Dicas mecânicas

Comparativo entre pastilhas de cerâmica e pastilhas metálicas

Nesse post, vamos fazer um comparativo entre as duas e falar sobre suas vantagens e desvantagens, para te auxiliar a tomar a melhor decisão.

Pastilhas de cerâmica

Vamos começar com as pastilhas de cerâmica. No Brasil, muita gente já a descarta, de cara, pelo alto preço. Na maioria das vezes, isto se deve ao despreparo dos vendedores, que sempre procuram a venda mais fácil, que é a mais barata. Eles pecam ao deixar de explicar para os clientes quais são os benefícios do produto.

Já no exterior, o seu uso é muito comum, sendo que grandes marcas, como Porsche e Ferrari já fazem seu uso em série.

Um Porsche, por exemplo, a 240 km/h equipado com pastilhas e discos de cerâmica ganha 11 metros a cada segundo de frenagem, o que resulta em um desempenho 25% maior do que se tivesse equipado com pastilhas metálicas convencionais.

Vantagens das pastilhas de cerâmica

Estética

Como as pastilhas de cerâmica não tem componentes metálicos, elas não soltam aquele pó preto que suja toda a roda.

Durabilidade

O conjunto pastilha e disco de cerâmica tem durabilidade e resistência muito maiores que as metálicas.

Ruídos

Pastilhas de cerâmica tornam a frenagem muito mais silenciosa.

Desempenho

Suportam altíssimas temperaturas sem deformidades. Assim, trabalham melhor o efeito que chamamos de fading, que é a perda de eficiência com o uso do freio por tempo prolongado. Possuem um maior coeficiente de atrito que as pastilhas metálicas. Por isto, o carro percorre menos distância até parar.

Chuva

Mantém a eficiência quase total, pois não absorvem água.

Desvantagens das pastilhas de cerâmica

O preço elevado, que não permite a “democratização” delas no Brasil.

Além disto, em muitos carros, é necessário que as pastilhas de cerâmica também acompanhem um disco de cerâmica, para otimizar seu funcionamento.

Pastilhas metálicas

As pastilhas convencionais são feitas de componentes metálicos. Seu uso é amplamente disseminado na maioria dos carros do país. Atualmente, a gente encontra no mercado dezenas de fabricantes.

Vantagens das pastilhas metálicas

Preço

As opções variam muito: são vendidas desde pastilhas baratas e de baixa qualidade, até pastilhas com custo elevado e de altíssima qualidade.

Manutenção

Qualquer oficina de autopeças do País tem conhecimento e estoque destas peças.

Ruídos

Pelo barulho, é possível identificar se está na hora de substituí-las.

Desvantagens

Como possui inúmeras opções no mercado, muita gente opta pelas mais baratas, o que acaba prejudicando a eficiência do sistema de freios. Deixam as rodas muito sujas, pois soltam aquele pó preto.

Exige a manutenção frequente. Dependendo do uso, é necessária a sua substituição a cada 10 mil km.

Comparativo

Como podemos perceber, as pastilhas de cerâmica são a melhor opção. Realmente, o preço elevado acaba sendo um empecilho. Mas, se colocarmos na balança, percebemos que elas possuem duração maior (vida útil), então o preço praticamente se equipara.

Também temos que pensar que, como seu desempenho é melhor, cada centímetro diminuído na hora da frenagem pode ser decisivo entre um susto e um acidente daqueles. Então, é bom priorizar a nossa segurança. Afinal, com os freios, não se pode brincar.

Ligue e pergunte se sua oficina possui pastilhas de cerâmica. E não se esqueça: a Breque Auto Freios possui um estoque muito grande de pastilhas de cerâmica. Venha nos fazer uma visita e compare você mesmo.