Instalações

Veja como fazer um painel de ferramentas

Fazer um painel de ferramentasFazer um painel de ferramentas

Fazer um painel de ferramentas: Que tal a ideia de fazer um upgrade na sua oficina e deixar o ambiente mais organizado. Iremos ensinar como fazer um painel para colocar as ferramentas, assim terá mais facilidade para encontrá-las e também para deixar o ambiente mais organizado e limpo.

Como podem notar nas fotos é um painel para ferramentas simples e prático. A princípio o material consiste em alguns pedaços de madeiras (paletes, por exemplo), martelo, furadeira, pretos e parafusos.

Primeiro passo: utilize quatro ripas (essa quantidade varia conforme o tamanho do seu painel) que serão fixadas na parede, pois são elas que irá segurar o painel. Para fazer isso você irá furar a madeira juntamente na parede para que os furos fiquem certinho, depois coloque as buchas do parafuso na parede e é só fixar as ripas na parede.

Fazer um painel de ferramentas
Fazer um painel de ferramentas

Notem nessas fotos que foram feitos quatro furos na ripa que vai à parede, com uma broca n.5 ou n.8 para que fiquem quem fixa na parede. Para fixar o painel dessas ripas poderá utilizar tanto pregos quanto parafusos, porém lembrando que devido ao peso que irá receber é bom deixar bem fixo o painel.

Fazer um painel de ferramentas

Pronto! O painel está instalado! Eu optei por não fazer um painel de parede inteira. Provavelmente acrescentarei algumas prateleiras para ferramentas maiores, como tico-tico, furadeira etc.

O próximo passo foi preencher o espaço!

Usei uma sobra da madeira do forro e fiz buracos com uma serra-copo para colocar copinhos de vidro, que acomodarão canetas, estiletes, tesoura… o que for preciso.

Fazer um painel de ferramentas

Além disso, usei 2 pedaços da madeira com tamanhos iguais e colei com cola branca, para que ela ficasse mais grossa. Depois de passar a cola, ela ficou uns 2 dias secando sob pressão em um torninho de bancada. Aí eu lixei e fiz os furos, de tamanhos diferentes para acomodar as chaves de fenda. Na outra extremidade, eu fiz dois buracos compridos paralelos, usando a serra tico-tico, para colocar os alicates.

Cestinha para organizar outros objetos muito usados, como trena, lanterna, fitas… o resto, pendurado com pregos mesmo. Deixando tudo em seu devido lugar! Ainda tem um espacinho para coisas novas que forem agregadas… E, se eu achar necessário, é só tirar os pregos e mudar a posição das coisas!

Fazer um painel de ferramentas