Instalações

Como instalar passo a passo o Park Pilot (Sensor de Estacionamento ou ré)

Seguindo a categoria “faça você mesmo” aqui do site, agora irei mostrar como é simples a instalação de um Park Pilot da Bosch, (fornece os originais do Golf brasileiro e do Gol GV). A instalação foi feita em um Voyage quadrado.

Primeiramente, foi necessário fazer um furo no parachoque do carro, isso para adaptar os sensores.

A unidade de comando do park pilot (sensor de estacionamento) foi fixada na lateral esquerda do porta mala, retirando o acabamento de plastico e colocando ele bem protegido de impactos.

O alarme, ou melhor, o tweeters que irá avisar quando estiver muito próximo de algum objeto ou carro foi instalado sobre o tampão do carro, o aparelho digital que mostra a distancia também foi instalado neste local, entretanto, caso queira colocar mais próximo, ou seja, no painel do carro talvez seja necessário furar o painel para adaptar os aparelhos.

Agora foi furado o parachoque do carro para instalação dos sensores, isso porque como na primeira foto o primeiro furo foi feito para passar o chicote dos sensores para o interior do veículo, agora os furos são no parachoques para os sensores serem fixados.

Agora por fim, vejam o resultado final do parachoque do carro já com todos os 4 sensores instalados e funcionando.

E para tornar o serviço ainda mais simples, agora irei mostrar um vídeo do sensor sendo instalado em um New Focus Sedan:

28 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Olá amigo! mto bom esse seu tutorial! Me tira uma dúvida, esses twitters q tem no sensor de estacionamento…posso ligar nos twitters da porta do carro, pq o meu é um astra 2007 e tem um em cada porta dianteira, de fabrica. Dá pra ligar neles ao invés de colocar como vc mostrou no tutorial?

    • Mas os tweeters que estão nas portas não estão tocando com o som do carro, porque se estiver não é recomendável, do contrário pode sim fazer a ligação.

  • Olá irmão, esse kit que você utilizou é original de algum carro? Eu tinha um Polo e o sensor de ré era ótimo, agora tenho um i30 e mandei instalar, mas o kit é xing-ling, muito inferior ao da VW. Tô querendo adaptar o do Polo no i30, será que posso comprar apenas os sensores e manter a central? Sds.

    • Mas não irá adiantar, porque são tecnologias diferentes seria melhor se fosse o caso trocar a central ao invés dos sensores, mas o melhor é trocar tudo.

    • Pode sim, mas verifique se a fiação e todos os equipamentos para fazer a adaptação dos sensores já foram comprados antes de iniciar o trabalho.

  • Oi, amigo, gostei muito do seu tutorial, mas onde vc comprou esse sensor park pilot da bosch? Tentei compra em toda web e não consegui, cheguei até ligar pra Bosch e eles me disseram que só vendem para as montadoras e que eu teria que ver com a concessionária do meu carro, mas a fiat é muito fraquinha em acessórios e não tem pra instalar. Obrigado!

  • Amigo, tinha um punto e tinha pago para instalar o sensor de estacionamento, funcionava perfeitamente. Pois bem, troquei de carro e mandei instalar outra marca que nem sei o nome. O problema é que esse segundo sensor no novo carro é completamente maluco. Da muito falso alarme, o oposto do outro que marcava certinho (Obs.: Ambos usam display mais são de marcas diferentes). Já verifiquei a posição dos sensores (Se estão com o UP para cima), só não olhei a tal ligação A,B,C,D dos pontos se esta certa. Isso pode influenciar? Ligar A no lugar de C, e D no lugar de B e assim sucessivamente?
    A distancia e a posição dos sensores parece correta, mais fica essa doidera de acusar pontos inexistentes mesmo que quando chego realmente perto de alguma coisa ele funcione normalmente. O que não é normal é dar ré no meio do nada e ele achar obstáculo aonde não tem. É um verdadeiro saco isso…Poderia me ajudar? Aguardo seu retorno!
    um abraço

    • Olha rapaz. todo sensor vem A,B,C,D o A tem que ficar no lado direito e o B do lado do A so que mais no meio, nao tao no meio. tipo A* B* (PLACA DO VEICULO) C* D* viu o esquema ?
      LIGAR o sensor A e colocar ele no lado esquerdo do carro vai confundir o sistema. pois A B C D significam o lado em que se encontra cada sensor. POr isso, se eu por o sensor que ta ligado no A do lado Direito, la no painel ele vai mostrar errado. a sequencia ja diz tudo A < B C > D

  • Tenho um Golf com sensor original da Bosch, quando aciono a ré o sensor apita sinalizando que foi ativado porém os sensores não funcionam. Sabe me dizer se um sensor queima todos param de funcionar? Sabe como faço para testar?

  • Amigo, bom dia!
    Como já citado aqui nos posts.
    Procurei em vários locais e ninguém possui disponível aqui no ES.
    Como faço para adquirir esse Bosh ParkPilot?
    Onde você adquiriu esse que foi utilizado no tutorial?

    Grato pelo retorno.

  • Boa Tarde amigo

    estou tentando instalar no meu carro.
    me tira uma duvida por favor!

    Referente aos fios de alimentação!

    O Marrom é o Terra
    O Cinza é o 12V vai ligado onde?
    e o Laranja DIAGNOSE liga onde?

  • Olá, tenho um polo sedan, recebi uma batida no para-choque, e o mecanico achou um outro para-choque, só que com sensores de estacionamento, queria saber oque tenho que fazer para instalar esses sensores. aguardo respostas, grato.