É necessário esquentar o motor do carro cedo? Ou somente quando o dia estiver frio?

Costume de muitos motoristas, principalmente dos mais velhos, é ligar o carro cedo em dias de muito frio, principalmente no inverno, deixando o carro ligado por alguns minutos com a intenção de aquecer o motor. Porém, essa conduta não é necessária, porque o motor pode muito bem ser esquentado quando colocado em movimento, ou seja, ele pode ser aquecido rodando.

Hoje em dia nos veículos mais novos, com injeção eletrônica, o sistema programa a lubrificação e a mistura de ar / combustível de acordo com as condições do motor. Além disso, a maior eficiência da bomba de óleo e de gasolina dos motores atuais proporciona o desempenho adequado, mesmo com o motor frio.

Por outro lado, os veículos sem injeção eletrônica, se houver a necessidade de aquecer o motor para evitar que ele falhe, aqueça-o em aceleração constante, mas também poderá puxar levemente o afogador, o que acabará mantendo-o “acelerado”. Vale ressaltar que, conforme o carro for esquentando, vá desativando gradualmente o afogador.

Um dica importante: Em dias muito frios, rode mais devagar, sem forçar o motor, até que a temperatura no painel de instrumentos esteja normal.

Portanto, aquecer o veículo parado serve apenas para desperdiçar combustível, e, em garagens fechadas, ainda pode causar intoxicação com a poluição gerada, entretanto, quando não houver outra saída no caso dos carros sem injeção eletrônica não deixe o carro ligado por muito tempo.

via: MV

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • ao sair de carro cedo importante deixar funcionando por alguns minutos
  • carro a gasolina precisa esquentar
  • Esquentar motor carro
  • injeção celta carro liga e fica 5 segundos ligado
  • para que serve o afogador do carro
  • quanto tempo leva um motor bom a ligar
  • tem problema se o carro ficar esquentando por 30 minutos
  • tenho que deixar o carro esquentar antes de andar
  • [e bom esquentar o carro antes de sair

Share this post

  • Subscribe to our RSS feed
  • Share this post on Delicious
  • StumbleUpon this post
  • Share this post on Digg
  • Tweet about this post
  • Share this post on Mixx
  • Share this post on Technorati
  • Share this post on Facebook
  • Share this post on NewsVine
  • Share this post on Reddit
  • Share this post on Google
  • Share this post on LinkedIn
8 Responses to "É necessário esquentar o motor do carro cedo? Ou somente quando o dia estiver frio?"
  1. Responder rodrigo 18 de maio de 2011 00:29 am

    haha, eu sou um daqueles que sempre da uma aquecida no motor antes!

  2. Responder Dienes 18 de maio de 2011 03:21 am

    Muito boa a informação, nem sabia disso. A imagem é impressionante, picolé de carro auahauaha.

  3. Responder Rodrigo 18 de maio de 2011 09:56 am

    Mas engraçado que agora no inverno de Curitiba, meu Focus 2010 abastecido com etanol, sai da garagem falhando um pouco. Quando está com gasolina, sai normal…estranho, não condiz com a reportagem.

  4. Responder EDUARDO 18 de maio de 2011 11:55 am

    o fato é que se tentar sair com o carro frio ele provavelmente vai morrer, por isso se esquenta antes.

  5. Responder Ronaldo 18 de maio de 2011 19:18 pm

    FATOR IMPORTANTE AO ESQUENTAR O CARRO: independentemente de dias frios ou não, é bom dar uma esquentada no motor antes de sair para melhor lubrificação, pois durante a noite, o carro fica parado e com isso o óleo que lubrifica o motor desce para o carter. QUanto vc liga o carro de manhã, ele demora um pouco pra lubrificar o motor inteiro de maneira ideal.
    A questão de combustão, não só os veículos a etanol quanto os a gasolina devem ter seus motores aquecidos antes porque a injeção ainda não ajustou o ponto. Ou seja, vc vai ficar acelerando pra ele nao apagar (e com isso ele vai gastando mais pq não queima direito) e ainda com o motor mal lubrificado

    • Responder Raul 4 de dezembro de 2012 14:10 pm

      Isso é coisa do passado, a lubrificação completa de um veículo atual não chega a 5 segundos….

      É preferível esquentar o carro na primeira partida, principalmente, em dias frios andando tranquilo e acelerando progressivamente (suavemente, sem trancos ou forçando o motor) para que ele lubrifique, economize (quando o motor está frio, a injeção eletrônica injeta mais combustível e aumenta a queima) e adiante seu trajeto.

  6. Responder Oto Ramirez 18 de maio de 2011 21:02 pm

    Desculpe a franquesa, mas quem escreveu parece que nunca teve um carro carburado a alcool. Dizer que é desperdício de combustível é ridiculo. Mas faço uma aposta com o autor do texto. Peguemos nos dois um monza a alcool bem antigo. Eu esquento o motor do carro e ele, não. Agora imagine que moramos no rio grande do sul próximo a serra gaucha. Qual carro vocês acham que não vai falhar, tossir ou morrer quando enfrentar a subida?

  7. Responder [email protected] 27 de janeiro de 2012 20:30 pm

    Olá! Eu tenho um monza SL/E, e sei bem do ue falo nas madrugadas frias de SP poucas vezes deixo meu carro esquentar injeto a gasosa puxo as vezes o afogador quando ligo ja acelero junto e na mesma hora que pega volto o afogador pro estado normal,fico por volta de uns 15 à 30 segundo sem demora e japonhi o bichão pra andar é claro em primeira marcha se eu for esperar ele esquentar gastarei tempo pro trabalho e combustivel então eu saio sim e subo a rua de casa em primeirinha depois deste rito diario que leva em torno desde undo ligo e termino de subir a ladeira que le va por volta de 40 à 60 minutos jogo a segunda e pronto vai embora já mandei regula-lo pra não gastar muito e o cara que fez acertou eu acho que estava fazendo em torno de 7,5 à quase 9 serio, só que é assim sempre tenho que regula-lo por que sempre ele volta a beber fazendo 5 ou no maximo 6,5 por litro,depois de ver algumas reportagem do meu monza nas sua decadas eu acho que não vou vende-lo pois já tive 2 e não por opção e sim por que comprei mais barato a vantagem é que ele anda muito aguenta levar peso 4 ou cinco pessoas fazer compras e etc… só sei que se eu qizer andar nas rodovias sai da frente civc vectra golf só perco pro 4×4 e nem vem com os mil ou 1.4, 1.6 tem que vir chegando não sou corredor mas tem uns cara que olha pro me monzinha e disacredita achando que só por que é velho (84)não anda um dia numa subida ingrime deixei para traz uma saveiro e um coitado G3 não sou de fazer isso mas eu mostro pra esse BOIzinhos que as aparencias enganam,o meu carro bebe mas quando regulo fica bom mesmo em questão custo beneficio,aprendi que quando ele demora pra pegar é as vezes uma regulagem numa peça ue é distribuidor eu os vi mexendo me parece que eles adianta pra pegar mais rapido ou volta por estar bastante acelerado(colocar no ponto eu acho)tem os cabos das velas o proprio distribuidor e também a BOBINA é serio não é somente problema do carburador se o monza não pega tem tudo isso faça uma revisão em tudo isso que eu disse e mesmo no frio o seu carro pegará se gasta muito ai sim falamos de carburador em questão de pegar no frio não é problema só do carburador se vc tem um monza ou um carro + – assim faça o teste antes de gastar um dinheirão pra limpar o carburador.FALOU .UFA!

Leave your response

Powered by Wordpress Themes