Instalações

Instalar alarmes universais no Volkswagen Up!

Primeira dica: Nunca, disse nunca! corte ou viole qualquer fio dá parte elétrica do carro, porque isso acarreta a perda imediada da garantia da parte elétrica do veículo. Pensando nisso, iremos ensinar como fazer a alimentação do alarme do tipo off-board, ou seja, ligado diretamente na bateria com uso de porta fusível para proteção da parte elétrica.

PRIMEIRO PASSO

Desmonte a parte lateral esquerda do painel. Cuidado com as presilhas frágeis, fundidas à peça plástica do acabamento, como mostra a FOTO 1 (acima).

Como pode ser visto tanto na foto quanto no veículo se tiver seguido o passo 1, iremos deparar com espaço onde iremos instalar a central do alarme. Notem que há um fio azul ligado diretamente na lataria do carro, onde é fixado a sustentação do painel do veículo, esse será o aterramento do alarme.

O positivo deve ser ligado junto à caixa de distribuição, localizada em cima da bateria do veículo, sempre acompanhado de um porta fusível de segurança para fazer um eventual desarme, se necessário. A passagem deste cabo deve ser feita pela tubulação de borracha por onde passa todo o feixe de cabos do veículo, localizada abaixo do conjunto de limpador frontal.

Lá você vai encontrar uma borracha fechada. Basta cortar sua extremidade com um alicate, cuidadosamente, e passar o fio como mostra a FOTO 2 (abaixo). Utilize o mesmo orifício para passagem do fio da sirene do alarme!

SEGUNDO PASSO

Agora iremos fazer uma tarefa um pouco mais complicada, onde deveremos localizar os seguintes fios: seta do carro para ligação ao alarme pois, em caso de disparo, o carro piscará como forma de alerta para chamar a atenção.

Seta esquerda: remova o puxador do capô do veículo cuidadosamente. Ele possui uma trava na parte traseira. Desconecte-a primeiro, antes de forçar o puxador. No chicote, iremos encontrar o fio preto com listra branca da seta esquerda, como mostra a FOTO 3 (abaixo).

Seta direita: remova o acabamento plástico da coluna inferior, junto ao carpete no lado passageiro. Lá encontraremos um chicote do veículo. O fio da seta direita é o preto e verde, como mostra a FOTO 4 (abaixo). Neste caso, teremos que trazer um cabo até o lado esquerdo do carro, onde efetuaremos a ligação.

TERCEIRO PASSO

Trava e destrava do veículo pelo alarme. É neste ponto que encontramos uma particularidade deste veículo: O mesmo fio que trava as portas também as destrava, só que com uma diferença de potencial no pulso.
Ou seja, travamos com o pulso normal do alarme mas, ao destravar, o controle da porta não reconhece o sinal. Para corrigir esta situação, utilizamos um resistor de 180R por 1 Watt de potência.

Para facilitar, vamos deixar aqui registrada a seqüência de cores do resistor:
Primeira listra > MARROM
Segunda listra > CINZA
Terceira listra > MARROM
Portanto, a sequência é: MARROM / CINZA / MARROM

O fio de trava e destrava do veículo está localizado na tomada de entrada, na parte externa da coluna, como mostra a FOTO 5 (abaixo). Retire cuidadosamente a capa de borracha da tomada. Veja a FOTO 6 (abaixo).

Localize, no conector laranja, o fio cinza com listra preta. Para saber se o fio está correto, basta aplicar um pulso negativo de teste que as setas irão piscar e a porta, travar.

Feito isso, o fio de trava e destrava está localizado. Passe um fio, com segurança, pela tomada, como demonstra a foto – neste caso ilustrada com um fio azul, de minha escolha – ligando-o ao fio de trava e destrava do veículo.
Feito todo procedimento de lincagem e passagem do fio azul, passamos à ligação dele aos fios de trava e destrava do alarme. O fio de trava, devemos ligar diretamente ao fio azul que passamos.

Já o de destrava, devemos ligar numa das extremidades do resistor. A outra extremidade do resistor, devemos ligar junto ao fio azul e ao fio de sinal de trava do alarme.

Com isso, provocamos um pulso sem resistência ao acionar o alarme e travar o veículo e aplicamos um pulso resistivo, decorrente do resistor, ao desarmar o alarme e destravar o veículo.

QUARTO PASSO
Pós-chave do alarme, devemos utilizar o sinal do carregador de celular do veículo, localizado no console central, próximo à alavanca de passagem de marchas. Este sinal é seguro e protegido por fusível na caixa central do carro.

QUINTO PASSO
Sensores de ultrassom: instale-os sempre na distância especificada pelo fabricante. Instale o primeiro orientando-se por uma marca localizada no lado direito do vidro frontal, parte superior, especificada com a sigla AS-1. Instale o segundo no lado esquerdo, na mesma distância e altura.
Não tem erro: vai alcançar até a tampa traseira, em caso de violação do veículo com o alarme ligado. Feito isso, ajuste a sensibilidade das cápsulas.

SEXTO E ÚLTIMO PASSO
Periféricos do alarme: instale a sirene,posicione a chave geral em lugar seguro e fixe a central num lugar do painel, seco,
arejado e com pouca vibração.
Observação: não especificamos o fio de pino de porta pois, neste caso, a ligação é feita via fechadura, podendo ocasionar conflitos entre o carro e a central e, mais, levando o alarme a ocasionar disparos involuntários por micro retornos em descanso prolongado do sistema.

Texto: Serginho e Bila

Via: Equipe AutoMOTIVO