Dicas

A diferença entre um motor turbo e um aspirado

Primeiramente, tentarei falar um pouco sobre cada tipo de customização do motor e com isso vocês poderão distinguir um motor turbinado de um motor aspirado.
O Motor turbo é um equipamento que aproveita os gases da saída do escapamento do motor para girar um eixo, que na sua outra extremidade possui uma hélice que comprimi o ar da atmosfera e manda para a entrada de ar do motor, ou seja ele irá fazer com que o motor trabalhe novamente com os gazes gerados com as explosões dentro do próprio motor e dessa forma o carro não precisará mais aspirar o ar, ao acelerar o motor a turbina gera pressão que entra nos cilindros deixando-os mais cheios de ar/combustível o que acaba fazendo com que a explosão fique mais potente e conseqüentemente aumentando a potência do motor. O aumento da potência está diretamente relacionado com a pressão que a turbina irá gerar. Turbinar um carro é uma das formas mais baratas para conseguir extrair grandes potências de motores originais, é relativamente fácil dobrar a potência de um motor instalando um kit turbo. Vejam a foto desse turbo e sua função em um motor.

Por outro lado, o Motor Aspirado é todo aquele que não é sobre alimentado por turbinas ou compressores mecânicos são naturalmente aspirados, ou seja, o próprio motor tem o trabalho de puxar para os cilindros a mistura ar/combustível. Para aumentar a potência desses motores o método mais comum é aumentar a cilindrada, mesmo assim o galho raramente passa de 30% e não pode ser feito em todos os motores, só com isso o investimento já pode passar do necessário para turbinar o carro, portanto os aumentos significativos de potência em carros aspirados ficam limitados apenas para competidores devido o seu custo x benefício. Uma das poucas modificações viáveis em carros aspirados é a troca de comando, sistema de escape maior e filtro de ar esportivo, sendo que a combinação dos três daria um ganho de menos de 15% na maioria dos motores, isto se o comando não for muito bravo, pois se for o carro pode ganhas mais potência, mas ficaria com a marcha lenta irregular, gastaria mais combustível e ficaria sem torque em baixa rotação. Portanto, o motor aspirado é preparado no seu interior, ou melhor não recebe nenhum novo acessório apenas recebe uma nova configuração para que se possa conseguir maiores explosões dentro da câmara do motor.
loading...

3 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • como faço pra melhorar o desempenho e consumo de uma opala 6cc alcool sera que o turbo resolve e qual turbina usaria pode ser a da s10 aguardo resp.

  • Está errada a afirmação de que “o motor trabalhe novamente com os gazes gerados com as explosões dentro do próprio motor” pois o ar que entra no motor é NOVO. O sistema (turbina) usa os gases da exaustão para girar a turbina, que coloca mais ar (ar novo) para a câmara de explosão, melhorando o rendimento.