Como testar um relé automotivo

Um relé automotivo é um tipo de interruptor de controle remoto. Ele é operado magneticamente e usado para controlar circuitos elétricos, como bombas de gasolina, motores de condicionadores de ar e ventiladores de radiadores, de um local distante.

testar relerDiante de todas as possíveis funções do rele ele acaba se desgastando e parando de funcionar, sendo necessário sua manutenção ou troca. Para testar se o relé está funcionando irá precisar de: Luz de teste de alta impedância, Ohmímetro e 2 fios de jumper.

1 Encontre o relé que deseja testar. Dependendo do circuito que ele controla, pode estar localizado sob o painel ou dentro do compartimento do motor, em uma caixa de junção.

2 Se necessário, ligue a ignição para energizar o circuito específico que está testando.

3 Conecte o clipe jacaré da luz de teste à qualquer aterramento do veículo. Analise o fio que sai do relé e vai até o componente com a ponta da luz de teste. Se ela acender é porque há tensão, portanto, o relé está funcionando adequadamente.

4 Analise o fio ou os fios que fornecem tensão para o relé com a luz de teste, seguindo o mesmo procedimento do passo anterior. Se a luz acender, há tensão. Se não, o relé não está recebendo tensão e o próximo passo é checar a fonte de energia.

5 Desligue a ignição. Retire o relé do conector elétrico e tome cuidado para não quebrar as travas dele.

6 Identifique os terminais de alimentação e controle do relé. Alguns mostram um diagrama do circuito no topo do encapsulamento para facilitar esta tarefa.

7 Verifique a continuidade entre os dois terminais de alimentação com o ohmímetro. Não deve haver continuidade e, se há, o relé deve ser substituído.

8 Conecte um fio de jumper entre o terminal positivo da bateria e em um dos terminais de controle do relé. Com outro jumper, ligue o terminal de controle restante ao terra. Se não escutar um clique quando fizer a segunda conexão, inverta-as. Se ainda assim não escutar, substitua o relé.

9 Conecte os jumpers como no passo anterior. Utilizando um ohmímetro, verifique se há continuidade entre os dois terminais de alimentação. Se houver, o relé está funcionando adequadamente. Caso contrário, substitua-o.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *