Como instalar o relê no remoto do cd-player para ligar amplificadores e coolers (ventoinhas)
relê auxiliar para o som do carro

visão interna do funcionamento do relê auxiliar

Como é comum na hora de instalar um som automotivo de peso no carro é necessário usar vários equipamentos que só serão acionados ao ligarmos o CD-player, ou seja, com a saida do remoto, porém, como essa saída tem uma tensão muito baixa alguns cd-player acabam queimando essa saída, e isso ocorre pelo fato de sobre carga sobre o mesmo. E surge a pergunta como evitar que o remoto do CD-player queime? a resposta é bastante simples, é necessário usar um relê para não exceder o limite da corrente da saída remota (remote) do cd-player, cerca de 300mA.

Esse relê não necessita de ser muito forte, um barato de 12 Volts e uns 5 Ampéres já serve e custa até R$5. Mas quanto mais corrente ele suportar melhor, não há desvantagem e você terá mais segurança evitando que o relê derreta caso a corrente que passar por ele aumente acima do valor nominal.

Um relê simples é composto por 4 terminais(2 + 2), ou 5 terminais (2 + 3), outros mais sofisticados podem ter 8 (2 + 3 + 3) .. 14 (2 + 3 + 3 + 3 + 3).

O relê nada mais é que um eletroímã que quando alimentado atrai uma chapa de ferro que fecha um contato que era Normalmente Aberto(NA) e abre o outro Normalmente Fechado(NF).

2 são da alimentação: (+) positivo e (-) negativo, por aqui, você controla o relê abrindo ou fechando os terminais controlados

(C) (comum) é a entrada de energia que vem direto da bateria passando opcionalmente por um fusível

(NF) é a saída normalmente fechada que é normalmente conectado a entrada comum quando o relê está desligado, isto é, sem alimentação

(NA) é a saída normalmente aberta que é ligado a entrada(C) somente quando o relê está alimentado, é o inverso do NF.

Se você tem dúvidas na pinagem do relê, pode ir fazendo testes, primeiro, descobrindo quais são os pinos de alimentação, utilizando uma fonte de tensão de 12 Volts (pois estamos falando de relês de 12 Volts), vá testando até ouvir o barulho do relê sendo acionado com isso você já achou os pinos de alimentação (+) e (-), tanto faz um terminal ser (+) e outro (-), depois, com um multímetro, teste quais pinos estão em curto e abrem ao ligar o relê, com isso você descobriu os pinos (C) e NF, mantenha uma ponta do multímetro num destes terminais(C) e teste o(s) pino(s) restantes, se ele estiver aberto e fechar com o acionamento do relê, você acaba de confirmar o ponto (C) e o NA.

O pino de entrada (C) você pega do positivo do amplificador e o (-) do relê você pega do negativo do amplificador (ligação em paralelo), você pode utilizar um fusível compatível com o valor nominal do relê. O acionamento, fio (+) do relê, você pega em paralelo com o remote que vem do cd-player e está ligado no amplificador. E a saída NA (normalmente aberto) do relê você alimenta os coolers, outros amplificadores ou outros dispositivos de baixa corrente. Como eles são de baixa potencia, cerca de 0.18A (no caso dos coolers), você poderá ligar uns 5 coolers em paralelo que não chegará em 1A de consumo.

Uma dica para direcionar o ar para varios amplificadores, é montar um sistema de dutos utilizando cano de PVC e fibra de vidro para montar o acabamento do cooler para o tubo, e este tubo pode ter aberturas direcionando o ar para determinado amplificador.

visão dos polos do Relê

30- ligar direto em um fio da bateria com um fusível (1 Ampére para amplificadores, 2 Ampéres para coolers e 5 Ampéres para neons, veja o consumo dos equipamentos alimentados pelo relê)
85- ligar na lata do carro
86- ligar no remote que sai do cd-player
87- ligar nos remotes do amplificador, ventoinha, neon, etc (verifique a capacidade de corrente suportada pelo relê)

Ligando buzinhas em um relê
Se for ligar uma nova buzina que na maioria das vezes o sinal que vem do botão no volante, esse sinal é o terra. Então a ligação fica da seguinte maneira:
30- ligar direto em um fio positivo na bateria
85- sinal que vem do botão da buzina no volante
86- ligar direto no 30 do relê (isto é, no fio positivo da bateria)
87- ligar no positivo da nova buzina ( e o terra da nova buzina na lata do carro)


Pesquisas que levaram a este artigo:

  • como fonciona um rele de 5 pinos no som automotivo
  • como instalar ventoinha no modulo
  • como ligar o cooler do jetta
  • rele autumotivo comu estalar
  • rele de buzina como instalar
  • rele universal saida negativa

Share this post

  • Subscribe to our RSS feed
  • Share this post on Delicious
  • StumbleUpon this post
  • Share this post on Digg
  • Tweet about this post
  • Share this post on Mixx
  • Share this post on Technorati
  • Share this post on Facebook
  • Share this post on NewsVine
  • Share this post on Reddit
  • Share this post on Google
  • Share this post on LinkedIn
10 Responses to "Como instalar o relê no remoto do cd-player para ligar amplificadores e coolers (ventoinhas)"
  1. Responder Ronny 2 de julho de 2010 08:14 am

    Olá, Gostaria de Saber qual Fio usar para fazer essas ligações, Remote, Bateria???
    Fico no Aguardo Obrigado!!!

    • Responder admin 2 de julho de 2010 09:07 am

      Então colega, quando você estiver instalando o relê você vai ligar tanto o remoto quanto o da bateria, porque o relê tem cinco ligações conforme esta especificado acima e também pode ser visto na foto.

  2. Responder EDER LAMAO 5 de outubro de 2010 22:17 pm

    da pra desligar o som com um rele de 4 pinos usando pulso negativo de um alarme gualquer
    detalhar a instalaçao por favor.

  3. Responder Christiano Gaio 15 de março de 2011 12:50 pm

    Boa tarde.
    tava querendo um rele que funcionasse da seguinte forma:
    ele fosse ligado em uma passagem de um circuito vindo um positivo e a saida negativa ligada no circuito na entrada positiva do circuito, uma perna do rele um um pulso positivo ai ele mandaria um pulso continuo para ligar outros dois reles (usados para corte);
    se eu deligar o negativo ele não manda o puldo para os outros dois reles ou se eu não tiver o pulso continuo positivo, ou seja se eu cortar o negativo que é positivo no circuito ou o pulso os outros dois reles de corte continue sem funcionar porque não vai receber o pulso deste rele. Os dois reles de corte só recebera o pulso caso tenha a ligação do negativo do rele no positivo do circuito e um pulso positivo no rele para ter uma saida de pulso, fora isto não tenha uma saida.
    Grato ai pela ajuda ou tentativa de ajuda.

  4. Responder cleiton 16 de junho de 2011 18:55 pm

    olho se eu ligar direto no positivo e no remote da certo ? e uma luzinha mini sport e fraquinha eu acho que não da ploblema mais e bom tirar duvidas

    • Responder Rogério Moreira 21 de junho de 2011 08:51 am

      O relê tem tanto entradas positivas quanto negativas, mas você pretende ligar o remoto para acionar o que no veículo através do relê.

  5. Responder antonio henrique 23 de fevereiro de 2012 15:28 pm

    se eu ligar o positovo(+) e o negativo(-) direto no modulo ele ira disparar sem o remote ?
    se nao disparar oq eu devo fazer para que ele dispare sem o rele?
    msn:henriq[email protected]

    • Responder Rogério Moreira 23 de fevereiro de 2012 23:41 pm

      Vai disparar sim, porém ficará funcionando 24 horas mesmo com o som desligado o que levará a descarregar a bateria do veículo.

  6. Responder alencar 27 de agosto de 2012 21:38 pm

    ola boa noite tenho um modulo sd8000 ligada em 4auto faltante selenium mb1200 ligado em um citroen c3 no radio original pois ele num tem remote teria como fazer um remote p minha potencia pois estu usando uma geral no isqueiro aguardo alguma resposta se tiver como fze o que procuro grato

    • Responder Rogério Moreira 30 de agosto de 2012 10:47 am

      no caso teria que instalar um fio positivo ligado diretamente na bateria e com uma chave de liga e desliga no painel para ligar. Por outro lado, poderia fazer o serviço com auxilio de um relê, mas nesse caso iria precisar de um profissional, porque o serviço é mais complicado.

Leave your response

Powered by Wordpress Themes