Instalação de Relê passo a passo para o Farol

esquema_rele duplo

Aprenda a trocar a fiação e instalar um relê de farol para poder fazer uso das lâmpadas de 100W sem perigo de queima ou curto no chicote do seu carro.

Porque instalar o Relê?
As lâmpadas de 100 w, puxam aproximadamente 20A à sua plena potência, fazendo com que a chave comutadora esquente a ponto de derreter o plástico e fundir, pegar fogo ou provocar um curto-circuito.
Com a instalação do relê, você faz com que o farol puxe sua corrente diretamente da bateria, não passando pela chave comutadora, evitando assim esses riscos.

Vamos ao que interessa.
Lista de material:
– 1,5m a 2m de fio 6mm
– 2m de fio 3mm de uma cor
– 2m de fio 3mm de outra cor (para identificar farol alto e baixo)
– 1m de fio 3mm de uma terceira cor (para identificar terra)
– 1 relê de farol duplo de 150w no mínimo
– terminais para todos os fios
– parafuso para prender o relê na chapa do carro

Ferramentas:
– furadeira com broca de aço rápido
– ferro de solda + solda para soldar os terminais
– fita isolante ou fita termo-condutora (apenas para dar acabamento, nesse tipo de instalação não podemos ter nenhuma emenda de fios para não haver perda de potência)

PASSO 1
escolher o local para colocação do relê, veja a melhor posição possível. Para evitar curto, convém que o terminal que receberá os 12v diretamente da bateria fique virado para baixo para evitar que uma chave de fenda caia em cima dele fechando um curto por exemplo

PASSO 2
– trocar a fiação do terminal do farol (não adianta emedar o fio grosso no fio fino, tem que trocar tudo mesmo), usar o fio 3mm para ir do relê até os faróis.
– identifique bem qual é o terminal dos faróis alto e baixo para ligar a mesma cor nos dois faróis para não confundir depois.
– esses fios devem ter comprimento para vir do farol até o relê
– soldar terminais nas pontas dos fios que vão estar em contato com o relê e soldar os fios diretamente nos terminais da lâmpada (removendo os antigos).

Deverão vir 2 fios de cada farol, um para farol alto e outro para baixo, não há necessidade de mexer na fiação da lanterna, pode deixar a original como estiver mesmo e o terra não precisa vir até o relê, pode ser aterrado em qualquer parafuso que esteja por perto do farol mesmo (até no próprio parafuso que prende o farol) o importante é que todos os fios tenham terminal para maximizar os contatos elétricos.

PASSO 3
– soldar 2 terminais nas duas pontas do fio de 6 mm, uma ponta alimenta o relê pelo terminal de 12v, a outra vai direto ao positivo da bateria (não há necessidade de instalação de fusível pois o próprio relê tem seu sistema de proteção, só tome cuidado para não descascar o fio no decorrer do percurso pois o relê só protegerá dele para a frente).

PASSO 4
fazer as ligações no relê
– primeiro ligue os dois fios dos dois farois altos num terminal “F” do relê
– faça o mesmo, unindo os dois faróis baixos no outro terminal “F” do relê
– pegue os fios que originalmente iriam para os faróis e ligue no terminal “C” do relê (obs.: nesse caso deve-se ligar apenas o fio do farol que estiver mais próximo, será apenas um fio, pois nesse percurso elétrico não haverá grandes correntes passando por ali, será só para comandar o relê). Identifique o fio do farol alto e ligue no terminal “C” referente ao terminal “F” em que foram colocados os fios dos faróis altos e faça a mesma coisa com os faróis baixos.
– Por último ligue o 12V da bateria.

Agora é só testar.

A vantagem de se instalar o relê é que além das famosas lâmpadas de 100W, pode-se usar também as tradicionais lâmpadas de 55w.
Outra vantagem é que como vamos colocar fiação nova, é como se estivéssemos fazendo uma revisão dessa parte elétrica tão importante.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *