Dicas

Quanto custa tirar a habilitação ou CNH?

A CNH – Carteira Nacional de Habilitação é um documento de trânsito onde você está autorizado pelo Detran a dirigir de forma legal. Você dá entrada em uma auto escola reconhecida e autorizada de sua cidade passando, assim, por todo o procedimento.

O preço para conseguir a CNH varia de estado para estado, além disso, também pode variar entre diferentes auto escola que podem conceder descontos. Por isso, recomendamos que faça o orçamento antes de contratar qualquer auto escola, pois a diferença pode ser grande entre elas.

De modo geral, o valor da carteira de habilitação gira em torno de uns 2 mil reais. Há locais em todo o território brasileiro que pode oferecer um preço menor, mas é bem raro.

Veja abaixo os itens que estão inclusos para a sua aquisição.

Processo para aquisição da CNH
Você deverá passar por todos os procedimentos cabíveis para que tenha em mãos a carteira de habilitação. Cada etapa do processo possui o seu preço. Abaixo listamos apenas os itens, pois os valores dependem de cada cidade e auto escola.

Exame de habilitação teórico
Exames médicos e psicológicos
Direção veicular
Cada exame será preciso receber aprovação para seguir ao próximo. Então, se você for reprovado em algum, poderá ter a chance de fazê-lo novamente. No entanto, em alguns casos, como o exame prático de direção, será preciso agendar e efetuar o pagamento.

Agora que você já sabe quanto custa tirar a habilitação, saiba informações de como funciona esse processo.

Como funciona o processo para tirar a CNH?

Primeiramente, você irá se inscrever pagando uma taxa no Detran. E, depois, segue realizando os testes psicológicos, participa das aulas teóricas e, ao final, realiza as aulas práticas para criar segurança ao dirigir.

Depois das provas teóricas é liberado para fazer as aulas práticas, depois disso será aplicada a prova prática. Se for aprovado, receberá a sua carteira de habilitação provisória.

Ao completar 1 ano de habilitação ou permissão e sem ter contraído nenhuma infração, você deverá solicitar a CNH Definitiva. No próximo post, você saberá como tirar a habilitação definitiva.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que leu, comente abaixo! E se preferir, compartilhe entre os seus amigos das redes sociais e ajude a divulgar.