Dúvida sobre chaves codificadas de carros? Devo trocar o imobilizador, ou mandar codificar?

Chave codificada do Lexus

Se um carro tiver chave codificada e mandar fazer uma cópia simples, eu posso funcionar o carro normalmente com a cópia da chave?
Ouvi dizer que se funcionar o carro com a cópia da chave codificada, o carro só vai funcionar aquela vez….depois disso não funciona mais pois terei que codificar o motor….isso é verdade? E quanto custa para codificar o motor novamente?

Na verdade não se muda código do imobilizador nem da chave. O que se faz é programar o imobilizador pra reconhecer um conjunto de chaves. Depois de programado, o imobilizador só vai reconhecer o transponder daquelas chaves que foram configuradas, a menos que você programe novamente com um novo conjunto de chaves ( a programação antiga é substituída pela nova ).

Se você fez uma cópia simples, provavelmente sua chave cópia veio SEM transponder, ou seja, não será possível codificá-la. Se for este o caso, você pode arrancar o transponder da chave original avariada ( se ainda tiver ) e colocar dentro da cópia. ( não recomendo muito essa “gambiarra”, mas já precisei usar este artifício… Até que não ficou feio, mas não é bem aceito na hora da venda. )

Se sua cópia tem o transponder, você precisa descobrir o procedimento para programar o imobilizador. Se você leu todo o manual do carro e não o encontrou, vai precisar levar em um chaveiro especializado em chave codificada ou, se estiver com o bolso folgado, na concessionária.

Quanto ao carro funcionar com chave não codificada ou chave com transponder não configurado no imobilizador, o correto é não funcionar NUNCA, a menos que você siga outro procedimento ( partida em emergência com chave não codificada ). Esse tem no manual de qualquer carro que venha com imobilizador e normalmente é um porre de fazer, pois envolve informar um código através do pedal do acelerador ou seguir uma série de passos bem demorado. O objetivo de tornar demorado é justamente desestimular uma partida dessas em caso de furto.

Se você gira uma chave não codificada ou não programada no seu carro e dá partida sem ter feito o procedimento, precisa ir ver o que está errado com o imobilizador, pois ele não está funcionando como deve.

Não sei quanto custa codificar, mas uma coisa é certa: o preço varia muito de um lugar para outro. Vale a pena telefonar para pelo menos três ou quatro lugares diferentes e pedir orçamento.

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • como modificar a chave do peugeot 207
  • como saber se chave é codificada
  • copia chave codificada celta
  • perdi a chave corolla o que tem que tirar do carro para fazer outra
  • perdi a chave de meu peugeot 207
  • quanto custa para abrir uma e fazer uma nova chave pra Tucson
  • quanto custa uma copia de chave para o peugeot 306

Share this post

  • Subscribe to our RSS feed
  • Share this post on Delicious
  • StumbleUpon this post
  • Share this post on Digg
  • Tweet about this post
  • Share this post on Mixx
  • Share this post on Technorati
  • Share this post on Facebook
  • Share this post on NewsVine
  • Share this post on Reddit
  • Share this post on Google
  • Share this post on LinkedIn
4 Responses to "Dúvida sobre chaves codificadas de carros? Devo trocar o imobilizador, ou mandar codificar?"
  1. Responder Mracelo 3 de março de 2014 10:12 am

    Chaves codificadas
    Chaves Codificadas.Desde 1995, os automóveis estão vindo com chaves codificadas. O que isso significa? As chaves automotivas estão vindo com um transponder / chip inserido na sua cabeça plastica. Esse transponder se comunica via RF com a Centralina do veiculo que autoriza ou não a ligar o veículo.Os transponders podem ser com codigos fixos ou criptografados. Os transponders fixos podem ser copiados desde que se tenha uma chave original.Já as chaves com transponders criptografados podem ser habilitadas mediante o uso de um aparelho (SDD) ligado diretamente no carro e em comunicação com o imobilizador do mesmo e tendo o PIN fornecido pelas concessionárias.Hoje, aproximadamente 62% dos veículos possuem chaves com código fixo e 33% com transpoders criptografados. Trabalhamos com diversos modelos de chaves codificadas.Se a chave codificada ou o transponder está faltando ou está com defeito o carro não liga.Não se preocupe caso você perca sua chave codificada nós temos profissionais e equipamentos que irão ajudar a resolver seu problema.

    fazemos todos os tipos de chaves codficadas comtelecomandos e sem espero ter ajudado

  2. Responder Fernanda 22 de abril de 2014 12:37 pm

    Estou para comprar um carro que nao liga por problemas da codificação da chave! Alguém pode me indicar um serviço de confiança em BH para analisar o problema? O carro está num preço ótimo por isso e se conseguir resolver fico com ele! Marcelo vc é de onde?

    • Responder Marcelo Bastos 21 de maio de 2014 10:28 am

      Sou de São Paulo,que carro que é?tem que ver se é problema de chave ou problema eletrico te carro que da para tirar esse sitema de code?

  3. Responder Marcello 8 de junho de 2014 15:20 pm

    Tenho um cobalt 2012 lt 17000km minha chave não canivete nào está funcionando os comandos alarme travas e mala trazeira troquei a bateria e não funciona o que fazer?

Leave your response

Powered by Wordpress Themes