Como Instalar passo-a-passo as baterias auxiliar do som do seu carro

Uma pergunta que deve rodar na cabeça de muitos fanaticos em som automotivo é a seguinte: Como instalar duas, três ou mais baterias auxiliares no som do carro?

Hoje irei ensinar para vocês como instalar passo-a-passo a bateria auxiliar do som do carro, e já respondendo a algumas perguntas que eu recebi por email sobre os meus tutoriais, eu estou fazendo esses artigos simplesmente pelo fato de ser um amante do mundo automotivo e também por já ter gasto muito dinheiro pagando para algumas lojas por serviços banais, e creio eu que inúmeros internautas pensam da mesma forma não é verdade. Então vamos ligar os fatos, uma pessoa geralmente troca de carro na vida pelo menos umas três vezes, e caso você queira instalar o som terá que pagar o mesmo serviço as três vezes não é verdade, então com certeza você irá ficar contrariado, mas pensando nisso estou escrevendo esses artigo para que você possa entrar para o mundo automobilístico de cabeça. Mas deixando essa historia de lado vamos para o que realmente interessa.
O primeiro passo: Os matérias necessários, primeiramente você terá que escolher o local onde você pretende colocar a bateria, e te darei algumas opções: Atrás do Banco do Motorista ou Passageiro conforme a foto abaixo e caso sua caixa de grave não seja muito grande dentro do próprio por mala. Você terá que comprar um cabo de no mínimo 21 milímetros para ligar a bateria original do carro com a auxiliar. E porque essa espessura do fio? Bom, como eu falei é no mínimo de 21 milímetros, ou seja, caso você tenha outro mais grosso não tem nenhum problema, somente não aconselho que vocês coloquem um cabo mais fino, porque o mesmo pode esquentar e até provocar um curto pela alta amperagem que irá correr por esse cabo.
Outra indicação são os porta fusível que você irá colocar nesse cabo eu particularmente proponho que você compre três por fusível de no mínimo 60 amperes, mas essa amperagem irá variar conforme a potência dos seus amplificadores.
Então vamos a instalação: Primeiramente você deverá achar alguma brecha para passar o cabo que irá ligar diretamente nas duas baterias, ou seja, o cabo que eu falei acima de 21 milímetros e esse cabo você irá ligar no pólo Positivo das duas baterias, conforme a foto a baixo, mas notem que eu coloquei dois porta fusível no mesmo cabo. Porque? Bom, como vocês irão passar o cabo de dentro do carro para o motor ele irá para certamente pela lataria do carro não é verdade, então com esses dois porta fusíveis você irá proteger ambas as baterias, caso o cabo se corte ou descasque o que seria muito improvável, porém, como diz o ditado “Melhor Cuidar do que Remediar” não é verdade. O pólo negativo da bateria auxiliar você irá ligar em algum parafuso diretamente na lata do carro, geralmente ligam no parafuso do cinto de segurança, isso porque o cabo que você irá ligar o negativo dever ser da mesma espessura do positivo.
Obs: no cabo que você irá puxar da bateria auxiliar até o amplificar você deverá colocar outro porta fusível. Confiram essa imagem que eu preparei para demonstrar a instalação.
E caso você queira colocar várias baterias pelo numero imenso de amplificadores no carro basta fazer a mesma ligação entre todas as baterias, vejam na foto abaixo várias baterias ligadas juntas, porém, vocês podem notar que não tem um fusível ligado entre elas, e porque? Como eu falei acima os fusível entre as baterias são somente para evitar que o fio que vem da bateria da frente que passa pela lataria do carro provoque um curto no sistema caso ele corte com o movimento dele diretamente na lataria.
Contudo, espero que tenham gostado, e caso surja qualquer dúvida basta entrar em contato pelo comentário abaixo.




569 thoughts on “Como Instalar passo-a-passo as baterias auxiliar do som do seu carro

  1. Vitor Alves

    Olá, tenho um som de 2 sub 12 de 300 rms cada, 4 cornetas de 120 rms cada, 2 Twitter de 120 rms cada, 2 médio de 350 rms cada, minha bateria é de 60, de quantos amperes seria uma fonte ideal para esse som?

    Obrigado!
    Vitor Alves

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Pode instalar sem medo, pq ira aumentar apenas a amperagem e nao a voltagem, sendo assim nao trara nem problema a parte eletrica.

      responder
  2. ADELINO

    ESTOU COM A BATERIA DO CARRO DE 70 AMPERES E AI DO SOM E DE 60 AMPERES, O MEUI SOM TEM 2 GRAVE 2 TWITER E 2 CORNETAS ESTA BATERIA DE 60 CONSEGUE SUPORTA ISSO, OU PODE AVER ALGUM PROBLEMA MAIS PARA FRENTE.. VLW OBRIGADO.

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Dependendo da potencia do seu amplificador e dos subwwofers acredito que nem iria precisar de bareria auxiliar no seu projeto.

      responder
  3. alex

    e ai blza? me ajude pfv , estou pra montar meu som tenho dois xp de 12(500 rms) uma som digital 2000 pra tocar eles duas cornetas e um super twiter da heros mas eo so tenho uma bateria de 60 amperes no meu carro so que meu carro teim ar condicionado e o alternador dele é de 90 o que vc me fala valeo

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Irá precisar de uma bateria auxiliar, a questão do alternador não influencia, porque o seu dará conta de carregar as duas baterias, mas irá demorar um pouco, ou seja, quanto mais potente o alternador mais rápido ele consegue carregar as baterias.

      responder
  4. Adair Silva

    tenho uma bateria moura nova de 70 amp no cofre do carro e outra de 160 no porta malas pro som!!A duvida e a seguinte!! O alternador nao ira sobrecarregar a bateria menor por ficar mais tempo carregando a maior ja q as duas estao interligadas??

    responder
  5. gilson

    olá amigo to em duvida em qual fonte pegar qual fonte vc me sugeri e a amperagem ?

    02 Modulo Roadstar Power One Rs-4510mp 2400watts

    02 Sub bravox Premium de 400rms

    04 cornetas D200 Selenium

    02 Tuita Selenium

    01 Bateria heliar de 60 amperes

    fico grato desde já e quanto fica para o cep 41311322

    responder
  6. willian schardosim

    qual amperagem de bateria auxiliar vcs me recomenda para usar num sd1500 ligados a 2 pionner 400 e um sd800 ligados a 4d250x+2st?? eu tenho uma nocofre de 45 e queria usar meu alternador para carregartbm a auxiliar??tem como

    responder
  7. willian schardosim

    qual amperagem de bateria auxiliar vcs me recomenda para usar num sd1500 ligados a 2 pionner 400 e um sd800 ligados a 4d250x+2st?? eu tenho uma nocofre de 45 e queria usar meu alternador para carregartbm a auxiliar??tem como??

    responder
  8. junior quest

    Ola gostaria de saber como faço pra ligar dois módulos em uma única bitola de fio, e como faço pra fazer a ligação de 6 cornetas e 2 twiter… obg… fico grato.

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      A ligação dos alto-falantes e cornetas devem respeita a impedãncia dos canais do amplificador, com relação a ligação da bitola, basta comprar um disjuntor com duas saídas.

      responder
  9. welington santiago

    Boa tarde, gostaria de saber se a segunda bateria do som, se o positivo dela eu deveria ligar na positiva da bateria da frente, ou direto no alternador???

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Recomendo ligar direto no alternador, porque se ligar direto na bateria terá que trocar o cabo que vem do alternador para a bateria do cofre do carro, para que ele aquente a pressão da carga para as duas baterias.

      responder
  10. robson

    meu carro tem uma bateria de 60 anperes, posso colocar mais uma bateria de caminhao de 170 anperes ligada junto,nao vai dar nada de erado se colocar ligada uma na outra e o alternador vai carega as duas

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Problema não haverá, mas caso o seu alternador seja o original do veículo ele irá demorar a carregar as duas baterias. Recomendo trocar também o alternador por um de 150 amperes.

      responder
  11. Felipe Duarte

    Olá amigo, eu tenho 4ultravox de 12 de 400 rms cada e vou colocar um modulo stetsom 6k5 e tenho a bateria do carro e quero colocar mais duas de 60 amp será que chega ??

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Acho melhor colocar mais bateria. Olha no manual quando o amplificador consome, assim não terá problema com alimentação e o som queimando ou entrando em proteção.

      responder
  12. Marangoni

    Vou ligar ambas as baterias em paralelo,até aqui tudo bem.
    Mas quero utilizar o som somente com a bateria instalada para o som.
    Pois quando acabar a carga o som para,mas tenho a bateria do veiculo carregada,para dar partida no carro. entenderam? Então como devo fazer esta ligação?

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Você terá que instalar um relê duplo de farol, porque ele consegue fazer esse corte, sendo que o alternador irá carregar as duas baterias quando o carro estiver funcionando, mas desligado o veículo o som só irá consumir a bateria auxiliar que é para o sistema sonoro.

      responder
  13. David

    Tenho uma bateria 180ah na mala e no cofre 75ah só que descarrega um dia pró outro tira uma dúvida o negativo da auxiliar aterrei e o mesmo liguei na potência é o certo? Ou tem que se outro terra individual?

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Utilize uma fonte para manter essas baterias carregadas, porque seu alternador deve ser fraco para carregar as duas. O aterramento não tem nada haver com o descarrego das bateriais, irei fazer um artigo falando justamente sobre isso, sobre o consumo de bateria mesmo com sistema desligado.

      responder
  14. samuel

    tenho no meu carro uma caixa com 2 subwofer de 6″ de 250watts e 3 cornetas de 160watta 2 twetter de 100watts, modulo de 1.600 watts para os graves e um modulo de 500watts para as cornetas.
    tenho uma bateria de 80 amperes
    qual bateria recomenda?
    obrigado

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Instale pelo menos uma de 100 amperes para o som, além de ocupar pouco espaço, poderá ser instalada diretamente no porta mala. Veja que temos uma tutorial que ensina como instalar o rele duplo de farol que irá fazer o corte de energia para não ficar sem bateria para o carro.

      responder
  15. Eduardo de oliveira castellani

    Olá, obrigado,

    O meu problema é mais simples, minha bateria do meu gol esta ruim, ( 60 amperes ) e penso em colocar outra para auxiliar na partida apenas, ( de 40 amperes ) Mas ali na ligação do seu esquema, surgiu uma duvida, Eu ligo um fio no positivo do alternador, sendo esse fio vindo da bateria reserva e o outro fica ligado normal? O cabo positivo da bateria que esta no carro, continua ligado onde esta, e o outro positivo é que liga no positivo do alternador? um abraço

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Justamente como falou, não irá alterar a ligação do positivo original do carro com a bateria que está no cofre. Porém irá passar outro cabo desde a bateria do cofre do carro até a bateria auxiliar que fica no porta mala.

      responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *