Como legalizar as modificações do meu carro? (Cor, Combustível, turbo)

um marea turbo e socado no chão com rodas aro 18

Esse é um tema que muitos acreditam ser útil apenas para os filhinhos de papai, ou boyzinho que ficam fazendo rachas. Acreditem a informação é eficaz para todos, principalmente para os proprietários de “carros 1.0” e que gostam de viajar, porque como todos sabem fazer uma ultrapassagem com um carro com essa potência de motor é muito perigoso, para isso surge outra função do turbo, ou seja, esse é um assunto que não poderia ser tão mal visto.

Mas a pergunta que acredito, tenha trazido você a esse artigo é: Como legalizar um carro turbo?

Antes de iniciar o trabalho, vale lembrar que, o órgão responsável pela legalização das alterações do carro é o “CONTRAN”, entretanto, não são todas as alterações que devem ser levadas a este órgão para legalização, apenas mudanças de características essenciais do carro. Com base até no Artigo 98 do Código de Trânsito Brasileiro: “as alterações só são proibidas se forem feitas sem prévia autorização do órgão local (DETRAN)”. Portanto, modificações mais singelas não precisam de um laudo ou algo do tipo, como sistemas de som, bancos de couro e rodas de liga leve.

E qual o procedimento para legalizar o carro turbinado? De acordo com o Código de Trânsito, é necessário seguir uma série de procedimentos. E para deixar mais simples de ser entendido, irei lista os procedimentos.

1 – Tanto o kit turbo, quanto a mão de obra da instalação do mesmo deverão ter nota fiscal. (peça uma nota ao seu mecânico).

2 – O proprietário deverá se dirigir ao DETRAN ou algum despachante para conseguir a autorização para modificação de características.

3 – No DETRAN o carro turbo passará por uma vistoria que irá medir a emissão de poluentes, ruídos, competência dos freios e a segurança do veiculo em geral. Tal vistoria só pode ser feita em locais autorizados pelo INMETRO.

4 – O veículo sendo aprovado o órgão emitirá um laudo com a nova potência do carro. Então o proprietário terá que se dirigir a um despachante e levar cópias do CPF, RG, laudo da inspeção, autorização para modificações emitida pelo DETRAN e um comprovante de residência, então o despachante vai dar entrada para um novo documento.

O novo documento do seu carro turbo terá um campo com a potência do seu carro, tamanho de roda, alteração em suspensão e até o combustível. Em alguns estados, o DETRAN ainda insere um campo: “VEÍCULO MODIFICADO, VEÍCULO EQUIPADO COM TURBOCOMPRESSOR” (mas essa frase não é obrigatória).

Mas por outro lado, mesmo depois da emissão do novo documento, alguns motoristas que usem a famosa válvula de alívio ou “o sopro do turbo” poderão ter dor de cabeça com policias que não encontre no documento a palavra “Turbo”, isso porque sem a frase indicada acima o documento terá apenas a nova potência do carro.

Caso o policial apreenda o carro turbo, mesmo estando legalizado, você pode procurar um advogado para que ele entre com um mandado de segurança contra o DETRAN local, aí os caras irão regularizar o documento do seu carro novamente. Mas para não passar novamente por todos os procedimentos acima, é mais fácil carregar uma cópia do laudo da inspeção de modificação do carro.

Vale lembrar que este procedimento não vale apenas para legalização de carro turbo, como também as outras modificações citadas pelo Artigo 98 do Código de Trânsito Brasileiro:

  • Espécie;
  • Tipo;
  • Carroçaria ou Monobloco;
  • Combustível;
  • Modelo/versão;
  • Cor;
  • Capacidade/potência/cilindrada;
  • Eixo suplementar;
  • Estrutura;
  • Sistemas de segurança.
  • Portanto, é possível adotar o mesmo procedimento em dez tipos de modificações nas características essenciais do veículo. Agora que você já leu esse artigo e tem uma noção dos passos a serem tomados, não perca tempo, e evite dores de cabeça e vá legalizar seu carro personalizado!

    Pesquisas que levaram a este artigo:

    • como faço para legalizar rodas 17 num gol g3
    • como legalizar carro envelopado de outra cor
    • como legalizar carro turbo
    • como legalizar carros envelopado
    • como legalizar rodas
    • detran anapolis como legalizar suspencao e rodas
    • fan adesivada e rebaixada
    • legalização de turbo compressor
    • quanto custa pra legalizar um carro tunado



    3 thoughts on “Como legalizar as modificações do meu carro? (Cor, Combustível, turbo)

    1. Tiago

      Então é necessário seguir todos esses passos para conseguir legalizar a nova cor do meu carro. E para legalizar o aro maior das rodas do carro, ou melhor as novas rodas esportivas?

      responder
    2. alberto ludovico

      pois eh uma complicação modificar carro, tunei o meu kadet e tive problemas, agora gastei muito pra soltar o carro e legalisei tudo, ate os farois que havia modificado.
      valeu mesmo galera essa dica resolve os problema de verdade…

      responder

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *