Quando Trocar e Como limpar o Filtro de Ar do Automóvel

Hoje em dia os carros modernos contam com os filtros de ar que são feitos de papel. Normalmente, sua manutenção e substituição é muito fácil e rápida e consequentemente barata, tendo em vista o matéria usado para produzir o mesmo. Mas os motoristas costumam esquecer de sua existência.

O filtro de ar precisa ser limpo periodicamente, para permitir que o ar flua livremente. A limpeza é feita, geralmente, com ar comprimido, onde você retira o filtro e abre as cavidades do mesmo soprando. Quando o filtro fica saturado de pó, precisa ser trocado.

O intervalo para limpeza e troca do filtro depende do ambiente em que você usa seu carro. Estradas empoeiradas ou cidades onde o ar é muito poluído exigem manutenção mais freqüente. O aconselhável é seguir as recomendações do fabricante de seu carro, que estão no manual do proprietário.

Uma informação importante: E um coisa que eu acredito que muitos motoristas não sabem é que o filtro sujo provoca perda de potência e aumento no consumo de combustível. Isso ocorre porque o motor têm que fazer mais esforço para puxar o ar para seu interior. Portanto, além de aumentar a vida útil de seu carro, a correta manutenção do filtro ajuda você a economizar.

Aprenda a ampliar a vida útil do seu filtro de ar do automóvel:

Passos:
1) Os filtros originais são de papel como dito acima. Se o seu ainda é o original, tire-o e sacuda-o uma vez por mês.

2) Tenha cuidado ao encaixar a peça de volta, porque, se ela ficar na posição errada, o motor pode esquentar e perder potência.

3) A maioria dos filtros de reposição é feita de uma fibra de algodão impregnada de substâncias que retêm as impurezas do ar. Se o seu é assim, tire-o e sacuda-o duas vezes por mês.

4) Se o filtro de algodão estiver com muita terra, a ponto aparecerem poros na estrutura da peça, está na hora de trocá-lo.

5) Quando o veículo tem um filtro duplo (o externo de papel e o interno de lã), você deve limpar o de papel até três vezes por mês, com cuidado para não rachá-lo. Se o filtro de dentro estiver com poeira ou terra, troque os dois filtros o mais rápido possível.
via:Auto Estrada

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • ar condicionado automotivo quando limpar
  • posso tampar uma entrada de ar do corsa 2012
  • periodo troca filtro ar
  • limpar filtro de papel
  • limpar filtro de ar
  • filtro de ar como lavar ?
  • filtro de ar automotivo tempo de trocar
  • da pra recuperar filtro de ar do motor
  • Corolla filtro de ar motor intervalo troca
  • como trocar o filtro de ar do motor corolla 2011
  • como limpar filtro de ar condicionado do sentra 2010
  • como limpar filtro de ar
  • como lavar o filtro do ar condicionado do peugeot
  • Sopra filtro de poeira do onix



One thought on “Quando Trocar e Como limpar o Filtro de Ar do Automóvel

  1. Tathyana

    Olá Rogerio!

    já ministrei diversos cursos referente a manutenção de filtros e, jamais, deve-se limpá-los. A pressão exercida pelo ar comprimido aumenta o tamanho dos poros do papel, permitindo a passagem de mais e maiores partículas de sujeira. Batê-los também não é solução pois a estrutura é danificada (mesmo que muitas vezes não possamos identificar visualmente), permitindo passagem de ar sujo pelas laterais do filtro. Para veículos leves não recomendo período de troca maior que 10.000 km devido aos pontos que você mencionou. Os filtros de reposição bons são todos produzidos também em papel. Aplicações com filtro primário e secundário (papel e lã) somente encontramos em veículos pesados e se o interno (secundário, de lã) estiver sujo, devemos trocar os 2 imediatamente conforme dito.
    Espero ter colaborado!!
    Boas festas a todos.

    responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *