Vantagens e desvantagens do GNV, Gás Natural Veicular

gnv-vantagens-desvantagens

A primeira coisa que vem à cabeça de uma pessoa que decide colocar GNV no carro é de que o custo do combustível será menor. Será que é só isso mesmo? Veja as vantagens e desvantagens de se ter GNV no carro:

Vantagens:

Aumento da vida útil do óleo: Já que não há contaminação do lubrificante, o prazo de troca pode aumentar 1000 ou 2000 quilômetros.

Limpeza da injeção: por ser um combustível mais limpo, o gás não deixa acumular resíduos nos bicos injetores.

Aumento da vida útil do escapamento: não há o acúmulo de água proveniente da gasolina e do álcool, por isso, o sistema dura até 20% a mais do tempo.

Economia: Além de econômico, a conversão possibilita uma redução de até 75% no valor do IPVA e proporciona uma média de economia de até 70% sobre o valor litro da gasolina.

Reserva: Hoje, existem no mundo 160 bilhões de toneladas de petróleo, o que garante uma reserva de mais ou menos 40 anos, enquanto o GNV está em condições de garantir uma reserva de 65 anos.

O combustível menos poluente: O GNV reduz sensivelmente o impacto ambiental, reduzindo emissões de poluentes na atmosfera.

Desvantagens

Envelhecimento da gasolina: com o gás, o motorista acaba não lembrando que tem combustível líquido no tanque. Só que ele não sabe que a gasolina envelhece, perdendo quase todas as suas propriedades após três ou quatro meses parada. Se for rodar pouco, prefira andar com o tanque na metade, ou até menos, em vez de enchê-lo toda vez que for ao posto. Assim você terá sempre gasolina fresca no tanque.

Travamento das Válvulas: como os cilindros trabalham com um combustível seco, a falta de lubrificação pode causar avaria. O ideal é usar gasolina ou o álcool por 3 a 5 km todos os dias.

O cabeçote do motor pode trincar: devido a maior pressão no sistema, aumenta a possibilidade de surgir pequenas fissuras. Matenha o motor sempre regulado e siga as recomendações das empresas de conversão.

Os cabos de vela se desgastam bem rapidamente: por serem mais exigidos, a vida útil pode cair de 30.000 km para 15.000 km. Por isso, é que existe no mercado até algumas velas específicas para uso em carros a gás.

Perda de potência do motor: afeta o desempenho da embreagem. Como é necessário acelerar mais para que o carro se mova, a embreagem fica comprometida. Além disso, o carro fica mais pesado com a instalação do kit, o que muitas vezes exige um reforço na suspensão no local onde é instalado o cilindro para que o carro não fique muito baixo.

Porta-malas: o espaço diminui

Também pode ocasionar furos na lataria.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *