IVECO Daily 35-13: Motor com super aquecimento

Local-do-sensor-de-tam.-da-agua-iveco

DEFEITO: Esta IVECO Daily 35-13 chegou com um defeito no sistema arrefecimento, causando um super aquecimento no motor e consequentemente perda de água do reservatório.

Como de costume, primeiro é iniciado o teste no sistema elétrico estando tudo funcionando, partimos para o diagnostico do defeito. Este modelo já é equipado com injeção eletrônica de diesel vem com um ventilador eletromagnético que é acionado pela central, usando como referência o sinal do sensor de temperatura que vai na carcaça da válvula termostática.

No entanto, mesmo com o super aquecimento o ventilador não acionava fazendo com que o carro fervesse. Para resolver este problema usamos um scanner próprio para veículos a Diesel no qual constava erro no sensor de temperatura.

Para resolver o problema foi feita a troca do sensor de temperatura da água e o carro voltou a funcionar normalmente.
Existe também uma forma de testar o sistema elétrico do ventilador dos carros que tem o acionamento do mesmo comandado pela U.C.E., e funcionaria no caso citado a cima. É bem simples e consiste em retirar o conector do sensor de temperatura da água, quando fazemos isso a central adota uma estratégia de segurança que provoca o acionamento instantâneo do ventilador, desta forma se este processo ocorrer com perfeição podemos descartar um defeito elétrico ou até mesmo um problema de central, não deixando duvidas sobre o defeito ser causado pelo sensor de temperatura. Este teste apesar de ser simples funciona muito bem.

Via: Dmecanicas




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *