Dicas mecânicas

VW Gol 1.0 8V 2004: Ruído Alto no Motor

Seguindo com as dicas mecânicas iremos mostrar um problema que pode ocorrer em seu veículo se a troca da correia dentada for realizada por quem não é habilitado para o serviço, ou seja, não saiba realmente não só colocar o carro no ponto como também o cuidado com a pressão ou tensão na hora de encaixar o componente no veículo.

DEFEITO: Este Gol 1.0 8V estava com um ruído muito alto no motor, sendo que ao aumentar a aceleração o barulho também aumentava.

Descobrindo a causa: Primeiro foram realizados os testes utilizando um estetoscópio automotivo, assim seria possível identificar de onde estava se originando o ruído, no entanto, nada foi encontrado e olha que foram analisadas a bomba de direção hidráulica e também o alternador. Depois disso, partiram para correia dentada, sendo retiradas as capas protetoras para analise das componentes que o compõem para saber se surgiram daí o ruído.



Nessa peça, ainda com auxílio do estetoscópio automotivo no tensor da correia dentada apareceu u m barulho diferente. Diante disso, foi retirado o tensor para uma análise mais detalhada, porém de exito, pois não surgia desse componente, então foi realizada uma verificação na própria correia e encontrados alguns “calos” na parte lisa da correia.

A parte lisa, ou seja, as costas da correia dentada é justamente a parte que vai apoiada no tensor. Os calos estavam causando uma vibração excessiva do tensor e consequentemente causando o ruído relatado acima.

SOLUÇÃO: Foi feito a troca da correia dentada e do tensor e o problema foi sanado.

Este tipo de defeito é decorrente de uma má montagem da correia, neste caso foi dado uma tensão  acima do normal, fazendo com que a mesma se deformasse com o tempo.

Fonte: Dicasmecanicas