Placas dos veículos do Mercosul vão mudar em 2016

placas mercosul

Os países integrantes do Mercosul – Brasil, Argentina, Paraguai e Venezuela – irão adotar um modelo de placa padrão a partir de 1º de janeiro de 2016, mas essa nova medida somente será adotada para veículos novos, ou seja, os carros vendidos antes desse período não vão ser obrigados a trocar as placas.

A nova patente irá manter os atuais sete caracteres das placas brasileiras, porém, em vez de três letras em sequência e quatro números, a sequência será de duas letras, três números e mais duas letras. Outra mudança será a exclusão da tarjeta com cidade e estado de origem do veículo. “A implantação da patente facilitará as informações entre os países e ajudará no combate de clonagem e roubo de carga e o controle de infrações, por exemplo”, diz o comunicado.

Segundo o comunicado do ministério das Relações Exteriores argentino, a placa única terá as mesmas medidas das já utilizadas no Brasil, 40 cm de comprimento por 13 cm de largura. Ela terá fundo branco, letras pretas e sobre uma faixa horizontal na parte superior haverá o emblema do Mercosul e a bandeira do país do veículo.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *