Dicas mecânicas

Como pintar e reformar rodas de carros de alumínio

Como pintar e reformar rodas

Como pintar e reformar rodas: Gostaria de iniciar com uma arte que fiz com as rodas do meu escort XR3. Elas estavam detonadas, com o auxílio de pequenos “xixís” do meu cachorro. Fiz algumas fotos durante o processo e postarei com comentários dos processos executados. Vocês irão precisar dispor de algumas ferramentas imprescindíveis para a execução do trabalho.São necessárias um compressor de ar, pistola de pintura, uma lavadora de alta pressão, espátula, escova de aço, lixas e os materiais usados para a pintura como, Wash prime fundo fosfatizante, primer PU ou universal, tinta (na minha escolha foi a Prata Lunar, mais convencional) e verniz.

Material utilizado de Como pintar e reformar rodas
compressor de ar
Pistola de pintura tipo sucção Wimpel MP 41
Lavadora de alta pressão

Minhas rodas estavam bem detonadas na parte da pintura, porém sem defeitos nas bordas, do tipo que se arruma quando atropela uma guia…rsrs

Como pintar e reformar rodas

Vamos as imagens do início do trampo.
Começaremos aplicando um produto que adianta demais nosso serviço: O Removedor pastoso.
Existem varias marcas no mercado, de ótimas qualidades e diferentes preços…escolha o seu preferido, pois o resultado quase sempre é o mesmo.

Aplica-se com um pincel uma camada bem generosa, diferentemente de quando usamos o pincel para pintar, que deixamos uma camada uniforme.
Esse processo facilita a remoção da tinta com maior facilidade

Depois de aplicado, aguarda-se por volta de 10 a 15 minutos para que o produto faça seu trabalho

Após agir por 10/15 minutos, hora de ver o resultado. Entra em cena a espátula, ou qualquer outro objeto que facilite sua vida na hora da retirada da camada de tinta que já está solta da roda.
Feito isso, utilize a lavadora para efetuar a limpeza da roda, sem esquecer dos cuidados para não ser atingido pelo produto…queima bastante.

Como pintar e reformar rodas

Como pintar e reformar rodas

Nessas duas fotos já fora aplicado a correção com lixas…no caso usei lixas d´água 180, 240 e 300 respectivamente e com suavidade, para não causar riscos profundos no alumínio.
Agora podemos aguardar pela secagem das peças…ai é utilizar o método que você tiver disponível… seja no sol, soprando com o compressor, ao vento, etc.
O método não importa, e sim o resultado final, pois o próximo passo será o empapelamento. Estando a borracha úmida, a fita adesiva não gruda.
É claro que seria menos trabalhoso se retirássemos os pneus, mas não faz mal uma economia. Fora que, por ser um hobby, as dificuldades tornam-se prazer

Como pintar e reformar rodas

Aqui as crianças já estão prontas para tomarem um banho de vida nova e de muitos olhares de admiração.
Utilizaremos a seguir um produto que auxilia na aderência de PUs e tintas aplicadas sobre o alumínio chamado “Wash Primer fundo fosfatizante. Nesta página você encontrará a ficha técnica do produto da Sherwin Willians. É só para se ter uma noção, um conhecimento sobre o produto. Existem várias marcas disponíveis e vai do seu bolso. Não é propaganda da Sherwin Willians também…rsrs
No entanto que, o que utilizei era de outra marca…achei interessante postar a ficha técnica do Wash.

A mistura é feita na proporção de 2/1, ou seja, 2 partes de wash primer para 1 parte de endurecedor.
O Wash primer vem pronto para uso, não necessitando ser diluído.
A aplicação é feita com pistola de ar com regulagem da pressão do ar ajustada entre 30 e 40 libras, variando de acordo com o fabricante.
Aplica-se de 1 a 2 camadas bem leves , não necessitando puxar muito o gatilho da pistola…isso chamam de “empoeirar” a peça a cada camada. Ela é bem densa e preenche bem algumas falhas da peça.

Aqui já fora aplicadas as duas camadas ou demãos e a cor amarela já é do próprio Wash primer.
Com intervalo de 5 a 10 minutos entre as demãos, fui preparando o Primer PU, que será o próximo passo, para ficar show de bola….tirar as imperfeições que venha a ter.

Como pintar e reformar rodas
Como pintar e reformar rodas

Agora minhas crianças já estão quase prontas para receber a tinta, que no meu caso optei pelo tradicional, a Prata Lunar, pois não gosto delas brilhantes.
Falta o lixamento delas com lixas de grãos finos, na manha e com água, para deixá-las aptas a receber a Prata Lunar. Após o lixamento, é necessário utilizar um desengraxante líquido, vendido em lojas especializadas em tintas, para eliminar o pó e gorduras, que pode vir a contaminar a peça só no fato de tocar nelas, provenientes de nossas mãos.

Vou postar um vídeo que fiz quando estava pintando essa roda, mas o áudio não ficou muito legal, pois o compressor tava ralando. É só uma breve passagem sobre o manuseio da pistola, uma vez que a roda tem uns detalhes que você precisa virar a pistola de um lado para outro, afim de cobrir todos os espaços dela. Isso não permite aquele jato direto, bem cheio, de um lado para o outro, cruzado, como em uma chapa direta. Esse passo só após cobrir todos os espaços da roda.

Tutorial de Como pintar e reformar rodas

loading...