SAIBA A POSTURA CORRETA PARA DIRIGIR

Best and worst positions for driving a car, illustration, vector

Posicionar-se corretamente é um dos pilares para uma direção segura no trânsito. Além de evitar desgaste físico, contribui para melhor visualização e interação com o veículo. Abaixo, confira as dicas para fazer do jeito certo.

1. O assento não deve ficar muito alto para evitar pressão na parte de trás dos joelhos. Deixe ao menos três dedos de distância da borda do banco para não comprimir nervos e veias e comprometer a circulação, o que causa dores e inchaços.

2. Os braços não devem ficar esticados e, sim, levemente dobrados – com os cotovelos em ângulo de 120º. As duas mãos devem estar ao volante na posição 9h15. Para checar, veja se elas ficam juntas na parte de cima do aro, sem descolar os ombros do banco.

3. Para ter a distância correta dos bancos pressione o acelerador e a embreagem até o fundo. Com esse movimento, o joelho deve ficar levemente flexionado. Em repouso, a planta do pé precisa estar em contato com o piso.

4. Apoie bem o corpo no encosto do banco, que precisa ficar próximo de um ângulo 90º.

5. Levante o encosto de cabeça até que a metade dele esteja bem na linha dos seus olhos.

6. Se houver ajustes no volante, o posicione de forma que todos os instrumentos possam ser vistos sem você precisar mover a cabeça. A direção também não deve tocar nas coxas – deixe a distância de um punho.

7. A faixa superior do cinto de segurança necessita ficar no meio do ombro, e não perto do pesoço. Já a faixa inferior deve passsar por cima do abdômen. Gestantes precisam usar o dispositivo abaixo da barriga.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *