em outros modelos na Europa e trabalha em uma versão um pouco maior, com quase 1 litro e cerca de 100 cv, para equipar veículos mais caros”, afirma o assessor técnico da FPT no Brasil, Ricardo Dilser.

fonte: Estadão

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário