Dicas mecânicas

Saiba quais os cuidados com amortecedores recondicionados

Agora iremos falar sobre os amortecedores recondicionados, mas vale ressaltar que, não iremos falar que não deve comprar uma peça remanufaturada, afinal os proprietários de carros importados sabem o quanto é difícil encontrar peças e quando encontra o preço é muito caro. Somente tome cuidado com a loja que irá escolher para comprar essas peças, porque existem lojas e profissionais sérios e responsáveis que realizam excelentes recondicionamentos, com ferramental apropriado, conhecimento técnico sobre resistência dos materiais, tipos de solda e tratamentos superficiais.

Quem são os principais clientes deste tipo de peça?

Taxistas, motoristas de aplicativos, proprietários de veículos blindados, donos de veículos importados e jovens que de forma imprudente querem alterar o comportamento da suspensão e esquecem que qualquer alteração no projeto original pode danificar outras peças do conjunto a médio e longo prazo. Essas modificações ainda podem gerar algum tipo de imprevisibilidade e descontrole em situações extremas.

Vamos para as dicas?

Caso seja necessário o recondicionamento da haste, ele deve ser feito em retíficas. Nada de tornos. O objetivo é deixa-lá na dimensão correta, com muita precisão e ótimo acabamento superficial, incluindo uma camada de cromo para endurecer a superfície, melhorando sensivelmente sua vida útil.

O óleo que é utilizado internamente deve ser obrigatoriamente óleo hidráulico, pois não pode sofrer grande variação de viscosidade quando aquecido. Isso implicará em alteração do comportamento do amortecedor, e consequentemente da suspensão. Em hipótese alguma pode ser utilizado óleo de motor.

A solda de fechamento do tubo é um item de grande responsabilidade e não deve ser feita com óxido acetileno, e sim com uma solda elétrica (MIG) de alta resistência.

Anéis e vedadores utilizados no recondicionamento devem ser fabricados com materiais específicos, que oferecerão resistência à ação química do óleo, resistindo à intensidade das pressões e ao atrito dos milhões de sobe e desce.

De maneira geral os mecânicos sabem muito bem quais são as peças de qualidade, até porque eles não serão ressarcidos pela mão de obra extra ou por qualquer outro dano causado em outra peça da suspensão caso tenham que substituí-las pela garantia.

Alguns reparadores simplesmente substituem o óleo e pintam a carcaça externa. Será esse um serviço de qualidade? Não. Fuja deles!

Estes mesmos cuidados se aplicam a outras peças de grande responsabilidade, passíveis de recondicionamento como caixas de direção, pinças de freio, pivôs, terminais, enfim, todas as peças que de alguma maneira possam colocar você e seus ocupantes do veículo em risco.