Se não renovar a habilitação em até 30 dias, terei que refazer todo o processo?

carteira vencida

Não, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é cancelada. Essa ideia surgiu em emails e links compartilhados em redes sociais, onde informavam que se o condutor deixar a carteira vencida passar dos 30 dias de carência que é concedido pela legislação de trânsito o mesmo teria que refazer todo o processo de habilitação, sendo uma informação falsa. No entanto, é considerada multa gravíssima (R$ 191,54 saem do seu bolso e a habilitação é apreendida) se você for pego dirigindo por aí com a CNH expirada por maior tempo.

Para renová-la é muito simples. Basta acessar o site do Detran do seu estado (caso seja um condutor de outra área da federação, o procedimento é um pouco mais complicado) e seguir o passo a passo. De acordo com o Detran-MG, entre os documentos necessários estão identidade atualizada, CPF, comprovante de residência e a antiga CNH.

Vale lembrar que condutores habilitados antes de 1º de janeiro de 1994 – ou 21 de janeiro de 1998 em outros estados – devem fazer o curso de reciclagem ministrado pelo órgão. Além disso, é mandatório para todos, sem exceção, a realização dos exames médico e psicotécnico em clínicas habilitadas. Segundo o Denatran, quem quiser renovar sua habilitação das categorias C, D e E a partir de junho deverá fazer exame toxicológico para verificar se existem substâncias psicoativas no organismo. É mandatória a apresentação de receituário de medicamentos prescritos que contenham alguma substância proibida na composição e a permissão para renovação é passível de análise.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *