Dicas mecânicas

VW Fox 1.0: Motor Gira Mas Não Pega

DEFEITO: Este VW Fox 1.0 2009 (IAW4GV) foi trazido a oficina para verificar um problema no sistema arrefecimento, que fazia o motor super aquecer e após a solução deste defeito o carro não entrou mais em funcionamento.
CAUSA: Como o defeito inicial do carro era de super aquecimento, começamos os testes pelo sistema de arrefecimento e logo percebemos que o problema de temperatura do motor era provocado por um defeito no eletroventilador (ventoinha).

Substituímos a ventoinha e para nossa surpresa, ao darmos partida o motor virava mas não entrava em funcionamento. Sendo assim partimos para a solução desta nova falha e ao testarmos o sistema de ignição vimos que não chegava positivo na bobina de ignição.

Conferimos o fusível (F26) e o Rele de Ignição (R05) que são responsáveis pela alimentação da bobina e nenhum problema foi encontrado. Ao verificarmos o chicote elétrico a procura de alguma interrupção na fiação, notamos que o fio Preto e vermelho, que leva positivo a bobina, estava ligado ao corta corrente da central de alarme instalada no Fox.

Ao fazermos um “jump” (ponte elétrica) no corta corrente, o carro voltou a funcionar normalmente.

SOLUÇÃO: Para que não fosse necessário efetuar a troca da central do alarme, nós fizemos a conexão dos dois fios que estavam ligados ao corta corrente.

Sempre que for realizar este tipo de procedimento avise seu cliente para que não tenha surpresas futuras.

Via:DM