Dicas mecânicas

Como trocar as pastilhas de freio do Palio Fire

Dicas de segurança e ferramentas utilizadas nesta operação

Notem nas fotos e também no vídeo que por motivo de segurança o estepe ficou sob o carro, próximo ao macaco, porém caso tenha cavaletes seria ainda melhor, pois são mais seguros e devido a alguma força colocada sobre o disco de freio e também as pinças de freio o carro pode balançar o que acaba colocando em risco o carro cair se estiver apensar sobre o macaco.

As ferramentas necessárias para fazer o serviço são: 01-chave de fenda grande, 01-chave allen 7mm, 01-lima chata e também o kit pra retirar a roda.

Desmontagem das pastilhas de freio

Utilize a chave de fenda grande, volte o pistão da pinça de freio por completo como ilustrado na imagem acima. Observação nunca force o pistão diretamente com a chave de fenda, use a pastilha de freio como base de apoio, desta forma você evita danificar o pistão e a coifa!

Agora solte os dois parafusos allen e na sequência solte a mola (trava), feito isso desacople o conjunto e retire as pastilhas de freio velhas.

Montagem das pastilhas de freio

Agora iremos iniciar a montagem das novas pastilhas, notem que não será necessário trocar o disco de freio, por esse motivo recomenda-se quebrar os cantos das pastilhas de freio, evitando desta forma o surgimento de barulho durante a frenagem! Com o auxilio de 01 lima chata faça esta operação conforme mostra a figura abaixo.

Após ter quebrado os cantos das pastilhas monte as mesma no conjunto e faça a instalação dos parafusos allen e por último coloque a trava (mola).

Atenção!!! Antes de sair com o carro, você deve bombar o pedal do freio, ate o pedal ficar na altura correta de funcionamento e na sequência você deve sair com o veiculo e acionar o pedal de freio várias vezes, pra poder fazer o assentamento das pastilhas no disco.

Fonte: DA