Quais são os principais cuidados que devem ser tomados com a suspensão do carro.

Apesar de noventa por cento dos motoristas não prestarem a devida atenção com a suspensão do carro, ela é uma peça fundamental tanto com relação à segurança quanto conforto.

Identificar se a suspensão está precisando de manutenção é muito simples, basta prestar atenção se ela está fazendo algum barulho estranho ou perceber se o conforto não esta mais do jeito que era antes. Pelo menos é isso que muitos motoristas pensam sobre o assunto. Entretanto, a suspensão vai muito, além disso, na realidade é um dos sistemas mais importantes do veiculo.

A suspensão do carro é composta de duas peças fundamentais: o amortecedor e a elasticidade. A principal função do amortecedor é fazer com que o carro não fique pulando de um lado para o outro. Já a elasticidade é diminuir a passagem das deformações do piso para o chassi. Mas a suspensão conta também com outras peças como as molas, os amortecedores, os braços de suspensão e podemos citar também os pneus que na realidade fazem uma enorme diferença.

Surge uma pergunta: O pneu tem alguma ligação com a suspensão do carro? É claro que sim. Pelo fato dos pneus estarem ligados diretos no asfalto é o primeiro órgão a atuar, são eles devido à sua elasticidade, absorvem as deformações menores do asfalto, evitando que estas se transmitam para o resto do sistema.

As funções das molas são responsáveis em ajudar os amortecedores nos impactos com o solo.

Diante do exposto, para que motorista possa economizar uma graninha boa, visto que todas essas peças que compõem a suspensão são relativamente caras, para que você consiga fazer com que a suspensão do carro dure mais tempo, você não deverá ficar pulando lombadas numa velocidade alta, e em estrada que não se tem asfalto não dirigir numa velocidade fora do normal. Existem curvas bem fechadas que as rodas perdem o atrito do asfalto, isso provoca um desgaste muito forte da suspensão.

Com isso, se você sempre dirigir com responsabilidade, cuidado e o principal cautela sua suspensão dura mais do que as outras.

via: JR

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • cuidados a serem tomados com a suspensao do carro
  • quais peças compõe a suspensão do Symbol



2 thoughts on “Quais são os principais cuidados que devem ser tomados com a suspensão do carro.

    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Que isso Marcos, era o minimo que podia fazer, gostei bastante do tema e por esse motivo resolver fazer essa resenha do assunto.

      responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *