Falta da válvula termostática aumenta consumo de óleo e combustível

Nesse vídeo você verá que a falta da válvulas termostática no seu carro não aumenta o consumo de óleo, porém aumenta o consumo de combustível consideravelmente, porque o motor é obrigado a trabalhar em uma temperatura que não projetado.

Qual a função da válvula termostática?

A principio a função da válvula termostática é basicamente controlar a temperatura do motor. Isso através de um bulbo com cera que se expande ou contrai em função da temperatura do fluído que a envolve. Esse bulbo com cera controla mecanicamente a válvula que abre e fecha a passagem do fluído de arrefecimento do motor até a entrada da bomba de água ou do radiador.

Quando o fluído de arrefecimento atinge a temperatura de trabalho, as válvulas se abrem e parte do fluxo migra para o radiador. A válvula termostática exerce duas tarefas muito importantes:

Quando fechada acelera o processo de aquecimento do motor até a temperatura ideal de funcionamento, impedindo a circulação de água pelo radiador. Neste caso, a água circula entre a bomba, bloco e cabeçote.

Portanto, mesmo que alguns mecânicos que se julgam profissionais questionarem afirmando que essa peça é descartável, porque apenas regiões mais frias precisam dessa peça isso é mentira. Confira o vídeo:




12 thoughts on “Falta da válvula termostática aumenta consumo de óleo e combustível

  1. wilson

    cara só tenho a agradecer a vcs que postam estes tipos de informações porque de tanto quebrar a cara com falsos mecanicos mercenarios,que eu mesmo faço a manutenção no meu carro.E vem dando certo,esta foi mais uma exelente informação,isso sim é profissionalismo,brigadão!!!!

    responder
  2. Mario

    boa tarde

    estou com problema berlingo 2001 1.8 8v já troquei radiador eletroventilador tampa do radiador sem a valvula termostatica funciona quando coloco a valvula
    corro a tamperatura vai no maxio

    Mario

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Já verificou se não tem nenhuma mangueira furada, se a válvula está funcionando corretamente, o melhor seria testar com outra válvula para ver se o problema continua.

      responder
  3. André Vinicius Silva dos Santos

    Estou com uma dúvida, trocamos a junta do cabeçote juntamente com o reservatório e a ventuinha do Pegeout 207, ficou por volta de R$ 1.600,00 – ficou muito caro. Agora depois de 1 mes, baixou a água, levamos e o mecanico informa que tem que trocar agora a Carcaça da Valvula Termostática. Procede isso? São realmente peças diferentes, pois o conserto inicial tem garantia de 3 meses. Me ajudem a tirar esse dúvida.

    responder
  4. Solon

    Boa Tarde:
    Tenho um zafira 2.0 16v e, quando o carro está sem válvula termostática acontece super-aquecimento(parece que a água não circula bem) mas, quando coloco a válvula fica normal. Mas, os mecânicos dizem que a válvula é perigosa pq trabalha perto do limite máximo de temperatura. Será que existe outros problemas no meu zafira 2001? Já limpei todas as mangueiras, troquei a bomba d’água, palitei o radiador.

    responder
  5. Solon

    Boa Tarde: A válvula termostática ajuda na circulação de água no bloco do motor?
    Tenho um zafira 2.0 16v e, quando o carro está sem válvula termostática acontece super-aquecimento(parece que a água não circula bem) mas, quando coloco a válvula fica normal. Mas, os mecânicos dizem que a válvula é perigosa pq trabalha perto do limite máximo de temperatura. Será que existe outros problemas no meu zafira 2001? Já limpei todas as mangueiras, troquei a bomba d’água, palitei o radiador.

    responder
  6. georgenis marchini

    boa tarde galera tenho um berlingo 2001 1.8 8v,bom fiz o motor dele faz uns dois meses,gastei 6 mil e quando fui buscar na oficina o mecanico me disse que tinha que trocar o radiador por que estava entrando ar no sistema,eu perguntei pra ele se esse motor tinha valvula termostatica e ele disse esse motor nao tinha,bom troquei o radiador testei com ele parado a temperatura ficou normal a ventoinha ligou e desligou normal quando sai daqui de LOUVEIRA pra ir ate VALINHOS,na volta passando por VINHEDO a temperatura subiu,parei e o motor nao pegou mais tive que vir de guincho ate minha casa,caros amigos me ajudem sera que queimou a junta do cabeçote ou tem mais algum problema por ai?Eu esqueci de dizer que quando cheguei em casa eu fui olhar a vareta do oleo tinha agua na vareta,pode ter a possibilidade de ter trincado o cabeçote?Um abraço e espero uma resposta de vcs.Obrigado

    responder
    1. josefino

      A válvula termostatica do fusca fica na nossa gaveta. Quando vc compra o carro, eles te dao a valvula termostatica pra vc guardar na gaveta de qualquer armario…é como um TALISMÃ.

      responder
  7. Jean Carlos

    Boa noite caros colega. Gostaria de uma ajuda de vçs. Tenho uma marea 2.0 20 valvulas e estou sofrendo com o super aquecimento. Já troquei a bomba da água, reservatório e tampa, fiz a base de troca do radiador, troquei o cebolão e fiz o cabeçote e coloquei a junta Taranto.O problema do aquecimento ainda continua OBS: ela esta sem a valvúla termostato,será que por a falta da válvula que o carro continua esquentando? ou qoeu pode ser se já fiz tudo, alguem pode me ajudar por favor? qual quer coisa respondem no meu email. Obrigado

    responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Sigam no Instagram @tunadosnet