Dicas

Aprenda como cuidar da blindagem do seu carro

Uma simples conduta que se tornou habitual entre os motoristas que é a fixação do navegador GPS no pára-brisa ou em qualquer outro vidro do carro não combina com carros blindados.

Como assim, o carro é preparado para levar até tiro e não suporta nem um aparelho de GPS fixado? Isso mesmo. O suporte é capaz de danificar o tratamento dado a eles pela empresa blindadora.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), Christian Conde. “O proprietário do veículo blindado jamais deve acoplar qualquer tipo de ventosa. Ela danifica o policarbonato localizado na parte interna do vidro, considerado o material mais nobre da área transparente, podendo comprometer a eficácia da proteção e a conseqüente substituição do vidro”, garante o executivo.

Além disso, o executivo elenca algumas dicas que serão bem úteis para quem possui o carro blindado. São elas: Procurar trafegar em piso irregular, ou seja, pista esburacada, asfalto danificado, pedras soltas ou cascalhos dirigir em todos esses lugares requer muita cautela.

Outra dica importante é com relação ao choque de temperatura no veículo, segundo o Conde: “Se o veículo blindado ficou muito tempo exposto ao sol – condição típica de várias regiões do País -, por exemplo, não o leve a um lava-rápido”, alerta o executivo. Além disso, afirma que o choque térmico pode causar trincas, prejudicando a blindagem. Como se não bastasse esse risco, a exposição exagerada do sol e ao calor pode acarretar na delaminação dos vidros, ou seja, no processo de deslocamento das camadas que compõem a proteção. Esse tipo de degradação é comprovado quando começam a surgir bolhas brancas no vidro, e dependendo do grau e da localização das bolhas podem afetar a resistência balística.

E por fim, quando resolver limpara os vidros do carro busque utilizar apenas um pano umedecido com água, ou seja, evite o uso de produtos químicos. Fechar as portas do carro também requer atenção especial. Recomenda-se nunca bater as portas ou fechar com as janelas abertas. Isso evita problemas nos componentes da blindagem.

via: carsale