Dicas

Confiram alguns mitos sobres os automóveis. Dicas para motoristas iniciantes.

Frequentemente os motorista mais novos se deparam com aqueles senhores que já dirigem a muitos anos, e os mesmos resolvem dar algumas dicas de conservação, direção e até reparação de veículos, ou até mecânicos e instrutores de auto-escolas.

Mas trouxe para você algumas histórias que servem apenas para colocar seu filho para dormi, isso porque não passa de mito. Então, quando alguém te parar e começar a falar besteira na sua frente, basta virar as costa e agradecer. Isso porque não podemos ser mal educados não é mesmo.rsrs

Portanto, vamos lá, confiram dez mitos sobre os automóveis:

1 – Gasolina aditivada aumenta a potência do carro.

Infelizmente, grande parte das pessoas acreditam que a gasolina aditivada serve para aumentar a potência, doce engano. A gasolina aditivada tem “detergentes” a mais em sua composição, que limpam todo o sistema de alimentação e garantem maior vida útil ao motor. Portanto, não tem nada haver com ganho de potência.

2 – Óleo de mamona não causa danos ao veículo.

Mito!! O óleo de mamona pode ressecar componentes feitos em plástico ou borracha. Muitos estabelecimentos ainda lavam a parte de baixo do carro com tal óleo, o que acaba causando ressecamento em coifas, buchas e batentes.

3 – O alarme faz a bateria descarregar.

Muitos eletricistas fazem tal tipo de comentário para “prejudicar” a loja de som que instalou o alarme, ou até para empurrar um alarme novo. Pois bem, é MUITO raro que um alarme seja a causa da bateria descarregada, uma vez que seu consumo é mínimo e ele não é usado o tempo todo, como faróis e componentes de ignição. Mas isso poderá ocorre no seguinte caso: Você deixa seu carro em um estacionamento, alguns instantes depois passa aqueles manolos com uma picape tampada de som e dispara o alarme do seu carro, porém você não deixou o controle com o frentista e o carro fica buzinando e com as setas ligadas durante muito tempo, nesse caso nem é precisa falar que sua bateria será descarregada não é mesmo.
Por outro lado, caso isso não ocorra, se o simples fato de esta instalado alarme sua bateria esteja descarregando leve em um eletricista, porque o sistema esta em curto.

4 – Fluído de arrefecimento é inútil.

Também conhecido como fluído de radiador, ele possui aditivos que limpam o sistema de refrigeração do motor, aumentam o ponto de ebulição e também diminuem a temperatura de congelamento da água. Além disso, o fluído do radiador evita a oxidação interna do motor e deixa a troca de temperatura bem mais eficiente.

5 – Manômetros (relógios) só têm função estética.

Esses manômetros que estou me referindo é para os carros que são turbinados ou mesmo aqueles com suspensão a ar que trazem no painel ou na coluna lateral alguns relógios. Esses marcadores que muita gente ama colocar no carro ganharam a fama de acessórios estéticos, no entanto, ainda garantem ótimo monitoramento das condições do veículo, como pressão de óleo, temperatura da água, pressão de turbo e rotações por minuto. Informações assim podem até salvar um carro =]

6 – Motor não pode ser lavado.

Mito!! Pelo contrário, não só ele pode ser lavado como deve. Obviamente, com os devidos cuidados com a injeção eletrônica e as vias de admissão. O recomendável é que o motor seja lavado ao menos, uma vez por ano, usando água quente sob pressão. Mas em contra partida, não é recomendável lavar o mesmo frequentemente, como dito acima no máximo um vez ao ano.

7 – Os vidros do carro devem ser limpos com álcool.

NUNCA! O álcool mancha os vidros, e se o carro tem insul-film, é pior ainda, a película fai ficar toda manchada, com isso só colocando outra. Os vidros do seu carro devem ser limpos com água e detergente. Para secar, basta usar um rodinho ou mesmo um pano.

8 – Pneu recauchutado não é perigoso.

Essa com certeza é um mentira que será dita por todas as borracharias que fazem esse serviço. Para quem não sabe, um pneu recauchutado nada mais é que um pneu velho com uma nova “capa” presa sobre ele. Agora imagine o que pode acontecer se a tal capa sair do pneu a 100 km/h numa rodovia, ou seja não é perigoso é uma loucura. Em carros pequenos a galera não usa tanto, mas ainda há grande procura por parte dos proprietários de caminhões, afinal o preço chega a ser 50% mais baixo que um pneu novo.

9 – Passar de lado na lombada protege o carro.

Mito!! Este é um costume de proprietários de carros rebaixados, que pensam que assim seu carro passa mais fácil e sem impactos por uma lombada. Quando o cara passa de lado (na transversal) por uma lombada ou quebra-molas, provoca uma torção em toda a estrutura do veículo. Isso pode causar rachaduras no veículo, quebra de escapamento e problemas em suspensão. Vários mecânicos e lojas especializadas em suspensões afirmam que, caso as suspensões não forem usadas em conjunto poderá desregular as mesmas.

10 – Carro estacionado tem que ficar engatado.

Mito! O freio de freio-de-mão não foi inventado em vão. Veículo parado tem que ficar apenas no freio de mão, nada de engatar. Imagine que seu carro esteja parado e alguém bata nele. Se estiver engatado, há uma grande probabilidade de o câmbio quebrar.
Mas por outro lado, caso seu freio-de-mão não esteja muito bom, com certeza você não terá outra saída a não ser usá-lo.
via: DR

3 Comentários

Clique aqui para postar um comentário