Dicas mecânicas

VW Gol 1.0 16V: Ventoinha Aciona, Mas a Temperatura Continua Subindo

DEFEITO: Este VW Gol 1.0 16V foi trazido até nós após ter sido trocado varias peças do sistema de arrefecimento, na tentativa de solucionar um suposto problema de aquecimento. O proprietário deste carro nos relatou que mesmo depois do acionamento da ventoinha (eletro-ventilador) a temperatura continuava subindo.

DIAGNOSTICO: Iniciamos os testes verificando o sistema de arrefecimento, logo na primeira vez que a ventoinha funcionou observamos que o marcador de temperatura atingia quase a faixa vermelha (aproximadamente 130°C) e quando ela desarmava o ponteiro voltava para o meio (aproximadamente 90°C).
Decidimos monitorar a temperatura do motor utilizando um termômetro a laser e vimos que o motor estava funcionando na temperatura correta (entre 90 e 98°C), mesmo quando o marcador do painel acusava 130°C. Esta informação claramente acusava um problema na marcação da temperatura e não no sistema de arrefecimento.
Partimos então para os testes elétricos das peças ligadas ao monitoramento da temperatura do motor e ao medirmos o aterramento do sensor de temperatura da agua, notamos uma resistência elétrica muito acima do normal, em torno de 1,5 Omhs, sendo que este aterramento é ligado no motor (veja foto abaixo).

Ao verificarmos, com um multímetro automotivo, a resistência da malha que faz o aterramento do motor (esta malha esta localizada na parte debaixo do motor), vimos que a mesma estava provocando todos estes problemas.
SOLUÇÃO: Foi feito a substituição da malha de aterramento do motor e o problema foi resolvido.