Dicas mecânicas

FIAT FIRE Economy: Luz de Injeção Piscando

DEFEITO: Este defeito ocorreu em um Palio Economy, porém há relatos do mesmo defeitos em outros veículos da mesma montadora.

Para verificar o defeito, primeiramente iniciou-se a analise do sistema de injeção eletrônica do veículo e sendo constatado que realmente a luz do painel ficou piscando, como relatado pelo cliente. A luz da injeção eletrônica se localiza no painel de instrumentos e possui o formato de um motor, triângulo ou raio. Além de ser sempre de cor vermelha ou laranja.

Sempre que rodamos a chave na ignição (sem ligar ou ligando o motor), a Central de Injeção Eletrônica verifica se o sistema está em perfeita condições. A bomba de combustível entra em funcionamento e com isso, a Central consegue checar se está havendo continuidade elétrica e se todos os sensores e atuadores estão ok.

DIAGNOSTICO: Este problema começou após fazer uma revisão neste carro e apagar a memoria de erros da central de injeção eletrônica.

Fizemos um outro rastreamento e foi gravado uma mensagem de erro indicando que era necessário realizar o reconhecimento do sensor de rotação.

SOLUÇÃO: Foi feito o procedimento de programação do sensor de rotação que é bem simples:

1. Dê partida no motor e deixe funcionando em marcha lenta;

2. Deixe o motor atingir a temperatura de trabalho que consiste entre 85° e 95°;

3. Acelere o motor até atingir 5000 RPM e deixe a rotação retornar a marcha lenta;

4. Repita o procedimento anterior por três vezes seguidas sem intervalos.

5. Verifique se a luz de anomalias apagou e desligue a chave por um minuto.

6. Funcione o motor e verifique se o problema foi resolvido.

Na maioria dos casos este simples procedimento ira resolver o problema, se isto não acontecer será necessário realizar o procedimento utilizando um scanner automotivo.