Dicas

Retirar a plotagem ou envelopamento prejudica a pintura do carro?

Já recebi dezenas de e-mails com essa pergunta, tanto que existem alguns motoristas que afirmam não ter colocado adesivo ou plotado o carro antes de achar uma resposta concreta sobre o assunto. Diante dos inúmeros mitos sobre o assunto, tais como: “cozinha” a pintura, outros que mancham, pois o objetivo deste artigo é justamente acabar com essa dúvida.

Mas espera aí, o objetivo do adesivo não é proteger a pintura? Isso mesmo, com ele você evita arranhões e manchas na pintura que podem ser causadas por fezes de animais, exposição excessiva ao sol etc., entretanto, o foco desse artigo não é a plotagem ou envelopamento do carro, mas sim a remoção da película que foi colocada sobre a pintura.

A remoção desse adesivo é algo mais complexo, e os efeitos sobre a pintura dependerá de alguns fatores, dentre eles: Se a pintura é original, porque caso não seja e tenha sido mal feita, poderá correr o risco de retirar tanto o verniz quanto a própria tinta; o adesivo deve ser retirado com todo o cuidado possível, e após a remoção é recomendável retirar o restante da cola com querosene.

Portanto, quando resolver plotar ou envelopar o veículo pense bem, porque quando for retirar o adesivo poderá ter uma surpresa desagradável.

21 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

    • Normalmente, no maximo 4 anos se for um produto de Primeira linha.
      Apos esse período, o adesivo se quebra todo no Hora de retirar, o bom seria 3 anos.

  • Seguinte cara estou para plotar meu carro pintura de lata toda original.. so pintei os 2 parachoques e uma porta traseira na concessionaria bmw com todos os cuidados sera que corro risco de ao retirar sair o verniz???

    • Amigos meus plotaram o carro “com adesivo de boa marca” e sem problemas nenhum. O meu mesmo não tive problemas nenhum com o verniz, mas com a cola que fica….PQP…nunca + no mesmo lugar….

  • Oi, boa tarde. Plotei meu carro com adesivo preto fosco à 2 anos atrás. Estou vendendo o carro e esta impressionante o tanto de cola que tem ficado na lataria e o fato dela não sair nem com querosene. O “plastico sai” com o secador, mas a cola fica. Já tentei vários produtos sem muito ou nenhum sucesso. Qual a recomendação? Obrigado !

    • Amigo use gasolina ! molhe um pano com gasolina e passe sobre a cola ate ver que ela absorveu pegue uma espatula de plastico ou até mesmo um cartao e passe ela saira!!!passe de maneira que o cartao nao risque a pintura na primeira passada ira formar uma gosma repita o processo e estará pronto..

    • Essas cola que fica é por que, foi feito com adesivo comum( não indicado para envelopamento) os de envelopamento não ficam cola( isso quer dizer que vcs pagaram pelo preço de adesivo de envelopamento que é mais caro, e o serviço foi feito com o mais vagabundo.

      A Arlon é uma excelente marca de adesivo, pra mim.

      Não joga gasolina, quer mexer na pintura rsrs ( pode usar etanol quem não agride a pintura do carro).

  • meu filho envelopou o carro…um conselho sai fora nao envelope nao pq o envelope saiu mas a cola nao tem como ja usamos querosene,gelo,oleo diesel pode parar nao sai….o que adianta nao estraga a pintura mas quem tira os residuos da cola? nao consegue nen com combustivel de aviao

  • POR FAVOR NAO CAIA NA BESTEIRA….O CARRO DO MEU FILHO TB FOI ENVELOPADO MAS NAO SAI A COLA DE JEITO NENHUM….JA TENTAMOS DE TUDO SE ALGUEM SOUBER DE ALGUMA COISA QUE RETIRA A COLA ME AVISA

  • Apos deixar meu sentra envelopado por 1 ano mandei retirar!!!
    1º Veja se o lugar que envelopou tambem retira. pois vairos se recusam a retirar.
    2º Pergunte o preço para retirar, estou pagando 500,00 para isso.
    3º Querozene não tira pois ja gastamos 10 litros e nada!!!!
    estou com o carro todo cheio da cola!!!!

    • O correto é tirar uma parte, se ficar cola pega etanol, um borrifador e estopa. enxarca bem a estoma, e borrife a área de cola e deixa uns 15 segundos, e passe o pano em círculos que ele vai saindo!

      Repetindo para retirar a cola geralmente posto faz e cobra 100,00 bem pelo menos é cobrado em Balneário.

      Envelopo o carro e ficou cola = adesivo não indicado para envelopamento!

      adesivo de envelopamento geralmente é de 20 a 80R$ o metro do adesivo no fornecedor.
      adesivo que maioria usa é é para recorte, nao recomendado para envelopamento preço varia de 4 a 9 R$ .

  • Gostaria de uma ajuda, plotei meu carro e na hora de remover a plotagem a empresa na qual fiz o serviço não remove. sendo assim resolvi tentar remover porem nas partem em que não pega muito sol o adesivo sai fácil, mas as parte em que pega mais sol o adesivo esta ressecado e se parte. Existe algum produto que posso passar??? como fazer??

    Agradeço a atenção.

  • Marcelo Utilize Gasolina em uma pano bem encharcado e uma espatula de plastico ou cartao..se nao sair passe remocol! é um produto já para isso!
    Geralmente quem Envelopa remove sim o envelopamento s’oque tem seu custo ok.
    É caro para retirar pois vai produto..e soprador..e tempo
    Abraço

  • Vai aí uma dica!!Não plote e nem envelope o seu veículo,quando da retirada do plastico e da cola que fica na pintura o bicho pega e é osso duro de roer,é trabalho para quem está bem preparado fisicamente e principalmente dos braços.

  • Bem, eu tive uma experiência muito desagradável, pois retirei o envelopamento e ficou um horror de tanta cola! e quem disse que aquilo saia?! Então fui pesquisar para saber como tirar, e a melhor alternativa foi:

    Utilizar WD40 ou outro desingripante;

    Quando iniciar o serviço, coloque por partes o desingripante sobre a cola, não em todo o carro, somente aos poucos e aonde vai remover;

    Para a remoção, utilizar algum cartão de crédito que não utilizará mais ou uma espátula;

    Muita, mas muita paciência! Preparo físico também é bom, pois vai demorar no mínimo umas 3 a 5 horas para retirar tudo;

    Depois de retirar boa parte da cola (uns 95%), vai ficar muito oleoso o veículo, então é hora de lavar com detergente de louça neutro, e por parte.

    Como o meu carro era somente no teto, foi “mais fácil” pois fui colocando água já com detergente, e passando um pano junto, molhando abundantemente o veículo. Repeti isso umas 3 vezes.

    Foi muito sofrimento! se for envelopar, coloque EM ALGUÉM QUE FAÇA UM ÓTIMO SERVIÇO, E TENHA PRODUTO PRÓPRIO PARA ISSO, POIS SE FIZEREM EM QUALQUER LUGAR, VÃO COLOCAR UMA SACOLA CHEIA DE COLA!!! AI PARA RETIRAR DEPOIS É UM TRABALHO SEM FIM!

    Por último e para piorar, ao remover o envelopamento, saiu um pouco do verniz, ficando visível e feio.

    É aquela coisa que todo mundo sabe, mas esquecemos…

    O BARATO SAI CARO! E MUITO CARO AS VEZES!

Fan Page