Dicas mecânicas

4 cuidados essenciais com a bomba injetora de combustível

Ao comprar um carro você sabe que terá que manter alguns cuidados para que seu Fiat Palio (ou qualquer outro modelo) se mantenha funcionando por um longo tempo.

As revisões e manutenções preventivas são importantes para que o veículo esteja funcionando sempre dentro dos padrões de fábrica. E o ideal é que você faça isso regularmente e não deixe para levar seu veículo até a oficina apenas quando ocorre alguma falha.

A bomba injetora de combustível é uma das peças do seu carro que merece atenção. Inclusive manter alguns cuidados essenciais vai garantir que não haja perda da potência do veículo ou arraste e desgaste das peças.

Vale comentar que você só precisará se preocupar com esses cuidados se possui um veículo a diesel, já que a bomba injetora de combustível é um sistema que surgiu especialmente para automóveis que utilizam o diesel como combustível principal.

A verdade é que muitas pessoas têm buscado por esse combustível como alternativa a gasolina, já que comprovadamente possui um melhor rendimento e faz com que seu carro emita menos poluentes.

bomba injetora de combustível

Para ajudar você que pretende adquirir um carro a diesel ou já possui veículos que utilizam esse tipo de combustível, separamos para você quatro cuidados essenciais que é preciso ter com a bomba injetora de combustível do seu Fiat Uno a diesel:

1 – Esvaziar o filtro separador de água

Todo veículo movido a diesel possui um filtro separador de água, que no caso tem exatamente a função descrita em seu nome: separar a água presente no combustível.

Isso porque, para que o combustível funcione corretamente e não cause danos as peças do veículo, ele não deve conter água em sua composição. Então entra aí o papel do filtro separador de água.

É preciso que esse filtro seja drenado diariamente, inclusive porque muitos veículos possuem um espaço pequeno, equivalente a um copo de 250ml para armazenar a água retirada do combustível.

Quando não há mais como filtrar a água, o diesel passa a ir para o motor sem ser filtrado e assim perde sua capacidade total.

O resultado disso é a redução da potência do veículo e da vida útil da bomba de combustível. Os bicos injetores também são afetados pela água que deixa de ser drenada quando não há essa limpeza diária.

Então o ideal é que o motorista reserve alguns minutos diários para esvaziar o filtro separador de água e garantir que seu veículo permaneça em funcionamento normal, aproveitando ao máximo o combustível e sua potência.

bomba injetora de combustível

2 – Observar o rendimento do combustível

O diesel é uma alternativa interessante por render mais que os outros combustíveis comumente utilizados. Tanto que caminhões geralmente são alimentados por diesel, para garantir que tenham um melhor rendimento.

Mas nada impede que o diesel seja utilizado em um Chevrolet Celta ou em outros veículos menores. No entanto, é preciso que o motorista se mantenha atento ao rendimento do combustível, quantos quilômetros rodados por litro.

O motivo disso? Quando a bomba de injeção de combustível está com algum problema é possível observar um aumento anormal no consumo do diesel, havendo perda de rendimento e até mesmo aumento na emissão de poluentes.

Caso observe que há uma queda no rendimento, o ideal é levar o veículo ao mecânico. Lá serão feitos testes de eficiência do motor e se for observado que há elevado consumo de combustível, pode realmente haver algum problema como a bomba injetora.

3 – Observar o nível de óleo do motor

Apesar desse cuidado ser válido para todos os tipos de veículo, inclusive aqueles que não usam o diesel como combustível, é importante observar o nível de óleo do motor.

Veículos mais modernos mostram no painel como está a lubrificação do motor, já os mais antigos utilizam a vareta de nível de óleo.

Quando há baixo nível de óleo no motor, as peças começam a se arrastar, pois não há lubrificação o suficiente. O resultado disso é que podem vir a ocorrer danos a várias peças do carro, inclusive para a bomba injetora de combustível.

A ideia aqui é prevenir e estender a vida útil do veículo e para um bom funcionamento, as peças precisam estar bem lubrificadas, o que significa que o nível de óleo do motor deve estar sempre alto.

Vale comentar que, veículos que utilizam a vareta de nível de óleo precisam que essa conferência seja feita com o motor desligado e frio. Ou seja, o ideal é verificar o óleo do motor antes mesmo de dar partida no carro, logo pela manhã, por exemplo.

4 – Manutenção preventiva do motor

A melhor forma de evitar danos a bomba injetora de combustível e garantir que sua vida útil seja mais longa é fazer manutenções preventivas do motor.

O ideal é que o veículo passe por revisões regulares, de forma a identificar pequenos problemas que não seriam notados pelo condutor logo no começo, mas apenas quando viessem a causar mais danos.

Algumas oficinas mecânicas podem até mesmo utilizar o scanner para motor a diesel, que fará uma leitura completa não apenas da bomba injetora de combustível, mas de todo o motor e peças ligadas ao funcionamento do veículo.

O diagnóstico ocorre de forma mais rápida e assim é mais prático verificar que peças precisam ser trocadas ou lubrificadas.

Então, leve em conta essa dica como uma das mais importantes para seu veículo a diesel e faça manutenções preventivas com frequência. Não vale a pena deixar para levar o carro na oficina apenas quando surge um problema.

Aqui vale o verso: Prevenir é melhor do que remediar. E como estamos falando de veículos, prevenir pode ser muito mais em conta para o seu bolso do que lidar com os estragos já feitos!

Como você pode ver, veículos a diesel precisam de maior atenção a suas peças, principalmente a bomba injetora de combustível. Seguindo esses quatro cuidados essenciais você aumenta a vida útil não apenas das peças como do veículo como um todo.

O que você achou dessas dicas? Já vinha seguindo esses cuidados com a bomba injetora de combustível do seu carro? Não deixe de compartilhar nas redes sociais e contar para seus amigos!