Como instalar som automotivo

Esse é um tema que pode ser muito complicado para quem nunca trabalhou com a parte elétrica do carro, mas também algo tão simples que deixam algumas pessoas entediadas na hora de pensar em instalar o próprio som do carro.

Estou colocando esses artigos na rede porque não concordo com várias lojas de som automotivo que cobram uma verdadeira fortuna por um trabalho tão simples. Tenho uma amiga que foi instalar o som do carro, porém os montadores usaram tantos pedaços de fios que o sistema acabou dando curto no carro. Aí pode surge a pergunta: Porque você não instalou para ela? Como trabalho e estudo não tenho disponibilidade de tempo para fazer instalações.

Diante dessa fato, resolvi mostra para alguns colegas o quanto existem picaretas em algumas lojas de som. Veja só e pasmem.

Peguei o fio que vinha do Cd-player para o coaxial da porta e desconectei uma das pontas, porque somente nesse trajeto o fio tinha três remendos – lembrando que esse é o carro da minha amiga apontado acima -, e depois que fiz isso mandei ela novamente para a loja de som, porque a instalação estava na garantia. E falei: “Vamos ver o diagnostico do instalador!”. Dessa vez acompanhei ela para ver o individuo trabalhar, porém ela não aquentou e ficou rindo e o cara sem entender o que estava acontecendo. Ele mexeu na bateria, quis desmontar o cd-player falou que o coaxial estava queimado etc. Ou seja, muito cuidado na hora de levar seu carro para alguém mexer nele, tenha consciência e procure alguma referência da loja e dos instaladores para que você não tenha futuras dores de cabeça.

Agora para você que gosta de colocar a mão na massa, vejam esses outros artigos que escrevi ensinando como instalar o som automotivo:

Como instalar CD-player
Como instalar Pyramid 800
Como instalar Crossover
Como instalar stetson 500
Como instalar bateria auxiliar
Como instalar os coaxiais na porta

Como instalar Roadstar power one

Como instalar a Booster power one e a super power one

Como instalar a Roadstar 1200d

Como instalar a Roadstar 1600d

Contudo, espero ter ajudado, e o melhor, conscientizado alguns internautas sobre os possíveis perigos de serem enganados ao deixar o carro com qualquer pessoa. Porque eles podem trocar apenas um fusível no seu carros e ficar o dia inteiro enrrolando para te cobrar uma fortuna.

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • COMO ESTALA UM SOM DE CARRO
  • como fazer para nao sair nenhum grave e batida nas cornetas
  • como instalar radio automotivo no fox
  • como instalar som de carros
  • como ligar dois potencias de som automotivo
  • esquema instalação som automotivo
  • instalacao rca do modulo para dvd napoli
  • modulo roadstar 1600 queimando fusiveis
  • pode ligar fones e cornetas e twiter tudo ao mesmo tempo em um modulo xom 1 canal



77 thoughts on “Como instalar som automotivo

    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Claudir, se ligando as duas bobina do subwoofer ele ficar em 2 ohms irá casar certinho com amplificador, basta depois que ligar as bobinas em paralelo ligue também em paralelo os dois subwoofer fechando em 1 ohms.

      responder
  1. Marcelo

    Opa Rogétio blz cara, entao fiz os teste e o problema no ganho continua se eu aumento um pouco ele no caso q corresponde meus canal 1 e 2 q esta ligado kit 2 vias,6×9 e uma corneta ..porem o problema se encontra no canal 1 so esse problema com o ganho como ja tentei te explica meu problema.
    Mas hj mudei toda minha estalaçao joguei meu kit 2 vias nas 2 saidas 1 e 2 ligando cada falante no seu – e +..para fazer o teste ai fui e mexi no ganho da voz e nao deu o problema regulei na boa sera q meu modulo ta tudo OK e nao com problema .., Ai Rogério joguei a corneta no canal ! tbm e os 6×9 no canal 2 e regulei o ganho e nao deu o problema de antes , sera q tem algum problema deixa assim ligados ..liguei certo …aguardo Abç..meu modulo não estaria com o problema no canal 1 entao..Obrigado mais uma vez pelas dica e aguardo mais essa duvida minha.

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Marcelo, se o som está funcionando corretamente no canal 2, com certeza o canal 1 deve estar em curto, mande alguém olhar os transistores do canal 1. E não aconselho ligar todos os falantes no canal dois, primeiro porque não estará utilizando a potência real dos falantes, e também poderá sobre carregar a saída e posteriormente a mesma estaria queimando.

      responder
  2. Marcelo

    Opa Rogerio blz, entao não estou utilizano apenas o canal 2 do meu modulo e sim os 2 canais 1 e 2..mas liguei no CH1 o kit 2via de uma porta mais um 6×9 do tampao e no CH2 o outro kit 2 vias da outra porta e ou outro 6×9 e uma corneta .e assim pude regular normal o ganhoda voz no meu modulo sem dar pane..á pergunta é ta errado do modo q esta ligado ,e pq qndo tava em paralelo kit 2 via no CH1 nao dava para regular o ganho da voz..sera q poderia ser a impendencia não tava batendo do ch1 e ch2..aguardo abç

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Marcelo, você fez o calculo da impedância da ligação dos 2 kit duas vias quando ligou no canal 1. Mas se agora conseguiu fazer a ligação e a qualidade do som ficou boa, não é necessário desfazer a ligação.

      responder
  3. Alex

    COMPREI UM RADIO DVD ONDE GOSTARIA DE EU MESMO INSTALAR O CHICOTE DO CARRO SE ENCONTRA PRONTO POREM O FIO AZUL DE ALIMENTAÇÃO “ANTENA” SE ENCONTRA DESCONECTADO ONDE EU LOCALIZO ESTE FIO NO ECSPORTE JÁ QUE SEM ELE O RÁDIO NÃO LIGA.

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Tem como instalar qualque um, porém o som do woofer é bem diferente do subwoofer. No woofer você irá escutar tanto voz quanto aquele bum bum bum no grave, por outro lado, no subwoofer não irá tocar voz mas o grave ficará mais longo…. tipo assim: buuuummmmm buuummmm bummmm.

      responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Para instalar o de 120 amperes é necessário mandar adaptar, porém é o mais recomendado para projetos de som pesados.

      responder
  4. Taiwan Andrade

    estou montando um som com a potencia total de 3,500 w rms e fiz as contas a corrente vai fica 290 amperes

    queria saber oq ? qual alternador vai chega mais perto para eu puder carrega essa corrente , creio que a mais proxima é um de 120 ampere é isso ?

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Isso mesmo, instale o alternador de 120 amperes e muita bateria para segurar os picos do som, porém caso tenha um dinheiro bom e queira tocar festa com esse som, também recomendaria mandar adaptar 2 alternadores de 120 também ficaria bom.

      responder
  5. Chinelati

    Boa noite colegas, gostaria de uma grande ajuda que ta me tirando a paciencia e o sono… Tenho um dvd-napoli instalado no possante e resolvi colocar um modulo 4 canais modelo Silverline de 1.240W c/ sob de 10 polegadas. O fato que o equipamento esta instalado perfeitamente entretanto quando aumento o som do dvd ele empipoca as luzes ficam fracas e acaba desligando o Napoli. Da a impressao que falta energia e o bicho apaga/desliga. Sera que tem a ver de eu ter ligado o positivo do DVD junto com o Positivo do modulo??? obrigado.

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Tente fazer a ligação direta na bateria tanto do amplificador quanto do DVD e veja se resolve o problema. E qual a amperagem do seu amplificador.

      responder
  6. luis xavier

    ola amigos me ajudem tenho 1 modulo importado de marca lanzar 4canais estereo e quero ligar 2falantes da porta, dois 6×9 tampão, duas cornetas ,dois supertweeter como devo fazer para ligar todos no modulo qual esquema de ligação correto para nao ter problemas meu modulo vem com crossover valeu fico no aguardo e obrigado

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Primeiro recomendo retirar as cornetas, porque com os outros alto-falantes já terá bastante voz em seu som. Com relação a ligação basta verificar no manual do módulo qual a impedância de cada canal para depois verificar que tipo de ligação utilizar.

      responder
  7. Marcelo

    Opá Rogerio boa tarde, gostaria de tirar uma duvida adquiri um modulo do modelo hurricane h1 480.4 pois não to sabendo regular ele para ter uma batida legal,TO USANDO NO SUB da kenwood 4homos de 250rms, saberia me informa quantos rms esse modulo manda mesmo na real andei procurando falam se ele manda a metade do que promete estou ganhando..fico no aguarde abç.

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Realmente a potência real desse amplificador é baixa, mas com relação a regulagem basta ligar o som em um volume que te agrade, depois disso, vá regulando tanto no amplificador quanto no cd-player para conseguir a frequencia que gosta.

      responder
  8. Marcelo

    Olá Rogerio bom dia, gostaria de saber se poderia me da mais uma força aki, referente meu modulo hurricane h1 480.4 , mexendo nele ontem percebi q um dos canal do mono não estava tocando deveria esta queimado e nao sabia entao resolvi joga um pouco mais de regulagem no ganho para bater mais e do lpf,e o bass boost para bate um pouco mais, ai meu som tava tocando depois d uns 5 minutos almentei o som do carro legal para ver como ficava e ai deu pane meu modulo não esta ligando mais.sera que eu queimei ele geral as 4 saídas, da para arrumar .peguei o modulo semana passada. fico no seu aguarde Obrigado Marcelo

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Já verificou os fusíveis do amplificador, caso contrário poderá ter queimado, depois de verificar se os fusíveis está com problemas ligue o som com amplificador instalado, peque um alto-falante que esteja funcionando e verifique se alguma das saídas está funcionando. Com relação ao concerto, caso tenha queimado alguns transistor não será muito caro, mas depende da região que mora e quanto os caras combram por aí.

      responder
      1. Marcelo

        Verifiquei fusíveis do modulo queimo os 2 que são de 25 ai troquei assim que fiz a troca antes de liga o som o modulo fumaço, ai não teve jeito levei para ver foi a fonte que rapaz falo q deu pane ele arrumo agora ta tudo ok.fico em $60,00 o concerto,..eu ligando o par de 6×9 de 4 ohms ele cai para 2 ohms só cai qndo essa ligação é feita em sub. abç Obrigado.

        responder
  9. Edson

    ola rogerio comprei esse kit alto falante e não consigo instalar vc pode me ajudar

    KIT 2 VIAS EXPLOSOUND TX-Z620 1600W de 6.5″ com crossovers e tweeters

    •6.5″ com borda de borracha (25mmm) ASV voice coil Ø30mm Silk soft-dome tweeter Neodymium magnet
    •Potencia Maxima de 1600W PMPO
    •Potência de 180W RMS
    •Impedância de 4Ohms
    •SPL de 89 dB/W/m/

    Itens Inclusos
    *2 alto-falantes
    *2 tweeters
    *2 div. de freqüência

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Qual a sua dificuldade na instalado dos alto-falantes, e em que pretende ligar eles diretamente no cd-player ou amplificador.

      responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Para fazer a ligação correta deve procurar o manual do amplificador para saber em que amperagem ele trabalha bem, assim poderá fazer a ligação casando alto-falante e modulo.

      responder
  10. junior

    Boa noite rogerio me ajuda numa duvida
    enho um modulo explosound 1600w de 4 CH tenho 2 falantes de 12′ 2 cornetas e 2super twiter gosatria de ligar os falanets e m bridg mas se eu ligar tipo ch 1- e ch2+ e3- e4+ os outros vao esta em bridg tambem ? me manda o esquema de como ligar tipo quero usar 1 ch para corneta 1 para twite e o resto e sopra grave tem como me ajudara guardo e muito obrigado…

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Mas no caso, poderá ligar em bridge apenas os canais 3 e 4 para tocar o grave e ligar os drives e tweeters no 1 e 2.

      responder
  11. maico

    precisava de uma ajuda na instalaçao, instalei mew modulo, mais nao liguei os autos nele, pq nao sei configurar o modulo, eh um Booster 3000w, so que mew autos sao fracos, dois 6×9 de 120w 4ohm cada e dois 6″ de 50w 2ohm cada,queria saber como fazer a ligaçao no amplificador pra nao danifica. vlw

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Mas não pretende instalar nenhum subwoofer no seu projeto. A ligação é normal, mas deve verificar apenas a questão das impedãncias dos canais para não ter nenhum problema, como so alto-falantes são fracos não deverá deixar o ganhou (potência) do amplificador muito alta.

      responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      me envie fotos do seu amplificador para o email [email protected] que irei fazer um tutorial e te ensinar a fazer a instalação.

      responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *