Como instalar o crossover no som do carro?

Essa com certeza é uma dúvida que noventa e nove por cento das pessoas que querem instalar o som no carro se faz! Como instalar o crossover no som do carro? E qual a finalidade desse acessório no som do carro? Bom ele não amplifica o som do carro o que muitos com certeza pensa. Ele serve para dividir as freqüências do seu som, ou seja, o grave diretamente para os subswoofers, os médios que seriam a voz do cantor ou outras batidas que não sejam tão secas igual o grave ele manda para os mid, ou para quem usa os 6×9, e os agudos para seus tweeters, esse é a função de um crossouver.
E com isso, você pode evitar a queima de muitos equipamentos e como os tweeters e os médios que são os falantes que mais queimam quando enviado todas as freqüências neles.
Bom o como instalar um crossouver? Vou mostrar passo-a-passo como instalar esse modelo que estou na mão e caso tenha outro modelo e tenha alguma dúvida basta entrar em contato.


Primeiro passo: É necessário que você tenha pelo menos três cabos RCA que seria um para mandar o sinal do CD-Player para o crossouver, caso você tenha saída de subwoofer no CD-Player, você irá necessitar de dois cabos para ligar do CD-Player no crossover, claro tem outra opção, coloque apenas um cabo e ligue dois cabos “Y” em cada ponta, e também vai precisar de outros dois que vão do crossover para o amplificador, caso você tenha mais de um amplificador no carro, como um para grave e outro para outras freqüências indico que coloque mais um cabo RCA para colocar um para agudo e outro para médio.


Segundo passo: Esses polos são os da alimentação do crossover, “Remote” é o remoto do CD-Player que costuma ser o fio azul com uma listrinha branca, “GND” é o terra do crossover que você vai ligar na lata do carro onde você achar um parafuso preso direto na lata do carro é um ótimo terra, “Bate 12+” Esse é o positivo esse você irá ligar direto na bateria do carro e pronto a alimentação do crossover esta pronta.

Terceira parte: Essa é mais complicada um pouquinho e vai variar dependendo do modelo do seu CD-Player, porque? Alguns CD-Players vem com saída front e também com saída de Sub Woofer, ou seja, para os mais leigos no assunto o CD-Player com apenas duas saídas uma branca e outra vermelha de RCA são os que vem apenas com saída front, agora os modelos que vem com quatro entradas esses são os que já vem com saída de sub woofer e claro vem escrito nos pólos os de subwoofer e o fronte.


Agora conforme a foto mas por numero primeiro o “INPUT” é onde o sinal irá entrar no crossover a entrada subwoofer são apenas para os modelos de CD-Player que vem com essa saída, Front é para todos, essa são as entradas que são os números 1 e 2 da foto.

3 – esse é a saída do crossover sem divisão de freqüência, ou seja, essa saída é caso você queira conectar o som do seu carro em outro carro, essa é a saída que você irá conectar o RCA que vem do outro carro, caso você utiliza woofer no seu som é uma boa pedida porque os woofer (ex: Eros) são mas parrudos esse não precisam de separar freqüência então se você quiser que ele toque aquela voz mais grosa conecte o amplificador dos woofers nessa saída fica bem legal.

4 – Essa saída é onde você ira conectar o amplificador que irá tocar o grave que seriam os subwoofers, caso você utilize apenas um amplificar conecte o RCA da saída de Grave.

5 – Essa saída são os médios do som que seriam os mid bass ou quem utiliza corneta ou 6×9 que irá mandar apenas a freqüência dos falantes. A surge a pergunta posso conectar os woofers (ex: Eros) nessa saída? Claro que pode, porém, já te adianto de anti mão que vai ficar um gritaria seu som igual as cornetas, é ele não vai queimar usando ele aqui nessa saída, mas você conectando na outra saída (numero 3) e regulando a potência do amplificador para não passar distorção para os woofers eles também não vão queimar.

6 – Essa saída é para os famosos tweeters que são os falantes mais enjoados do som, porque? basta piscar torto para eles queimarem, então cuidado na hora de regular a saída desse falante, não jogue muita potência encima deles.


Não vou aprofundar muito em regulagem porque fica a gosto do dono do som, mas adiantando vou numerar onde no crossover é a regulagem de cada falante, o numero 1 é a regulagem do sub-woofer (Grave), o numero 2 e a regulagem dos Médios (voz do som) e o numero 3 são os tweeters (agudo), essa barra de rolagem de baixo de cada um, onde mostra de um lado “min e do outro max” é a potência que irá para cada falante, com essa chave você ira controlar a potência que vai ser mandada para cada falante.

Onde eu coloquei essas setas de amarelo são os reguladores de freqüência dos falantes, bom no caso da saída de grave, numero 1 quanto menor a marca que você escolher são aquelas batidas secas (exemplo: bum bum bum) agora se você escolhe uma freqüência maior o grave fica mais estendido (exemplo: buuuuummmmm buuummmmm bummmmm). A freqüência da voz o numero 2 é o seguinte, quanto maior a frequência mais fina será a voz, e com isso, que você deixa seus falantes gritando igual a cornetas, então ligue o som e coloque da forma que você achar melhor, agora o mais chato que são os tweeters esse é o seguinte aquele barulho que até dói dentro do ouvido é quando você coloca em uma freqüência muito alta, mas cuidado é melhor colocar em uma freqüência alta e abaixa a potência que irá ser mandada para ele, do que deixar em uma freqüência baixa e o tweeters torrar, por isso falo que é o mais chato.

A marca de vermelho onde esta escrito Subwoofer funciona da seguinte forma, caso seu CD-Player tenha saída de sub-woofer e você tenha conectado conforme especificado acima, nas entradas do crossouver, ele serve apenas para você que esteja escutando aquele musica que você não queira grave de forma algumam, desligar apertando esse botão o grave do som, mas lembre serve apenas para os modelos de CD-Player que tem a saída de subwoofer e que esteja conectado separado do front conforme explicado acima. Surge a pergunta! Os CD-Player que não tem essa saída não tem como tirar o grave? Claro que tem basta ir na barra de potência dos sub e colocar no mínimo que vai continuar tendo um grave mas muito baixo.

A marca de azul é onde você controla a potência e freqüência de entrada do CD-Player para o crossover, ou seja, nessa regulagem fica toda a potência que irá ser distribuída para as demais saídas do crossover.

Veja a foto do crossover com os cabos devidamente instalados:


Pesquisas que levaram a este artigo:

  • como fazer o corte megacharge de 1500 e 10 corneta 405
  • como instalar crossove para nao dar
  • como instalar crossover
  • como instalar crossover no som onde
  • como regular ocrossover da potencia t400 só pra cornetas
  • diagrama do rca para liga grosove
  • módulo que nao precisa de crossover
  • o modulo stetsom 1k5 serve para agudo

Share this post

  • Subscribe to our RSS feed
  • Share this post on Delicious
  • StumbleUpon this post
  • Share this post on Digg
  • Tweet about this post
  • Share this post on Mixx
  • Share this post on Technorati
  • Share this post on Facebook
  • Share this post on NewsVine
  • Share this post on Reddit
  • Share this post on Google
  • Share this post on LinkedIn
249 Responses to "Como instalar o crossover no som do carro?"
  1. Responder Fernando Luna 18 de fevereiro de 2012 12:17 pm

    Amigo bom dia! Tenho um crossover Stetsom stx 62.. Gostaria de uma regulagem pra ele, pois nao entendo nada de regular crossover. Consegui instalar perfeitamente, só falta a regulagem.. Outra duvida é: Minhas cornetas vieram com capacitadores, preciso tira-los ao instalar o crossover? Abraços e Obg

    • Responder Rogério Moreira 22 de fevereiro de 2012 15:00 pm

      Nâo precisa retirar os capacitores, assim mesmo que na regulagem mande uma frequencia errada para as cornetas elas não vão queimar. Com relação a configuração isso pode depender de pessoa para pessoa, o certo é reduzir a frequencia de todos os canais e ir aumentado até conseguir a configuração que te agrade.

  2. Responder felipe 19 de fevereiro de 2012 09:15 am

    como aterrar o rca para fica bem feito…?

    • Responder Rogério Moreira 20 de fevereiro de 2012 22:10 pm

      Você irá plugar um fio no negativo do som e ligar no polo de fora do RCA.

  3. Responder Erick p 2 de abril de 2012 17:04 pm

    Amigo no meu carro tem um modulo piramid ai eu instalei um crossover e comeco a da um ruido auto quando ligo o carro, como fasso pra tirar ?

  4. Responder Joao Victor 13 de abril de 2012 17:07 pm

    Ola primeiro parabens gostei muito do seu post achei muito simples mas muito esclarecedor!
    Obg!!

  5. Responder Carlos franca 26 de abril de 2012 13:40 pm

    Séria possivel vc entrar em contato via email pois gostaria de fazer varias perguntas pois moro nô exterior e a qui nao acho ninguem par montar um som profissional e quero montra um som top. Por favor entre em contato valeu

  6. Responder Messias Moraes 1 de maio de 2012 23:18 pm

    Olá amigo, gostei muito dessa aula de como instalar um crossover, confecciono mini trio elétrico e não tenho muita esperiência com som automotivo. Valeu!!!!!!!!

  7. Responder Toiim ToToZo 6 de maio de 2012 19:20 pm

    Bom , gostei da postagem , para instalar um crossover bc-82 , é a mesma coisa ?
    tenho uma piramyd para as 6×9 ii os tweetrs
    e uma roadstar para o gravee …
    é o mesmo esquema de instalaçao ?°

    • Responder Rogério Moreira 7 de maio de 2012 10:19 am

      Isso mesmo, basta seguir o tutorial porque os polos desse modelo de crossover são os mesmos.

  8. Responder rafael 7 de agosto de 2012 20:48 pm

    amigo estou com um problema liguei o crossover desse jeito q vc falou ai mais nao sai voz nem nda e quando sai fica bem baixo e com ruido, intao liguei o cabo q vem dos modulos direto no toca cd, o modulo da voz uma stetson 1k5 na saida do toca cd onde sai voz e o rca do grave na saida sub intao funciono normal vc tem alguma ideia de qual poderia ser o problema ah tambem ja tentei colokar otro crossover e deu a mesma coisa

    • Responder Rogério Moreira 8 de agosto de 2012 11:00 am

      Você está ligando corretamente o cabo que vem do CD-player para o crossover na entrada de voz e de grave.

  9. Responder Spykers 1 de outubro de 2012 22:38 pm

    OEm 1º parabens pela postagem, sempre que tenho dúvidas acabo parando em seu site e consigo resolver, agora estou com uma baita dúvida..tenho um dvd da bravox com saida p sub + taramps ta 1000d com saída em 2 OHMS a 1 canal..e tenho um trio com sub de 600wats da saturno de 12″ + 2 cornetas de 100wats cada + um super twiter de 100 wats, a pergunta é “por ter somente um canal no módulo eu consigo instalar o crossover e regular o sub + corneta e twiter, ou tenho que comprar outro módulo somente para o estéreo…grato

    • Responder Rogério Moreira 3 de outubro de 2012 19:56 pm

      Não terá como fazer o corte de frequencia, no caso irá precisar de outro amplificador, no caso uma power one seria boa para tocar o drive e o tweeter, assim ganhará em potência e qualidade.

  10. Responder juan 25 de outubro de 2012 15:24 pm

    olá parabens pelo tópico, gostaria de saber de quantas vias crossover precisa ter pra tocar meu som, (2 alto falantes 15″ 2 tweeter 3 cornetas um modulo 1000 v e um ab 200, de já agradeço.

    • Responder Rogério Moreira 4 de novembro de 2012 08:38 am

      Não entendi sua dúvida! Está querendo saber qual o melhor crossover para o seu projeto de som?

  11. Responder luciano 6 de dezembro de 2012 12:59 pm

    ola amigo eu tenho um pioneer 3280 bt um modulo banda 320 uma caixa de canto de fibra um kit 2 via na frente e atras. Se eu estalar um crossover vai melhora meu som ou nao compensa…

    • Responder Rogério Moreira 8 de dezembro de 2012 19:31 pm

      Mas os kit 2 vias já possuem capacitores, não acho que seja necessário o capacitor, apenas irá limpar a frequência que vai para o subwoofer.

  12. Responder alisson 20 de março de 2013 07:55 am

    Ola amigo tenho dois bicho papao de 15 com um taramps 1600 empurrando + 6 d250x celenium e dois tweeter celenium com um b-buster 2400gl empurrando! tenho uma mega capacitor! tudo instalado! vc ver necessidade de colocar um crossover no meu equipamento? Aguardo resposta Obrigado!

    • Responder Rogério Moreira 20 de março de 2013 10:21 am

      Se tiver instalado os capacitores nas cornetas e nos tweeters não veja necessidade, porque no caso dos subwoofer a taramps possui corte de frequencia.

Leave your response

Powered by Wordpress Themes