Como instalar o som no meu Corolla?

O Raphel entrou em contato conosco com as seguintes dúvidas:

Gostaria de sua sugestão sobre como fazer isso. Primeiramente, abaixo, segue as especificações do som que tenho:

Anexo as fotos do som.

1 voltimetro Stetsom com medidor de bateria
1 crossover Stetsom STX 84
1 Módulo Mono Stetsom 2k5 D (não encontrei o link correto do 2k5D, o abaixo é do 2k5E)
1 Módulo Mono/Stereo Dub 600 4 canais de 150 rms
1 caixa dutada para 2 falantes de 12 polegadas de 2,5 mm de espessura da madeira
1 caixa para 2 cornetas e 2 tweeters
2 tweeters Selenium
2 Cornetas longas selenium
2 Tornados de 12 polegads de 600 rms cada um.
Cabos RCA Stetsom
1 Disjuntor de 140 amperes

Abaixo minhas dúvidas:

1 – Meu carro é um Corolla modelo novo, 2009 Flex automático, que tem por original bateria Heliar de 52ah e alternador que deve ser de até 60ah. Com base no som acima, vou instalar uma bateria auxiliar. Vou usar esse som ligado, sem deixar o carro ligado, no máximo 1 vez a cada 2 meses (muito raramente) por no máximo 6 horas. A bateria de gel é muito cara e não pretendo comprar uma de gel. Cogitei com o instalador de som colocar uma bateria KMF ou LIDER de 90ah selada com placas mais grossas, porém ele me disse que por questão de valores, valeria mais a pena colocar uma de 150ah, de caminhão mesmo pelo fato de eu ter mais carga por um preço similar à de 90ah. Obs.: Não vou trocar e não quero trocar o alternador de meu carro. Sei que ele irá carregar toda a bateria porém num maior tempo, o que não é problema pra mim. Vc concorda com isso? Qual a sua sugestão de bateria com base no som que tenho?

Resposta:  Primeiramente, quando se investe tanto nos equipamentos não se deve pensar em economizar na hora de comprar os itens de alimentação do projeto, por isso a vezes carros com bons equipamentos ficam com o som sem qualidade.

Acredito que irá precisar de uma bateria auxiliar de no mínimo 100 amperes, porque o amplificador que irá tocar o grave consome muita carga, e a bateria dessa amperagem tem a vantagem de ser pequena e poder ser instalada em qualquer local do carro. Porém, mesmo que instale uma bateria de 150 amperes para deixar o som tocando por 6 horas as vezes terá que ligar o carro para carregar a bateria, além de colocar um relê para que o som consuma apenas a carga da bateria auxiliar quando o carro estiver desligado.

Abaixo uma relação de preços de bateria que posso comprar na cidade (Sorocasa/SP) onde moro (não quero pagar frete de cidades de fora).

150ah selada marca BOSH = R$479

150ah não selada marca LIDER= R$325

90ah selada marca LIDER= 270

90ah não selada marca LIDER = 249

É melhor comprar uma selada ou não selada? Isso irá impactar muito no meu caso?

Resposta: Por questão dos preços, com certeza deve optar pela bateria de 150 amperes. Com relação a bateria selada ou não, com certeza deve optar pela selada, porque além de evitar a manuteção a emissão de gases no interior do carro é bem menor. Mas com relação ao som não há impacto.

2 – O instalador que irá atuar em meu carro sugeriu, para não descarregar a bateria do cofre, usar dois disjuntores. Um entre a bateria do cofre e a auxiliar (pelo cabo positivo) e outra entre o alternador e a bateria do cofre, e disse que assim uma não roba carga da outra e que quando eu quiser, posso alterar só desligando e ligando tais disjuntores. Isso funciona? O modo de instalação está correta? É a melhor relação custo x benefício? O que me sugere? Li no fórum que vc sugere instalar relés. Como faria isso? Resumindo: Vale a pena utilizar disjuntores ou relés? Pode por favor explicar como devo fazer a ligação daquele q vc me sugerir (relé ou disjuntor)? À propósito,se for disjuntor, de quanto teria que ser a amperagem? 140A? 200A? Se for relé, qual a medida/capacidade do relé?

Resposta: A instalação dos disjuntores está correta. A diferença entre o disjuntor e o relê é que, com o disjuntor você deve manualmente desarmar ele para que não consuma a bateria do cofre, ou seja, caso você esqueça estará enrrolado, já o relê não, uma vez instalado se desligar o carro ele automaticamente irá desconectar as baterias, porém se colocar o relê terá que colocar porta fusíveis nos locais que iria instalar os disjuntores, porque ele tem apenas a função de evitar o roubo de carga e não de proteger o sistema elétrico do carro.

3 – Com relação ao cabo positivo, já tenho cabos de 21mm, mas li também no fórum que o de 25mm é mais barato. O q vc me sugere? Qual medida do cabo e quais marcas?

Resposta: O melhor é colocar o cabo de 25 mm no mínimo nesse projeto seu, mas se a bateria auxiliar estiver próxima dos amplificadores procure comprar cabos de 35 mm, com relação a marca, o que costumo utilizar é da pompeia.

4 – Meu tocador de som é uma central multimídia de marca MIDI e que já tem saídas RCA.

5 – A bateria auxiliar irei instalar na mala mesmo (dado para referência do cabeamento e comprimento do mesmo).

6 – Sabe me dizer quais saídas do CrossOver eu devo utilizar para os woofers, cornetas e twiters?

Resposta: Para tocar os woofers, como ele também tem a função de tocar voz, utilize a saída “FLAT”, esse é praticamente um canal que não é filtradas as frequencias, porque os woofers não precisam de corte de frequencia, mas no crossover é possivel controlar o ganho do canal, os tweets no canal “HIHG” e as cornetas no canal “MID”.

Muito obrigado pela atenção e agradeço muito mesmo pelo suporte que puder prestar.

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • fiação som corolla
  • onde passar o fio no corolla da bateria pra dentro
  • onde fixar potencia no corolla
  • manual de como instalar um relé para ligar o modulo do son
  • imagem instalação de crossover stetsom
  • como ligar o modulo no crossover
  • esquema de ligacao do som original do corolla 2009
  • corolla som instagram
  • como ligar um crossover a dois modulo
  • como ligar o som do corolla
  • stetsom 2k5 eq toca voz



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *