Dicas mecânicas

O carro ferveu? Aprenda o que fazer passo a passo

Esse é um problema mais comum do que se pensa, principalmente para quem compra o primeiro veículo, não é mesmo. Saiba que se a temperatura do motor do veículo passar da metade do termômetro por muito tempo pode levar a ferver, isso quando não chega no máximo e ascende a luz vermelha no painel, nisso até a junta do cabeçote na pior das situações pode ter queimado o que elevará em muito o conserto. Saiba o que fazer para minimizar os prejuízos.

SAIA DAÍ E LIGUE O AR QUENTE

Primeiramente, encoste o carro em um local seguro. Afinal, mesmo fervendo o carro pode andar alguns metros, em seguida, ligue o ar-quente do carro na potência máxima. Ele ajuda a dissipar o calor concentrado.

FUMAÇA E INDICADORES

Quando o carro ferve é comum sair muita fumaça branca de sob o capô do veículo, sendo essa fumaça o vapor da água. No entanto, caso a fumaça seja preta saia de perto do carro, pois algumas coisa está queimando, ou seja, pegou fogo em algum item do carro. Cheque se a luz de superaquecimento, ou se o medidor de temperatura passou da metade do termômetro, normalmente a temperatura ideal é de 90º Celsius.

MEIA HORA

É o tempo médio que você deve aguardar até tomar qualquer providência. Antes disso você não terá certeza do quanto de líquido de arrefecimento ainda há no radiador, em virtude de ele estar em ebulição. Mas tome cuidado ao abrir o capô, se possível use um pano para proteger suas mãos do calor.

LÍQUIDO REFRIGERANTE

Despois de resfriado o motor, você poderá ver se há algum líquido ainda no tanquinho translúcido do radiador, caso não haja, você deverá abastecê-lo com a quantidade para que o carro pare de aquecer. A partir daqui, procure um mecânico ou contate a assistência do seu plano de seguro.