Dicas

Saiba onde deve instalar os alto-falantes dentro do carro

Essa é uma dúvida muito comum para quem pensa em um projeto avançado de sonorização automotiva, pois não basta instalar os alto-falantes em qualquer local do veículo e esperar conseguir qualidade sonora. Quando se pretende desenvolver um projeto de qualidade é necessário pensar no desenvolvimentos dos mais diferentes modelos de alto-falantes, nisso inclui-se tweeters, woofers e subwoofers e também os possíveis ruídos comuns do interior do veículo, além disso, a distancia que cada um irá ficar dos passageiros do veículo para que todas as frequências chequem ao ouvinte no momento correto para causar um efeito de um palco.

Por exemplo: Um kit 2 vias foi projetado para audições à no mínimo 90 cm de distância, tendo como referência uma distância triangulada em 90 cm de distância mínima entre woofer, tweeter e ouvidos. A uma distância menor, a audição não será tão plena e a triangulação ideal é proporcional, 1m x 1m x 1m, ou, 1,3m x 1,3m x 1,3m, por exemplo. Isso raramente é possível, daí o porquê de muita gente usar DSP para alinhamento de tempo (delay) do falante que estiver mais próximo aos ouvidos em relação aos demais.

Por outro lado, num trio elétrico tocando mono, a distância mínima é de 8 metros, abaixo disso o áudio irá agredir seus ouvidos e você não terá a percepção plena de todas as frequências reproduzidas. Se for tocando estéreo, a distância entre o ouvinte e as caixas direita e esquerda deve ser a mesma que entre elas, exemplo: 18 metros entre as caixas e você a 18 metros de ambas as caixas.

Um monitor de estúdio foi projetado para ter dispersão off-axis (ângulo de abertura do som) com audição a 60 cm no mínimo e não indo a mais que 2 metros de forma geral num estúdio profissional de dimensões padrão. No entanto, saiba que podem ocorrer exceções, ou seja, alto-falantes que fogem dessas regras, mas como dito, são exceções pois a maioria trabalha da forma apresentada acima.

Portanto, usar coaxiais ou kits 2 vias em som para fora não terá a mesma contundência que usar falantes de PA, assim como falantes de PA/trio ouvidos a uma distância muito menor que 8 metros vão saturar muito seus ouvidos. Ao usar coaxiais/kits 2 vias em som para fora, a distância máxima (e não mínima) para audição plena é de até 4 metros de distância. Dá para ouvir bem numa distância maior? Dá, mas já com alguma deficiência ou defasagem. Tipos de áudio diferentes foram desenvolvidos para ambientes e distâncias diferentes, desde que todos estejam empregados e usados da forma correta, todos se equivalem de forma geral até certo ponto. O “plus” seria na audiofilia extrema com produtos high-end, que desconsiderando contaminação sonora externa, é projetada para o máximo de fidelidade sonora, como nos fones de ouvido nobres, sistemas Hi-Fi residenciais, monitores de estúdio e som automotivo interno HD. E por quê não se busca audiofilia em PA/trio elétrico? Porque este não é o objetivo, como dito aqui, a contaminação sonora de um show, festa, festival e afins, iria se sobrepor aos detalhamentos musicais que eventualmente fossem reproduzidos pelo set PA.

Via:SABrasil

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário