Instalações

Como instalar som automotivo

Esse é um tema que pode ser muito complicado para quem nunca trabalhou com a parte elétrica do carro, mas também algo tão simples que deixam algumas pessoas entediadas na hora de pensar em instalar o próprio som do carro.

Estou colocando esses artigos na rede porque não concordo com várias lojas de som automotivo que cobram uma verdadeira fortuna por um trabalho tão simples. Tenho uma amiga que foi instalar o som do carro, porém os montadores usaram tantos pedaços de fios que o sistema acabou dando curto no carro. Aí pode surge a pergunta: Porque você não instalou para ela? Como trabalho e estudo não tenho disponibilidade de tempo para fazer instalações.

Diante dessa fato, resolvi mostra para alguns colegas o quanto existem picaretas em algumas lojas de som. Veja só e pasmem.

Peguei o fio que vinha do Cd-player para o coaxial da porta e desconectei uma das pontas, porque somente nesse trajeto o fio tinha três remendos – lembrando que esse é o carro da minha amiga apontado acima -, e depois que fiz isso mandei ela novamente para a loja de som, porque a instalação estava na garantia. E falei: “Vamos ver o diagnostico do instalador!”. Dessa vez acompanhei ela para ver o individuo trabalhar, porém ela não aquentou e ficou rindo e o cara sem entender o que estava acontecendo. Ele mexeu na bateria, quis desmontar o cd-player falou que o coaxial estava queimado etc. Ou seja, muito cuidado na hora de levar seu carro para alguém mexer nele, tenha consciência e procure alguma referência da loja e dos instaladores para que você não tenha futuras dores de cabeça.

Agora para você que gosta de colocar a mão na massa, vejam esses outros artigos que escrevi ensinando como instalar o som automotivo:

Como instalar CD-player
Como instalar Pyramid 800
Como instalar Crossover
Como instalar stetson 500
Como instalar bateria auxiliar
Como instalar os coaxiais na porta

Como instalar Roadstar power one

Como instalar a Booster power one e a super power one

Como instalar a Roadstar 1200d

Como instalar a Roadstar 1600d

Contudo, espero ter ajudado, e o melhor, conscientizado alguns internautas sobre os possíveis perigos de serem enganados ao deixar o carro com qualquer pessoa. Porque eles podem trocar apenas um fusível no seu carros e ficar o dia inteiro enrrolando para te cobrar uma fortuna.

92 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • tenho 4 falantes hbuster160rms cada +4 120rms cada +2 sub falcon150rms cada gostaria
    que me mandassem fotos de como ligar o módulo e os falantes, se quiser eu mando uma
    foto do modulo obrigada espero resposta.

  • nao intendi muito bem a ilustraçao! Pq vc ligou os 6×9″ separado do modulo ???
    .
    tenho um som com quase com as mesmas caracteristicas da ilustração !
    *CD- pioneer P4UB
    *modulo = explosound 1600
    *Auto falantes Bomber
    6×9″ = 100wrms ( tampão )
    6″ = 50wrms ( tampão )
    *sub bravox uxp
    12″ = 500wrms

    liguei :
    *canal 1 e 2 – 6×9″ junto com um trixial 6″ ( ambos 4ohms cada liguei em paralelo para torca a 2ohms )
    *canal 3 e 4 – liguei cada canal em uma bubina de 2ohms ( para tocar 30wrms ja que cada canal a 2ohms é 150wrms )

    o meu som toka muito bem , nao esquenta , mas sera q se eu liguar um dos pares de auto falante fora no Cd-player seria melhor ?
    por isso q nao intendi pq dos 2 auto falantes nao estarem ligados juntos ao modulo ???

    abraço

    • Só uma pergunta!! Esse modulo não trabalha em bridge? Caso a resposta seja positiva, eu não aconselharia usar a instalação dessa forma, por outro lado, como seu amplificador não esta esquentando não precisa se preocupar em ligar os falantes diretamente no cd-player. Eu citei o exemplo para aqueles casos que o amplificar falta pegar fogo.

  • trabalha em brifge sim , mas em bridge a potencia final no sub e de 250wrms , e como cada canal em 2ohms tem a potencia de 150wrms , liguei cada bubina em uma canal pra potencia final ser de 300wrms!!! me disseram q seria melhor! oq vc acha ?

    mas de qualquer forma , muito obrigado !!!
    abraço

    • carlos eu já tenho um tutorial ensinando como instalar as lampadas de neon, basta pesquisar..blz.. Se mesmo assim surge alguma dúvida entre em contato.

  • boa noite henrique, tenho um modulo da pioneer modelo gm9000x 400w
    100w x 2 + 100w x 2 stereo 4 channel built – in subwoofer, atrás do meu modulo do lado esquerdo tem 2 entradas para cabo rca e do lado um regulador sensitivity e do lado desse regulador tem uma entrada daqueles plugs macho e fêmea branco com 4 pontas e do outro lado a mesma coisa, e no meio desses itens existe um botão chamado sub woofer on of, eu gostaria de saber onde devo ligar os dois alto falantes
    6×9 pentaxial da bomber sub woofer 150 rms cada um.
    desde já muito obrigado e uma boa noite.

    • Não entende muito bem qual é sua dúvida, mas caso seja onde ligar os falantes na saída stereo você irá ligar os alto-falantes e tweeters e na Sub woofer o grave.

    • Edson o 4×4 que você está falando é a impedância do subwoofer, caso seja basta ligar em paralelo os dois subwoofers que eles irão casar certinho com amplificador, ou seja, 1 ohms.

  • Cara,Parabéns!
    Vc é uma das poucas pessoas que podemos ncontrar nesse mundo.
    Sei um pouco de eletrica de carros, e realmente tudo oque vc diz é verdade.
    Fico muito grato pelas dicas,e desde já digo:
    Valeuu realmente nos ajuda muito!
    obrigado!

  • Amigo comprei um modulo do modelo explosound xm- 1600 e estarei ligando nele um kit 2 vias da bomber two de 80 rms cada,1 par 6×9 bomber tbm 100 rms e um corneta e no sub sera um pioneer ts-W302f free air 4ohms total 150 rms como faria essa ligaçao porem to sabendo q terei q usa saida 3 e 4 para o sub fazendo uma ligação brindge..o q me sugere amigo.aguardo resp.obrigado..sera q som ficara bom.

    • Marcelo, vou tentar resolver seu problema por parte.

      Primeiramente, os cabos RCA: você irá usar as saídas CH1 e Ch2 que tocará a voz do seu som, mas como irá usar o bridge você também terá que fazer uma ponte nos RCA, ou seja, tem umas dessas saídas que não necessita de ser usada quanto está usando o bridge.

      Sobre a ligação, primeira dica, não utilize a corneta, porque ela irá tirar a qualidade do seu som, o resto do projeto ficou bom. Apenas leia nosso artigo referente às ligações de paralelo e serie para que possa fazer a ligação casando a impedância dos alto-falantes com a saída do amplificador.

      Caso ainda tenha alguma dúvida basta pergunta.. blz.

  • Há esqueci de pergunta uma coisa q nao entendi mito bem esse modelo tem uma saida de 4 canais RCA ch1,ch2ch3,ch4 ..terei q usar as 4 saida rca para liga o modulo .sao apenas 2 msmo.qual delas.Obrigado

  • Ok rogerio obrigado pela dica,so no caso do rca para brindige q nao o entendi muito qual seria essa ponte tem q ser feita terei q estar comprando mais um cabo rca..para pluga CH3 e CH4, outra se puder me ajuda onde irei colocar kit 2 vias na porta do meu carro seria gol G3..caso o twiter é vidro eletrico.Onde está o artido falando sobre ligações.Valeu

    • Marcelo, o kit 2 vias pode ser instalado tanto em pezinho feitos no assoalho do carro quanto na porta, mas se puder seria legal passar manta asfaltica na porta para vedar ela para que o som fique melhor ainda, não é obrigatório mas fica legal. Sobre o RCA com certeza você irá precisar de um para o bridge e outro para as outras saídas. Porém, pode estar colocando os cabo “Y” eles também resolvem o problema.

  • Opa amigo tudo bem , liguei meu som Rogerio kit 2 via bomber two bicho papao nas portas , aatras coloquei 6×9 da bomber mais a corneta para ver como ficaria sendo q n saida 1 foi ligado kit 2 vias e na 2 mandei 6×9 e a corneta, e o sub no bridge 3 e 4 blz meu som toco bem para caramba regulei no crosover do modulo a voz para sair melho e toco muito bem no volume 7 tava alto pra caramba legal ai depois d toca uns 15 minutos deu uma zembra q ate agora nao sei ual foi …paro o som total voz batida e fico um agudo muito forte de irrita tipo qndo arrainha uma losa barrulho irrito o ovido,blz ai abaixei a voz na regulagem do modulo mas ta muito ruim nem sai mais vox so batida tem q joga som lá nos 27 para sair voz legal.e se eu vou aumentar um pouquinho no crosover para manda mais voz dos alto falante ele da esse chiado irritante sabe me diser o q aconteceu ,sera q deu pauno modulo, mas ta tocando normal so muito baixo e nao posso regula modulo para mais voz q nao tem como, há e com carro desligado toca som limpo qndo to andando fica de fundo esse som irritante bem maixo.pode me ajuda aguardo abç…sera possivel responder…tbm no meu e-mail cellobrother@hotmail.com

    • Marcelo, Primeiramente, quando seu carro está desligado o som toca legal. Ou o problema acontece tanto com ele ligado quanto desligado.
      Se a resposta da segunda pergunta for positiva, aconselho olhar se não é apenas os twitters que estão funcionando, coloque a mão sobre o cone dos 6×9 e veja se estão trabalhando. Aguardo sua resposta.

  • Opa amigo blz .qria saber se vc saberia me responder …liguei meu modulo de 4 saodas ,porem o modulo e mosfet ,no caso é o Modulo explosound xm-1600..na saida 1 ligue kit 2 vias bomber bicho papao 80 rms coloquei (-) com(-) dos dois falante sendo dos dois lado da portas porta numa saida CH1 do modulo e assim com o a saida Mais.no CH 1, e no CH2 dois ta assim 6×9 coloquai (-) com (-) no falante msmo antes de chegar no modulo e mais com mais dos falante ,eai sim foi indo para modulo apenas um fio na saida – e1 fio na saida + Há tem 1 corneta junto tbm ….e no canal 3 e 4 liguei bridge sendo + do 3 e – do 4 ..Problema é qndo ligo o carro faz uma chiado forte e outra qndo regulo crossover para dar um som bom na saida do audio na parte q regula entre MIN.50hmz e no MAX.300hmz so da para coloca um pouquinho para cima para manda mais voz se passar um ponto acaba o som e fica um agudo muito forte tipo aquele qndo vc testa aparelhagem de palco som agudo q doi ate o ouvido sabe me dizer pq. se puder ajuda agradeço.abç

    • Marcelo, outro detalhe importante, você ligou o negativo e o positivo da corneta junto novamente com o fio que está vindo dos kit 2 vias, se estiver aí está seu problema, porque a impedância dos falantes ficou muito baixa, com isso pode ter danificado o amplificador. Aconselho ler este artigo e ver se resolve, do contrário mande seu amplificador para testar se as saídas estão funcionado corretamente.

  • Opa amigo entao os 6×9 trabalhao normal mas a voz nao sai for sai muito pouco, um dos chiado acontece qndo ligo o carro,c/ carro desligado fica limpo o som porem baixo,.Vou tentar esplicar…2 via vem assim – de uma porta e – da outra porta cai no CH1 saida – e o positivo a msma coisa canal um ta so kit 2 vias.porem esta no modulo assim dois fil no (-) e dois fio no (+) são referente kit 2 vias…..já bo ch 2 ta assim 1 fio só chega no mais e no menos..eu juntei (-) com (-) dos 6×9 mais o (-) da corneta e ai sim indo para modulo apenas um fio na saida (-) e assim com o +…ve se consegue entender… ai passei fio da bateria de 10mm pelo lado esquerdo e pelo lado direito vem o fio remoto mais 2 cabos RCA…até o modulo…e o terra coloquei no parafuso q tem na parte de tras do banco q fica perto do modulo..é isso ai.abç.

    • Marcelo: faça o seguinte, pegue as ligações do kit 2 vias e ligue ao contrário, como assim, ligue positivo de uma porta com negativo da outra e ligue no amplificador, veja o resultado como ficará. Nos 6×9 e cornetas faça o seguinte, ligue os 6×9 como estão ligados agora, – com – e + com +, dessa ligação sairá um fio, nesse ligue o negativo dos 6×9 com o positivo da corneta e faça o mesmo com o outro fio. Sobre o chiado leia esse outro artigo: como retirar o chiado do som.

  • Rogerio blz então eu liguei junto os 6×9 mais a corneta sendo todos (+) e indo apenas um fio para saida positiva do modulo no CH2 e os tres saida (-) Q SÃO 6X9 e a corneta e indo apenas 1 fio tbm na saida negativa do modulo .. kit 2 vias esta sozinho na saida CH1..saberia me dizer tbm pq qndo vou tentar regular crossover do modulo ele fica esse som agudo forte q não deixa passar voz ,e o meu som chia só com carro ligado se poder me ajudar mais agradeço.Obrigado

  • Nesse caso seria uma ligação em seria Rogerio no kit 2 via colocando – com + e um – vai no amplificador e o .+ tbm no amplificador certo..no caso é par de 6×9 + 1 corneta so..desculpa a confusao ..obrigado pela ajuda abç

    • Marcelo isso mesmo, irá fazer a ligação em serie no kit 2 vias e uma ligação em paralelo nos 6×9 fechando e o fio que sair dessa ligação ligará em serie com as cornetas…. blz…

  • rogerio, estou com uma duvida em relação ligação do meu som, pois tenho um pioneer com 2 saidas rca ( frontal e sub), tenho uma b52 800wrms, tenho 2 kits 2 vias ,um kit de 6×9 e um sub de 350wrms de bubina dupla; como eu deveria fazer essa ligação? grato desde ja.

    • Felippe-lokão, faça o seguinte, tire algumas fotos dos pólos do amplificador que farei um tutorial aqui para o site. Mas respondendo sua pergunta, se não me engano o amplificador B52 tem 4 canais estou certo, então coloque o subwoofer em bridge e os kit 2 vias nas outras saída. Como você falou que tem 2 kit duas vias aconselho a não instalar os 6×9, porque assim seu som ganhará mais qualidade.

  • Olá Rogerio blz cara, então fiz a ligação do geito q me falo em seri e serie com paralelo percebi q a voz sai mais nos 6×9 e na corneta ja no kit 2 vias fico inferior a voz , mas o problema continuo na hora de rugula o modulo na voz do ganho en percebi q o problema creio eu esta no canal 1,por que se eu tiro o RCA do canal 1 vai desabilitar kit 2 vias q ta nele porem da regulagem normal no ganho da voz sem o problema “agudo forte se coloco ganho “..e se conecto rca so da para regula um pouquinho a ganho se passa d um ponto vem o agudo chato..sera q meu amplificador veio com problema no canal 1…obrigado pela ajuda .muito 10 seu sait cara…flw..aguardo..

    • Marcelo, acredito que o problema esteja sim no amplificador, faça o seguinte, conecte os fios dois 6×9 com som ligado em todos os canais de saída do amplificador, veja se terá alguma diferença… Aguardo sua resposta.

  • ola, tenho um módulo digital (mono) que manda 1600w rms a 1 ohms, tenho dois bubwoofer bobina dupla de 800w rms cada, mas, não sei como instalar o sub na potência de forma que de um ohms. Na potência tem duas saidas
    (-)(-) e duas (+)(+). Ficarei muito agradecido se alguém me ajudar. Obrigado.

    • Claudir, a ligação é simples, porém tenho que saber qual o modelo de subwoofer que está usando, porque cada modelo tem sua impedância. Mas para aprender como fazer a ligação confira qual a impedância de cada bobina do subwoofer e veja esse tutorial que ensina a fazer as ligações. Veja Aqui.

    • Claudir, se ligando as duas bobina do subwoofer ele ficar em 2 ohms irá casar certinho com amplificador, basta depois que ligar as bobinas em paralelo ligue também em paralelo os dois subwoofer fechando em 1 ohms.

  • Opa Rogétio blz cara, entao fiz os teste e o problema no ganho continua se eu aumento um pouco ele no caso q corresponde meus canal 1 e 2 q esta ligado kit 2 vias,6×9 e uma corneta ..porem o problema se encontra no canal 1 so esse problema com o ganho como ja tentei te explica meu problema.
    Mas hj mudei toda minha estalaçao joguei meu kit 2 vias nas 2 saidas 1 e 2 ligando cada falante no seu – e +..para fazer o teste ai fui e mexi no ganho da voz e nao deu o problema regulei na boa sera q meu modulo ta tudo OK e nao com problema .., Ai Rogério joguei a corneta no canal ! tbm e os 6×9 no canal 2 e regulei o ganho e nao deu o problema de antes , sera q tem algum problema deixa assim ligados ..liguei certo …aguardo Abç..meu modulo não estaria com o problema no canal 1 entao..Obrigado mais uma vez pelas dica e aguardo mais essa duvida minha.

    • Marcelo, se o som está funcionando corretamente no canal 2, com certeza o canal 1 deve estar em curto, mande alguém olhar os transistores do canal 1. E não aconselho ligar todos os falantes no canal dois, primeiro porque não estará utilizando a potência real dos falantes, e também poderá sobre carregar a saída e posteriormente a mesma estaria queimando.

  • Opa Rogerio blz, entao não estou utilizano apenas o canal 2 do meu modulo e sim os 2 canais 1 e 2..mas liguei no CH1 o kit 2via de uma porta mais um 6×9 do tampao e no CH2 o outro kit 2 vias da outra porta e ou outro 6×9 e uma corneta .e assim pude regular normal o ganhoda voz no meu modulo sem dar pane..á pergunta é ta errado do modo q esta ligado ,e pq qndo tava em paralelo kit 2 via no CH1 nao dava para regular o ganho da voz..sera q poderia ser a impendencia não tava batendo do ch1 e ch2..aguardo abç

    • Marcelo, você fez o calculo da impedância da ligação dos 2 kit duas vias quando ligou no canal 1. Mas se agora conseguiu fazer a ligação e a qualidade do som ficou boa, não é necessário desfazer a ligação.

  • COMPREI UM RADIO DVD ONDE GOSTARIA DE EU MESMO INSTALAR O CHICOTE DO CARRO SE ENCONTRA PRONTO POREM O FIO AZUL DE ALIMENTAÇÃO “ANTENA” SE ENCONTRA DESCONECTADO ONDE EU LOCALIZO ESTE FIO NO ECSPORTE JÁ QUE SEM ELE O RÁDIO NÃO LIGA.

    • Tem como instalar qualque um, porém o som do woofer é bem diferente do subwoofer. No woofer você irá escutar tanto voz quanto aquele bum bum bum no grave, por outro lado, no subwoofer não irá tocar voz mas o grave ficará mais longo…. tipo assim: buuuummmmm buuummmm bummmm.

    • Para instalar o de 120 amperes é necessário mandar adaptar, porém é o mais recomendado para projetos de som pesados.

  • estou montando um som com a potencia total de 3,500 w rms e fiz as contas a corrente vai fica 290 amperes

    queria saber oq ? qual alternador vai chega mais perto para eu puder carrega essa corrente , creio que a mais proxima é um de 120 ampere é isso ?

    • Isso mesmo, instale o alternador de 120 amperes e muita bateria para segurar os picos do som, porém caso tenha um dinheiro bom e queira tocar festa com esse som, também recomendaria mandar adaptar 2 alternadores de 120 também ficaria bom.

  • Boa noite colegas, gostaria de uma grande ajuda que ta me tirando a paciencia e o sono… Tenho um dvd-napoli instalado no possante e resolvi colocar um modulo 4 canais modelo Silverline de 1.240W c/ sob de 10 polegadas. O fato que o equipamento esta instalado perfeitamente entretanto quando aumento o som do dvd ele empipoca as luzes ficam fracas e acaba desligando o Napoli. Da a impressao que falta energia e o bicho apaga/desliga. Sera que tem a ver de eu ter ligado o positivo do DVD junto com o Positivo do modulo??? obrigado.

    • Tente fazer a ligação direta na bateria tanto do amplificador quanto do DVD e veja se resolve o problema. E qual a amperagem do seu amplificador.

  • ola amigos me ajudem tenho 1 modulo importado de marca lanzar 4canais estereo e quero ligar 2falantes da porta, dois 6×9 tampão, duas cornetas ,dois supertweeter como devo fazer para ligar todos no modulo qual esquema de ligação correto para nao ter problemas meu modulo vem com crossover valeu fico no aguardo e obrigado

    • Primeiro recomendo retirar as cornetas, porque com os outros alto-falantes já terá bastante voz em seu som. Com relação a ligação basta verificar no manual do módulo qual a impedância de cada canal para depois verificar que tipo de ligação utilizar.

  • Opá Rogerio boa tarde, gostaria de tirar uma duvida adquiri um modulo do modelo hurricane h1 480.4 pois não to sabendo regular ele para ter uma batida legal,TO USANDO NO SUB da kenwood 4homos de 250rms, saberia me informa quantos rms esse modulo manda mesmo na real andei procurando falam se ele manda a metade do que promete estou ganhando..fico no aguarde abç.

    • Realmente a potência real desse amplificador é baixa, mas com relação a regulagem basta ligar o som em um volume que te agrade, depois disso, vá regulando tanto no amplificador quanto no cd-player para conseguir a frequencia que gosta.

  • Olá Rogerio bom dia, gostaria de saber se poderia me da mais uma força aki, referente meu modulo hurricane h1 480.4 , mexendo nele ontem percebi q um dos canal do mono não estava tocando deveria esta queimado e nao sabia entao resolvi joga um pouco mais de regulagem no ganho para bater mais e do lpf,e o bass boost para bate um pouco mais, ai meu som tava tocando depois d uns 5 minutos almentei o som do carro legal para ver como ficava e ai deu pane meu modulo não esta ligando mais.sera que eu queimei ele geral as 4 saídas, da para arrumar .peguei o modulo semana passada. fico no seu aguarde Obrigado Marcelo

    • Já verificou os fusíveis do amplificador, caso contrário poderá ter queimado, depois de verificar se os fusíveis está com problemas ligue o som com amplificador instalado, peque um alto-falante que esteja funcionando e verifique se alguma das saídas está funcionando. Com relação ao concerto, caso tenha queimado alguns transistor não será muito caro, mas depende da região que mora e quanto os caras combram por aí.

      • Verifiquei fusíveis do modulo queimo os 2 que são de 25 ai troquei assim que fiz a troca antes de liga o som o modulo fumaço, ai não teve jeito levei para ver foi a fonte que rapaz falo q deu pane ele arrumo agora ta tudo ok.fico em $60,00 o concerto,..eu ligando o par de 6×9 de 4 ohms ele cai para 2 ohms só cai qndo essa ligação é feita em sub. abç Obrigado.

  • oi tenho uma piramyd de 1000 turbinada da quelas vermelhinhas 2 eros de 500 rms e tres cornetas d305 gostaria de saber se a piramyd da conta de tocar ate eu conpra oltra? obrigado

  • ola rogerio comprei esse kit alto falante e não consigo instalar vc pode me ajudar

    KIT 2 VIAS EXPLOSOUND TX-Z620 1600W de 6.5″ com crossovers e tweeters

    •6.5″ com borda de borracha (25mmm) ASV voice coil Ø30mm Silk soft-dome tweeter Neodymium magnet
    •Potencia Maxima de 1600W PMPO
    •Potência de 180W RMS
    •Impedância de 4Ohms
    •SPL de 89 dB/W/m/

    Itens Inclusos
    *2 alto-falantes
    *2 tweeters
    *2 div. de freqüência

  • Tenho hoje em um Honda Civic ano 2000, com o mesmo esquema da imagem do artigo, porém com os seguintes componentes:

    – CD Player Kenwood KDC-392 (acho que não tem saída RCA)
    – Módulo Falcon 1500T 3 canais:
    2 canais stereo (70w rms por canal a 4 Ohms e 90w rms por canal a 2 Ohms)
    1 canal mono (160w rms a 4 Ohms e 200w rms a 2 Ohms)
    – Subwoofer Charger S-1030 (200w rms a 4 Ohms) 10” em uma caixa selada e ligado no canal mono do módulo
    – Kit 2 vias Bravox CS50B 5” (65w rms cada lado) nas portas dianteiras e ligados nos 2 canais stereo do módulo
    – no tampão traseiro estão instalados os falantes originais da Honda (6×9), porém ligados direto no cd player.

    O kit 2 vias está falando bem, o que me incomoda é o subwoofer que só começa a bater bem em um volume mais alto (geralmente a partir do volume 17).

    Não quero nada de muito sofisticado de competição, apenas uma instalação para ouvir um som de qualidade.

    Minhas dúvidas são:

    – O problema está no subwoofer que a marca não deve ser tão boa?
    – O módulo é que não é bom?
    – Estava pensando em um módulo Roadstar (Power one ou 1200d). Qual o mais indicado para uma instalação de qualidade, conforme imagem acima?
    – O que você aconselharia para melhorar o projeto?
    – Tenho que necessariamente trocar o cd player para um que tenha saída RCA?
    – Tenho que trocar também os falantes do tampão?

    • Para fazer a ligação correta deve procurar o manual do amplificador para saber em que amperagem ele trabalha bem, assim poderá fazer a ligação casando alto-falante e modulo.

  • bom dia rogèrio blz? como indentifico se meu aparelho de som esta queimado? troquei o fusível do aparelho, mesmo assim ele não da sinal de vida.

  • ai rogerio tenho 2 falantes de 15 em serie 8 ohms de 250 rms e 2 falantes de 10 de 100rms cada queria saber se o som fica com boa qualidade com um nodulo hbuster de 2 canais 450w cada saida e saber se o modulo aguenta
    ou se precisa de outro modulo para medio?
    valel

  • Tenho 2Pioneer 1.400wts rms e uma power one da booster 2400, tocando eles e 4 par de 6×9, mais meu som parou do nada, o toca cd liga mais a power one não, e ela, não estava tão quente assim, será que queimou ? me ajudem ai gosto muito do meu som .

  • Amigo comprei um kit 2 vias bravox cs60 levei a uma loja para instalar até ai tudo bem entao ficava prestando atenção que o grave no cd player ele sempre botava la pra -6 -8 estranhava pois se eu coloco um modulo taramps ts 150 no meu kit pra deixar o som mais pesado vou usar quase sem batida entao nem falei nada após chegar em casa botava o som no talo e ficava otimo a voz perfeita, agora se eu botasse a batida pelomenos no 00 nossa parece q ia queimar tudo o som nao podia passar do 10 que ja ficava totalmente uma merda, voce acha que ele ligou errado? obrigadoo

  • Daew Rogerio.
    To com uma duvida bem cruel.
    Cara seguinte
    Tenho 1 modulo : EXPLOSOUND XM – 3500

    2/4 Channel high performance power amplifiear
    Class A/B Mosfet circuitry
    Potência Max………………………………4CH-3500 PMPO
    Potência RMS 4 Ohms_Stereo………140 watts x 4
    Potência RMS 2 Ohms_Stereo ……..200 watts x 4
    Potência RMS 4 Ohms Mono ……….350 watts x 2
    Resposta de Freqüência ……………….20Hz ~ 20K hz
    Sinal / Ruído……………………………….90dB
    Nível de distorção (THD)……………..0.08%
    Sensibilidade de entrada……………….200mV ~ 6V
    Control remoto de bass externo

    1 Subwofeer 12 : xs 2512P

    Subwoofer: 12″ Pentagonal
    • Potência máxima: 2500w
    • Potência nominal: 600w
    • Bobina 50mm Dupla (2 x 2 Ohms) 8 OHMS
    • Sensibilidade: 87db
    • Freqüência de Resposta: 25HZ-2KHZ
    • Cone de polipropileno de 30 cm de diâmetro externo
    • Design pentagonal único oferece rigidez superior e menor distorção sonora
    • Terminais de conexão laminados a ouro oferecem melhor desempenho

    2 Cornetas
    1- hinor de 100 RMS 8 OHMS
    1 – Roadstar 150 RMS 8 OHMS
    As duas ligadas em paralelo

    E 1 Super Twetter Selenium de 8 ohms

    A ligacao esta assim.
    As duas bobinas do 12 estao ligadas em serie, e ele esta ligado em bridge no modulo.
    As 2 cornetas em paralelo estao ligadas em uma saida.
    E o twetter ligado a outra saida.
    Tem um seletor do modulo que tem 2ch ou 4ch eu nao sei em qual colocar.
    O som toca bem ateh.
    Mas vi sobre ohms e tals e to preocupado.
    Queria saber que ligacao eu deveria fazer para obter o melhor do som.
    Nao sei se minha ligacao tah certa queria ligar certo tudo.
    Se puderem me ajudar agradeco.
    Desde ja agradeco

  • oi rogerio beleza ? entao istalei um som no meu bugguy quando ele esta desligado ele pega norma ! ai quando eu ligo o bugguy ele continua pegando so que quando a musica faz as os autofalantes ( os caixas ) baterem ele fica mudo ate a batida da musica acabar ou seja quando os caixas batem ele fica mudo…. nao sei oque e isso ! voce sabe ? tem como me ajudar ? Ficaria muito agradecido ! abraços

  • amigo tenho uma carretinha com som para publicidade, e le tem cd player pioneer, com 4 falantes 10′ 2 tweters com amplificação de um piramyd 800 qual a melhor esquema de instalação? obrigado

  • Rogerio, boa tarde.
    Veja se vc pode me ajudar.
    Tenho um radio Napoli com MP3, e resolvi colocar um modulo de 2 canais para melhorar o som. So que eu reparei que na saida de som (do auto-falante) do Napoli, ele emite força (pouca é claro) tanto no fio negativo como no positivo. E quando instalo no modulo, ele não funciona. Só que sem o mudulo ele funciona normal. Teria que colocar algum capacitor ou algo parecido ??
    Obrigado .

  • Boa noite rogerio me ajuda numa duvida
    enho um modulo explosound 1600w de 4 CH tenho 2 falantes de 12′ 2 cornetas e 2super twiter gosatria de ligar os falanets e m bridg mas se eu ligar tipo ch 1- e ch2+ e3- e4+ os outros vao esta em bridg tambem ? me manda o esquema de como ligar tipo quero usar 1 ch para corneta 1 para twite e o resto e sopra grave tem como me ajudara guardo e muito obrigado…

  • ola
    alguem me pode dar uma ajuda???

    tenho um problema nao sei qual o amplificador que eide comprar….

    o som é o seguinte:

    sub – pioneer – 1400W
    colunas tras kenwood- 175w cada
    colunas frente pioneer – 220w cada
    twiter frente 120w cada

    alguem me ajuda a potencia do amplificador que devo comprar?
    o que eu tinha era um belsom 1600w. as queimou

    cmprs

  • tenho uma piramid 1800pmpo 4 canais, uma caixa com 2 tweeters, 2 cornetas e 2 sub de 12 de 700pmpo, ele esta ligado em brigde, um lado corneta, tweeter e sub e o outro do mesmo geito, ta certo? ou vc acha q devo ligar nos 4 canais, 1 canal tweeter e corneta, no outro do mesmo geito, e um sub em cada canal? vc acha que da + som????

  • precisava de uma ajuda na instalaçao, instalei mew modulo, mais nao liguei os autos nele, pq nao sei configurar o modulo, eh um Booster 3000w, so que mew autos sao fracos, dois 6×9 de 120w 4ohm cada e dois 6″ de 50w 2ohm cada,queria saber como fazer a ligaçao no amplificador pra nao danifica. vlw

    • Mas não pretende instalar nenhum subwoofer no seu projeto. A ligação é normal, mas deve verificar apenas a questão das impedãncias dos canais para não ter nenhum problema, como so alto-falantes são fracos não deverá deixar o ganhou (potência) do amplificador muito alta.

  • Bom dia, poderia me dizer como poderia ligar, 2 falantes da eros de de 12 e 4 corneta e 2 twitter em um moludo da bosster de 3000w ? Obrigado

  • rogério eu tenho dois sub de 12 , 300 rms dois dreive de 100 rms e dois tweeter de 100 , gostaria que vc me indicasse um modúlo e como fazer a instalação !!!!! e a caixa necessita de dutos ou não ???????? desde já agradeço !!!!!

  • ola amigo queria fazer a instalação do som no meu astra mas ñ tenho a menor noção tem como vc montar um tutorial pra mim desde já obrigado

  • Tentei fazer uma ligação parecida com essa, querendo um som sterio e com profundidade. Meu alto falante das portas por serem mais fracos liguei direto no cd player, funcionou. Passei para parte de trás, que é dois 6×9 e um sub, liguei um par de rca na saida do cd player e mandei pro modulo e liguei normalmente, funcionou na traseira e parou de funcionar na parte da frente. Meu modulo é uma pyramid 800 o cd player é h-buster 9200 ele não tem saida pro sub. Como eu faria pra ligar esse som sterio?

  • Olá rogério eu tenho um som outomotivo multilaser 4 canais e so gostaria de saber e que eu quero ligar ele em uma fonte de computador só que eu sei o fio amarelo e positivo o preto-GND vermelho-acc qual deste e o negativo obrigado.