Dicas

Saiba como não cair no golpe das multas falsas

multas falsas

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) alertou sobre um golpe relacionado a multas de trânsito que está sendo aplicado por meio de falsos boletos bancários.

Basicamente, o crime consiste em fotografar veículos que estão trafegando em uma determinada via. Depois de possuir os dados do veículo o criminoso produzem um falso boleto de pagamento de multa e o enviam ao proprietário do automóvel.

Quando receber qualquer notificação de multa, faça a consulta ao site do Detran para verificar se há alguma infração referente ao veículo. Além disso, de forma nenhuma a notificação do Detran-SP é apresentada com foto do veículo.

Antes de pagar, verifique
O Detran recomenda aos motoristas que, antes de qualquer pagamento, consultem o portal detran.sp.gov.br para verificar, por meio do número da placa e Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), se há de fato algum registro de infração de trânsito.
Caso o boleto indique outro órgão autuador – como as prefeituras, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) – é importante fazer pesquisas também nos sites desses departamentos.
Os débitos de veículos emplacados no estado de São Paulo também podem ser pesquisados no site da Secretaria Estadual da Fazenda (www.fazenda.sp.gov.br).