Dicas

O motor 16 válvulas presta? E vejam algumas dicas sobre o óleo do carro

Alguns motorista não se preocupam muito com o óleo do carro, porém esse é um dos pontos mais importantes do carro, tanto é assim que hoje em dia eu vejo muitos motorista falando horrores dos carros de 16v, porém eles são motores mais sofisticados e que necessitam de maior atenção, mas nem por isso podem ser criticados.

Eu particularmente, tive um gol bola 16v por três anos e depois dessa experiência posso afirma, a máquina anda muito mais que os 8v, mas, o óleo além de ser um pouco mais caro você deverá troca-lo o quanto antes possível, tanto é assim que o óleo é feito para ser trocado após 10.000 quilômetros e eu trocava com apenas 5, ou seja, consegui manter o carro por todo esse tempo sem nenhum problema com motor.

E para ajudar a vocês presentes e futuros proprietários de carros com esse tipo de motor, mas não somente os 16v mas também qualquer outro motor que seja, resolve trazer algumas dicas de como cuidar do óleo que é o sangue do seu automóvel.

A troca de óleo deve seguir rigorosamente o manual do fabricante do veículo?

Sim. Mas o motorista deve tomar cuidado com manuais mais antigos, que previam trocas a cada 20 mil quilômetros. Essa quilometragem foi especificada inicialmente por fabricantes na Europa, que, porém, tiveram o cuidado de especificar claramente o óleo a ser usado e o tempo máximo que esse lubrificante deveria ser trocado. No Brasil, não foram feitas essas restrições e tivemos muitos problemas (o principal deles, o fenômeno da borra). O motorista deve consultar o concessionário da marca ou pontos de trocas, que têm informações mais atualizadas.

Deve ser feita por tempo ou quilometragem?

Depende. Pode ser por um ou por outro. O óleo tem aditivos que permanecem inertes enquanto o lubrificante não é colocado no motor. Depois de colocado no propulsor, esses aditivos (que são reagentes químicos) entram em ação, atuando mesmo quando o motor não está funcionando. Mas o desempenho do óleo também depende do tipo de uso do veículo. Portanto, o motorista que roda pouco, e em condições severas deve trocar por tempo (no máximo, a cada seis meses). Já aquele que roda a maior parte do tempo em rodovias, a troca pode ser feita por quilometragem (no máximo, a cada 5 mil quilômetros).

O que são condições severas?

Muitos motoristas acreditam que a rotina de ir e voltar para o trabalho, que fica perto de casa, é um tipo de uso leve do veículo. Engano. Esse é o típico regime severo, no qual o veículo roda por vias urbanas, em trânsito congestionado, em velocidade média abaixo de 60km/h e em percursos com menos de 15 minutos. Regime leve seria rodar a maior parte do tempo no trânsito livre e fluente, com velocidade média acima dos 60km/h e em percursos com mais de 15 minutos.

É preciso substituir o filtro de óleo a cada troca do lubrificante?

Sim. Um filtro de óleo do motor Ford 1.0, por exemplo, processa mais de 20 litros de óleo por minuto. A cada 5 mil quilômetros, a uma velocidade média de 30 km/l, o filtro terá processado mais de 200 mil litros de óleo. O material filtrante, no interior do filtro, é papel, semelhante ao coador de café. Então, como se encontra esse filtro?

Existe motor que exige óleo sintético? Pode-se escolher entre o óleo mineral, geralmente mais barato, e o sintético? Os dois podem ser misturados?

Deve-se sempre consultar o manual do fabricante do veículo para saber a opção do mineral, desde que atendidas as especificações técnicas, previstas no mesmo livreto. Mas existem alguns veículos, como os BMW, que exigem somente óleo sintético. Mas o proprietário do veículo deve, pelo menos uma vez ao ano, consultar o concessionário da marca para saber se não houve mudança nas especificações do manual. Não misture os dois tipos, pois isso vai baixar a resistência térmica do volume resultante, o que pode danificar seriamente o motor.

E quanto às marcas? Podem ser misturadas?

Pode-se completar o nível com óleo de outra marca, desde que o lubrificante tenha a mesma especificação. Essa miscibilidade é prevista na legislação brasileira. Algumas empresas tentam vender a idéia de que isso não é possível para tentar manter o cliente fiel à marca.

Pela manhã, o motorista pode sair normalmente com o carro ou deve esperar o motor esquentar um pouco, por causa do óleo lubrificante?

Teoricamente, por motivos técnicos, o motor moderno não exige que o motorista espere o aquecimento do óleo e das peças, para sair com o veículo pela manhã. Mas o melhor é aguardar uns 30 segundos para sair e não elevar as rotações do motor até que o ponteiro de temperatura do líquido de arrefecimento do motor atinja o ponto ideal.

O que fazer quando a luz do óleo se acende no painel?

Pare o veículo imediatamente, desligue o motor e procure atendimento mecânico.

Qual consumo de óleo pode ser considerado normal, ou seja, que não seja um sinal de problemas?

Nos motores dos veículos da década de 1980, de até 1 litro a cada 1 mil quilômetros. Nos dos carros dos anos 2000, no máximo de 300 ml a cada 1 mil quilômetros.

Essas dicas foram transmitidas por Remo Lucioli, especialista em lubrificação automotiva, da empresa Inforlub, mas também pelo site Garagem Automotiva.

118 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

    • Você já mandou fazer limpeza nos bicos da bomba de combustível? E conferiu se não esta na hora de trocar as velas do carro. São algumas opções, porque elas podem estar ultrapassadas.

  • Estou para comprar um Siena 1.3 ELX 16V, mas estou um pouco com medo por causa da fama dos motores 16V.
    qual tipo de óleo devo utilizar, mineral ou sintético?

    • A diferença entre os óleos mineral, semi-sintético e sintético é apenas o prazo que irão durar, ou melhor o quanto você poderá usá-lo sem trocar.

      Porém, como eu falei acima você deve apenas preocupar com a quilometragem, porque o motor 16 não pode rodar com o óleo velho já que o mesmo fica muito grosso não é mesmo…

  • pessoas, na boa, 16v é bom? ate é, porem, brasileiro infelizmente nao tem cultura de cuidar de carro, sei do que to falando, trabalho com isso. e pra quem vai comprar, conselho de amigo, sai fora que é fria, ou como diria akele ator, é cilada bino…
    esse tipo de carro exige uma manutençao que ninguem da, entao se vc nao quer rasgar dinheiro, compra alguma coisa que “aguenta” maus tratos. o queridinho do brasil, motor ap, foi um exemplo, akilo vive com quase nada. hj tem motores que chegam perto dele, melhor que um que passa longe, hehe… t+

  • Resumindo, então não são os motores que não prestam e sim os motoristas não é verdade. Porque? se os motores exigem apenas uma boa manutenção os motoristas que devem se conscientizar ou, passar a andar de bicicleta que não exige manutenção rsrsrs.

  • Tenho um GOL 1.0 16V ano 2002… cara faz quase um ano que tenho ele.. coloquei óleo sintético e serio… esta ótimo.. não teve nenhum problema ate agora.
    E estranho o comentário o cara la em cima.. “16 válvulas é cilada”… grande parte dos carros hoje saem 16V.

    Vai entende neh!

  • Tem outra, como se pode ver na afirmaçao do texto: “depois dessa experiência posso afirma, a máquina anda muito mais que os 8v…”, donos desses carros geralmente acham que pelo carro conseguir “andar” mais, ele aguenta o mesmo batidao de carro grande.
    Ex.: Um cliente chegou na oficina pra manutençao rotineira, rolamentos de alternador começando a chiar, me relatou que gosta de mais do carro, que tava sempre dando manutençao, o carro do cara tava impecavel de limpo, dava pra ver que realmente era bem cuidado, porem, chegou um vizinho da oficina, e começaram a falar do mesmo, pq tbem possuia um.
    Logo chegaram nesse ponto, que o carro anda muito.
    Ate ai td bem, o problema foi qdo precisei desmontar o filtro de ar, tinha tanto oleo preto na admissao que o dono assustou, me perguntando o que era, simpesmente falei que era o carro que anda muito, que acompanha carro grande e tal. enfim, andar ate anda, mas sofrem muito mais com desgaste tbem. Quem ja viu por ex. um comando de valvulas do 16v aberto, sabe o quanto sao peças menores, valvulas menores, consequentemente mais frageis.
    Sao motores que vc nao pode sair abusando deles. Vao abrir o bico cedo… t+

    • Então Renato, posso ter sido mal interpretado, isso porque quando fiz a comparação entre os carros estava me referindo apenas ao gol, sendo ele de 16v e o de 8v. De forma alguma iria comparar o gol com outro modelo mais parrudo como faz o programa do topgear. Blz.

  • Ta certo, nao me especifiquei tbem, falo msm do gol, que na verdade a linha vw 16v sofre bem mais que qualquer outro 16v, praser sincero nao sei pq. os carros que vejo sempre aparecem todos vazando oleo, voltando oleo na admissao e tal, quando falei de andar igual carro grande, nao quis citar modelos ou marcas, so que muitos donos desses carros querem por eles pra andar muito, o que nao aguentam por muito tempo(longo prazo, com o tempo o motor vai mostrar que nao foi feito pra andar tanto), mesmo o motor at 8v(conhecido por muitos como mi), tbem nao´foi um sucesso, é um motor que “mela” muito de oleo. Mas como o assunto é muito divergente, vou encerrar aki. vlw…

    • Possível é. Porém, você terá que ter a sua disposição tanto um ótimo cavalete como as ferramentas. Em contra partida, caso você vá em algum posto de gasolina eles irão trocar para você sem cobrar nada, ou seja de qual das duas opções você ficaria.

  • como faço para sacar a carenagem do motor do gol 2002 1.0 16v. e qual o óleo que devo usar porque cada um fala uma coisa diferene.

    • Basta tomar cuidado com financiamento, porque pode aumentar muito o preço do carro, mas entre os dois, eu que tbm tenho um gol 1.0 16v ficaria com ele…. Se você for cuidadoso é claro…

    • Francisco, para falar a verdade com esse outro motor você terá que tomar mais cuidado, porque motor 8v roda praticamente até com oleo de fritura…rsrsrs brincadeira. Mas a mudação aí será drastica, visto que pegará um motor 1.6. Mas me diga qual será o modelo de carro.

  • Li, varios comentarios sobre carros de 16 valúlas, confesso fiquei + confuso, presta ou não presta, se for so para trocar oleo ,filtro essas coisas basicas fica facil.Bem estou querendo comprar uma Palio weekend 1998 style 16 valvúlas, qual conselhos vcs me poderiam passar, e o que deveria + prestar atenção na hora que devo olhar o motor

    • A diferença entre os motores é justamente essa, porque existem motorista que só lembram de trocar o óleo, filtro etc., quando a luz do painel mostra, ou quando chega a determinada quilometragem, porém o motor 16v não pode rodar mais que 5 mil quilômetros com o mesmo óleo, mesmo que o óleo esteja aparentemente novo o melhor é fazer a troca…

      E um detalhe, isso nunca pode ser esquecido, com isso surge os boatos que o motor não presta, justamente por esse péssimos motoristas que não dão a devida manutenção.

  • caro amigos olhand esta pessoas aii em cima m agradei mas pois estou comprand uma gol 2001 completo mas muitas gente falarao que sao problematico fiquei ate com medo de fazer negocio o tanto que ate agora nao o fiz gostaria de sabe ser este carro e bom e se cuida bem dele no futuro tem condiçoes de gera algum problema obg e boa noite

  • Tenho um gol 16 valvulas a mais de 3 anos e é um ótimo carro até agora nunca deu problema, apenas troque o óleo na km certa e troque a correa do comando,tem gente q deixa arrebenta a correa do comando e depois diz q é o motor 16 v q não presta…

  • tenho um corsa 1.6 16 v 98 e é muito bom,só que quando eu comprei ele, ele estava com três mil km a cima da kilometragen da troca de oléo.. resumindo: andou 8 mil km
    ai eu troquei o óleo e o mecanico coloco um óleo q eu não sei qual é… e agora ta fazendo um barulhinho dos tuxinhos que então quando eu peguei ele nos dois primeiros dias não fazia isso..e só cm a troca de óleo que apareceu isso.
    me de uma dica…

    • Jose, a melhor coisa a fazer é trocar o jogo de tuchos. Por outro lado, caso troque o óleo novamente e o barulho acabe ficará mais em conta, entretanto, se não fucionar terá que trocar o tuchos de qualquer forma.

  • valew pela dica, mais umas perguntas…
    estou presisando viajar nos primeiro dias, tem algum problema em trocar os tuchos na volta? vai danificar o motor ou fica só o barulho? e me recomendadão a colocar um aditivo smucke junto com o óleo..fiz certo?

    • Jose, recomendo trocar os tuchos o quanto antes, porque se estão fazendo barulho é porque algum está com problema e pode trazer algum problema para o motor. Portanto, não irei dizer que pode viajar, porque pode ocorrer de ficar com o carro na estrada.

  • eu coloquei aquele aditivo smucke, e realmente o barulho diminuiu bastante..oque vc tem a me dizer sobre isso,se o negocio é grave ou não, pois um mecanico fala uma coisa o otro fala otra fica dificel a gente saber oque é certo

    • José, sobre o aditivo encare ele simplesmente como uma maquiagem, porque o que realmente corre dentro dos tuchos é o oleo do motor.

  • *Olá estou com um problema como faço pra colocar a correia dentada em um siena 16 valvulas hihihi alguém poderia me dar um link ou coisa assim já tentei de tudo e estou com dificuldades o mecân ico não acerta e nada de que fiz concegui por no ponto ele por favor me ajudem

  • Tenho um gol 1.0 8v e ele fica jogando oleo por aquela manguerinha que e encaixada embaixo daquela caixa do filro de ar, levei no mecanico e ele me falou que tinha que retificar o motor ,em outra maneira de parar isso ou e so fazendo o fazendo o motor ?
    obrigado.

    • Procure outro mecanico, porque acredito que não seja necessário retificar o motor, apenas verificar se tem alguma junta ou peça que precisa ser trocada.

    • Depende, caso tenha tido algum veículo antes, como era seu cuidado com ele, ou seja, o controle com o óleo do veículo e os filtros, isso irá dizer se fez um bom negocio.

  • Estou prestes a comprar um gol 16 v, juro que da um pouco de medo, ams sei que o motor ta redondinho, foi feita retifica e troca dos tuchos.
    Mas a pergunta é se dar ptratamento direitinho, trocar o oleo e filtro como manada o figurino ~estou livre de aparecer futuramente problemas no motor,

  • Olá muito boa tarde, tenho um GOL PLUS 16V, ANO 2001, faço sempre a troca de ÓLEO com BARDAHL MAXOIL SAE 10W40 API SL (DOURADO), estou fazendo certo com este tipo de ÓLEO.E nunca fiz limpeza de carte BORRA sei lá que isso, me explique se for o caso muito OBRIGADO

  • Oi boa noite a todos, estou pra fazer um negocio mais todos ao meu lado dizem pra não fazer :s, so que quero muito fazer kk, to trocando um uno mille 90, em um siena 2002 1.0 16v fire, so que todos me dizem que o carro não é bom, o dono dele conhece usa vsmax 15w40 ele me disse td sobre a questão do oleo tbm assim como aqui, é um bom negocio não é?

    • Olha como afirmado acima, tomando os cuidados necessários o motor é um beleza. Mas por outro lado, quando resolver vender o veículo terá uma certa dificuldade porque esses famosos motoristas que na verdade não conhecem nada de carro condenam esse tipo de motor.

  • Tenho um gol ger 3 1.0, ele tem aquele acelerador eletronico mas nao gosto, acho esse acelerador lento,
    queria saber se tem como trocar para o de cabo,ou se tem alguma maneira de melhorar a aceleração, pois ele demora tanto para acelerar quanto para desacelerar, nas trocas de marcha mesmo e muito chato!
    obrigado.

  • Pessoal, ainda não tenho carro 16v, mas isso porque é o primeiro, o segundo será sem duvida alguma um 16v. Digo isso porque tenho uma moto com comando duplo (nunca tinha rodado com esse sistema antes) e o digo é que tem um rendimento espetacular frente a concorrente no quesito estrada, que é onde realemente um motor com tecnologia faz diferença. No uso urbano um comando simples pode ser mais “ligeiro” mas garanto que se souber pilotar leva na arrancada e de final em comparação as 8 ou 16v do mesmo “veiculo”. O tiro e a facilidade de atingir altas rotações é impressionante. 8v é para quem adora fazer baliza, 16v é para quem gosta de colar ponteiro.

  • Olá tenho um chevette ano 83,motor 1.6,tenho ele a 08 anos, porém estou pensando em pegar um carro mais novo e surgiu a oportunidade de pegar um corsa sedan motor 1.0 16V ano 2001. A minha dúvida é se esse corsa vale a pena e se ele necessita de muita manutenção?
    Pois gosto de ficar bastante tempo com um carro.

    • Então é isso mesmo, basta tomar os devidos cuidados com veículo que não terá problema, mas como teve o chevette por tanto tempo acredito que seja cuidadoso com veículo, porque do contrário ele nem estaria funcionando, certo!

  • tenho um mégane 1.6 16v 2004 com 240.000kms. sempre rodou com óleo 5w40 100% sintético.Nunca tive qualquer problema.Os 16v são pra quem roda bastante.Se rodar pouco aí sim começa a incomodar a lenta. O segredo é fazer a kms. subir depressa.

  • Também estou querendo comprar um Palio 1.6 MPI 16V ano 96/97 com 136.000Km rodados. Quais são os aspectos principais que devo oberservar antes de realizar a compra? O carro parece que está em bom estado, mas não sei como está debaixo do capô… Além disso, sempre tem muita gente que deanima a gente com comentários negativos sobre este tipo de motor e mais especificamente esse modelo da FIAT.

    • É bom olhar se o carro não está vazando óleo, confira tanto na parte de cima e em baixo do motor se está vazando, porque se estiver irá ter trabalho, além disso, retire a vareta de óleo e confira se não está com óleo muito grosso, porque se estiver é sinal que o carro estava fumando e colocaram esse óleo para disfarçar.

  • Oi, eu estou em vias de comprar um Fiat Tipo. J aprendi sobre o problema do recal… minha duvida agora esta na kilometragem do motor…Seria arriscado comprar um Tipo 97 com uma kilometragem de 238 mil?
    a condicao do carro e bem semelhante(parece um pouco melhor quando dirigindo)com um outro Tipo 93/94 com 182 mil km…qual na sua opiniao seria a melhor opcao?
    abraco,
    obrigado
    Beto

    • Você deve levar o carro para um mecânico verificar as condições de conservação do motor, ou seja, se o antigo proprietário fazia corretamente a manutenção dele, ou você mesmo pode verificar se o motor não está ratiando ou vazando óleo.

  • to comprando um gol ano99 16v gostaria de umas dicas para saber se o motor esta em boas condicoes; devo trocar correia olho assim que comprar.

    • Não apenas os carros 16v, mas todos devem ser trocados tanto a correia quanto o óleo para que você possa ter o controle. Com relação se o motor está em boas condições, confira se não está falhando na aceleração, fumando ou se tanto na tampa da valvula que é a parte de cima do motor quanto na parte de baixo se não está vazando óleo.

    • Um vazamento na parte superior pode ser as juntas da tampa de valvula, na parte inferior pode ser as juntas do carter, isso na melhor das situações.

  • OLA BOA TARDE,TENHO UM GOL 98 16 V 1.0 ,GOSTARIA DE SABER SE ESSE TIPO DE CARRO TEM FAMA DE TER UM MOTOR RUIM,ESE E SEGURO VIAJAR COM ELE!!!POIES MUITOS CRITICAM ESSE TIPO DE MOTOR !!MUITO OBRIGADO!!TENHA UMA BOA TARDE!

    • Eu pessoalmente já tive um carro com as mesmas especificações de motor do seu, não tive nenhum problema e costuma viajar tranquilamente com ele. Mas os cuidados com manutenção dele deve estar em dia.

  • Olá, estou comprando um gol GIII, 1.0 16V.
    e gostaria de saber os cuidados que devo ter com ele, para tornar a vida útil do motor mais longa, e mante-lo com a mecânica em ótimo estado, obrigado

  • Seu comentário está aguardando aprovação.
    bom dia, tenho um peugeot 1.0 16v com mais de 100 mil km, seria bom mudar do semi-sintético para o sintetico, ando bastante em estrada de chão, ou seja muita poeira, gostaria de saber a especificação pois não tenho manual. massaranduba. SC grande abraço

  • muito boa as recomendações, tenho um gol 1.0 l6v, esta com 132000 nunca tive problemas, troco oleo constantemente a cada 5000km e filtro

  • Estou interessado em um gol GIII, 1.0 16V. O fato do carro ser 16V,só depende do proprietário em relação em manter a manutenção em dia,principalmente a troca de oleo e filtro a cada 5000km rodados e oleo semi-sintético ou sintético e a correia dentada. Gostei de saber dos que tem ou ja teve um 16V e saber que essa história de 16V não presta é mito,se fosse assim,as montadoras não iriam fabricar mais,hj em dia os veículos mais novos estão vindo com 16V.

      • Olha amigo eu tenho gol g3 1.0 16v, e não mim pré-oculpo porque ele é econômico anda bem e a cada 4,500km eu troco o oléo mesmo usando oléo 20/50 nunca mim deu trabalho, faço todas as revisões nessecaria ele nunca mim deixou na mão.

  • tenho um veiculo ford fiesta 16 v,ano 97,o que vc poderia me dizer desse veiculo.os cuidados em relaçaõ a oleo,motro.etc.

  • Eu tenho um polo 1.0 16V com 107mil km a luz do oleo ta acendendo mas logo apaga e eu troquei a bomba de oleo faz apenas uns tres meses e rodei uns 3 mil km com ela, o que pode ser?

  • Eu não sei o porque que as pesoas tem preconceito com gol 1.0 16 v . eu tenho um e anda que nem 1.6 e até agora nunca me deu problema faz 5 anos que estou com ele. e estou querendo vender para comprar ou trocar numa pick-up .

  • BomDia! Estou prestes a comprar um Gol GIII 1.6 16V, é um carro bom? ou é um motor que apresenta muitos problemas com sua manutenção?

  • boa noite tenho um gol g3 16v 1.0 2000 há 5 anos…muito bom o carro so tenho problemas em relação a temperatura que so refrigera chegando aos 110 graus…e tenho uma duvida em relação a óleo do motor…eu colocava shell amarelinho depois coloquei o shell azul petróleo ai mudei para o castrol gtx magnatec 10w40 e hj coloquei o castrol 20w50 q acho q e mineral…sera q tem algum problema? aguardo respostas

    bjsssss

  • caros amigos eu tenho um gol 1.0 16v 2002 02 é um ótimo carro a onde vou trabalha com ele vou
    igreja semana mente já se faz dois anos e meio não tive né problema com ele, temos que te muito cuidado com o oleo com a troca regular e a sim vcs terão carro bom p roda p onde que var obrigado caros amigos e se é meu comentário .

  • tenho uma parati 98 16v quando ela esquenta fica acendendo a luz de oleo fucionando na baicha acelero e a luz apaga o que devo fazer . obrigado

    • Cesar, leve seu carro a um mecânico e verifique se não há bora. Tenha cuidado pois esse problema pode danificar o motor do seu carro 🙁

  • tenho um brava 16v ano 2000,3 vezes verefiquei 0 oleo e não encontro oleo,a vareta suja as bordas e a marcação da vareta fica limpa.O que pode estar acontecendo?Esse motor esconde o oleo.Retificando vejo o oleo do motor de manhã cedo e minha garagem é bem nivelada.

  • VCS ACHA CERTO COMPRAR CARRO 0 klm 16VLS E ABAIXAR OLEO.SE PERGUNTAR AO VENDEDOR ELE VAI FALAR QUE OS PRIMEIROS ABAIXAVA OLEO E OS DE HOJE NÃO.Comprei um grand siena começou aos 15mil abaixar 1 litro.depois dos 25 mil 1.5 e normal.Não é ,pois ainda não consegirão desenvolver 16 vls que não abaixe oleo.Tl 0800 fiat disse que esta no manual que pode ate 300ml por muil klm .Quer diser se não olhar vai fundir .E pura tapiaçaõ ao comsumidor.O carro vai a troca agora cada 10mil se for assim e 4.5lts se gastar isto vai sobrar 1.5lts.Gente e uma gosação a todos.E falcidade pura.

  • tenho um gol g3 turbo 16v. recentemente troquei o oleo dele, so que eu coloquei o oleo normal (o mineral)tem algum problema?

  • fiz o motor do meu siena 2001 2001 16 válvulas porém contudo mecânico fazendo barulho muito alto de voltas mecânico falou que já regulou porém tem que esperar os tuchos carregarem isso demora em torno de um mês procede issoretifiquei o motor faz uma semana rodeio 150 quilômetros porém barulho de válvulas é muito grande e quando ando por 30 minutos ele dá um enfraquecimento da saída do carro fica meio lento

  • tenho um gol glll nunca me deu mpoblema so tenho duvida em que oleo usar, carro ta com 152000 klm rodados, muito economico anda bem e é bem bonito!

  • Eu andei com um Gool ano 2000 16 valvula a numa velocidade de média de 120 por hs chegando ate a 130 km por horas após 45 km ele veio a fundir e o carro tava preparado pra viagem, oleo em dias agua.

    Duvida Era pra ter fundido esse motor nessas condições?