Como regular o ponto do motor AP

lampada-de-ponto

Primeiro de tudo: AS FERRAMENTAS:

– Pistola de Ponto (luz estroboscópica)
– Chave 13mm estrela

Com o auxílio de uma luz, procure na parte de trás do teu motor, no acoplamento do cambio com o motor, uma janelinha onde dá pra ver o volante e vá empurrando o carro pra frete ou pra trás com a 5ª engatada até ver umas marcacoes de número e risquinhos. Limpe bem até enxergar com clareza todas as marcações.

Desacople a mangueira do avanço a vácuo e tampe para não criar entrada falsa de ar no coletor. Dê partida no carro e mire sua lampada de ponto para esta janelinha do volante a fim de enxergar na marcaçao qual o ponto que seu motor está.

Para ajustar, basta afrouxar o parafuso trava do distribuidor com a chave estrela 13mm e girar a base dele com muito cuidado, pois o menor movimento já causa bastante alteração.

– sentido horario atrasa
– sentido anti-horario avança

Aperte o parafuso de fixação, ligue o motor novamente e posicione a lampada de ponto novamente na janela para conferir. Repita estes processos até atingir o grau de avanço desejado.

Terminada a aferição, confira o aperto do parafuso que trava o distribuidor no lugar, reconecte a mangueira do avanço a vácuo e aproveite.

DICA 1 – Faça este serviço SEMPRE com o motor quente, após acionar e desacionar a ventoinha.

DICA 2 – Se as marcas no volante estiverem difícil de enxergar, um pingo de tinta branca na marca desejada resolverá este problema.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *