Instalar Módulo (amplificador) automotivo no PC

instalar amplificador no pc

Já a um bom tempo eu usava módulos automotivos no computador, procurando uma coisa na internet vi que muita gente tinha duvida de como ligar os módulos no computador. Apesar de ser muito simples, não são todos que entende de eletrônica básica e/ou elétrica. Resolvi então montar um tutorial.

Parece difícil de entender, mas é realmente simples, o desenho não ficou bom, mas quebra o galho.
Aqui foram usadas 3 fontes AT de computador, mas pode-se usar qualquer outra fonte que forneça 12V em pelo menos 10A. No meu caso, tenho 3 módulos de som aqui em casa, 2 estão no desenho, o outro explicarei mais a frente o motivo. Foi usado também um Subwoofer Bobina Dupla 4+4 Ohms (Adequado para a maioria dos módulos mono, e quatro alto falantes (aqui em casa 4 caixas de som) com até 2Ohms cada.
Apesar do desenho mostrar os módulos ligados diretamente na placa de som, isso não é recomendado, primeiro por que um curto pode queimar a placa de som, e segundo, nem todos os módulos oscilando com a potência de saída de uma placa de som. Por isso usei um terceiro módulo, anexado junto a uma caixa de som de computador normal.
O Outro módulo, pode ser um estéreo ou um quadriestéreo, no meu caso um Corzus 4x75Wrms @ 2Ohms, que oscila com a saída da placa de som, mas não amplifica os 75Wrms mesmo. Para ele, foi usado uma outra caixa de som de computador ligada diretamente no módulo Corzus.

Ligando:

O Potenciometro R1, é opcional, caso você queira ajustar o volume do subwoofer, que normalmente não fica no mesmo volume do estéreo, caso você queria usar uma caixa de som de computador normal para o módulo mono, tirei o R1, e deixe ligado direto.
O esquema de ligação na placa de som, é só se sua placa suportar modo 5.1, caso ela não suporte, ligue tudo no conector verde, deixando todos os positivos juntos e todos os negativos juntos.
Usei 3 fontes, por causa da potência, cerca de 10A cada uma.
Dependendo da potência do módulo/subwoofer, use fios grossos, pois a corrente (por exemplo no meu) pode chegar até 18A, no módulo Estéreo/Quadriestéreo pode-se usar fios mais finos, pois a potência é menor. Os cabos da alimentação dos módulos precisa ser o dobro da grossura do da saída (no mono), e o 8x o da saída (no quadriestéreo) / 4x o da saída (no estéreo).

Testando:
Primeiro confirme se tudo está ligado direito, se você não inverteu nenhuma polaridade nem ligou invertido a saída da entrada do módulo. Ligue as fontes sem áudio, pois qualquer som pode meter me curto uma e as outras vão junta (Não queima, mas daí você não liga), ligue uma e veja se não aconteceu nada, depois ligue as outras e tente colocar uma musica.

Meu subwoofer: Falcon 1000D Bobina dupla 4+4Ohms 260Wrms 12′.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *