Dicas

Desperdício: Baterias dos veículos estão sendo trocadas sem necessidade

No brasil mais de 35% das baterias são trocadas desnecessariamente e acabam indo para o lixo antes do fim da vida útil.

Estes dados foram adquiridos depois uma pesquisa realizada pela rede de serviços automotivos Dpaschoal. “Assim que o motorista chega numa das lojas para trocar a bateria, é realizado um teste que aponta o tempo de vida útil do produto que ainda resta”, afirmou o gerente trainee Júlio César dos Santos. “A troca só é feita quando é realmente necessária”, disse.

“Muitas vezes, uma simples carga de longa duração já resolveria o problema da bateria, o que poderia garantir economia para o consumidor e preservação ao meio ambiente.”, afirmou Eliel Bartels, supervisor de engenharia da rede de autosserviços.

Inimigos da bateria
A bateria realmente deve ser trocada quando não estar mais segurando carga, ou seja, não basta que a mesma descarregue. Diante disso, vários fatores podem contribuir para o fim precoce de uma bateria ou a redução da sua carga.

Além dos motivos mais comuns, como a oxidação dos polos, fixação incorreta, fim da vida útil dos fios e cabos, há outros itens a que o motorista deve estar atento para que não fique a pé.

Uma prática muito comum entre os motorista é deixar o som do carro tocando, deixar os faróis ou luzes internas, tudo isso com o motor desligado, o que pode acabar com o fôlego da bateria.

Além disso, a instalação de acessórios, como DVDs, travas elétricas, alarme, entre outros componentes eletrônicos podem reduzir a vida útil do equipamento.

O alternador do veículo foi projetado para o consumo exclusivo dos acessórios originais. Por isso, qualquer adição de um novo componente “força” a bateria.

Perigo ambiental
Por ano, o Brasil descarta entre 12 e 14 milhões de baterias automotivas.

Embora mais de 90% sejam recicladas, o principal problema com as baterias é a presença de chumbo.

O seu descarte na natureza provoca desastres ambientais e provoca doenças ao ser humano. Ingerido através da água ou alimentos, o metal gera problemas ao sistema nervoso, enfraquece os ossos e causa anemia.

loading...