Instalações

Como instalar o crossover no som do carro?

Essa com certeza é uma dúvida que noventa e nove por cento das pessoas que querem instalar o som no carro se faz! Como instalar o crossover no som do carro? E qual a finalidade desse acessório no som do carro? Bom ele não amplifica o som do carro o que muitos com certeza pensa. Ele serve para dividir as freqüências do seu som, ou seja, o grave diretamente para os subswoofers, os médios que seriam a voz do cantor ou outras batidas que não sejam tão secas igual o grave ele manda para os mid, ou para quem usa os 6×9, e os agudos para seus tweeters, esse é a função de um crossouver.
E com isso, você pode evitar a queima de muitos equipamentos e como os tweeters e os médios que são os falantes que mais queimam quando enviado todas as freqüências neles.
Bom o como instalar um crossouver? Vou mostrar passo-a-passo como instalar esse modelo que estou na mão e caso tenha outro modelo e tenha alguma dúvida basta entrar em contato.


Primeiro passo: É necessário que você tenha pelo menos três cabos RCA que seria um para mandar o sinal do CD-Player para o crossouver, caso você tenha saída de subwoofer no CD-Player, você irá necessitar de dois cabos para ligar do CD-Player no crossover, claro tem outra opção, coloque apenas um cabo e ligue dois cabos “Y” em cada ponta, e também vai precisar de outros dois que vão do crossover para o amplificador, caso você tenha mais de um amplificador no carro, como um para grave e outro para outras freqüências indico que coloque mais um cabo RCA para colocar um para agudo e outro para médio.


Segundo passo: Esses polos são os da alimentação do crossover, “Remote” é o remoto do CD-Player que costuma ser o fio azul com uma listrinha branca, “GND” é o terra do crossover que você vai ligar na lata do carro onde você achar um parafuso preso direto na lata do carro é um ótimo terra, “Bate 12+” Esse é o positivo esse você irá ligar direto na bateria do carro e pronto a alimentação do crossover esta pronta.

Terceira parte: Essa é mais complicada um pouquinho e vai variar dependendo do modelo do seu CD-Player, porque? Alguns CD-Players vem com saída front e também com saída de Sub Woofer, ou seja, para os mais leigos no assunto o CD-Player com apenas duas saídas uma branca e outra vermelha de RCA são os que vem apenas com saída front, agora os modelos que vem com quatro entradas esses são os que já vem com saída de sub woofer e claro vem escrito nos pólos os de subwoofer e o fronte.


Agora conforme a foto mas por numero primeiro o “INPUT” é onde o sinal irá entrar no crossover a entrada subwoofer são apenas para os modelos de CD-Player que vem com essa saída, Front é para todos, essa são as entradas que são os números 1 e 2 da foto.

3 – esse é a saída do crossover sem divisão de freqüência, ou seja, essa saída é caso você queira conectar o som do seu carro em outro carro, essa é a saída que você irá conectar o RCA que vem do outro carro, caso você utiliza woofer no seu som é uma boa pedida porque os woofer (ex: Eros) são mas parrudos esse não precisam de separar freqüência então se você quiser que ele toque aquela voz mais grosa conecte o amplificador dos woofers nessa saída fica bem legal.

4 – Essa saída é onde você ira conectar o amplificador que irá tocar o grave que seriam os subwoofers, caso você utilize apenas um amplificar conecte o RCA da saída de Grave.

5 – Essa saída são os médios do som que seriam os mid bass ou quem utiliza corneta ou 6×9 que irá mandar apenas a freqüência dos falantes. A surge a pergunta posso conectar os woofers (ex: Eros) nessa saída? Claro que pode, porém, já te adianto de anti mão que vai ficar um gritaria seu som igual as cornetas, é ele não vai queimar usando ele aqui nessa saída, mas você conectando na outra saída (numero 3) e regulando a potência do amplificador para não passar distorção para os woofers eles também não vão queimar.

6 – Essa saída é para os famosos tweeters que são os falantes mais enjoados do som, porque? basta piscar torto para eles queimarem, então cuidado na hora de regular a saída desse falante, não jogue muita potência encima deles.


Não vou aprofundar muito em regulagem porque fica a gosto do dono do som, mas adiantando vou numerar onde no crossover é a regulagem de cada falante, o numero 1 é a regulagem do sub-woofer (Grave), o numero 2 e a regulagem dos Médios (voz do som) e o numero 3 são os tweeters (agudo), essa barra de rolagem de baixo de cada um, onde mostra de um lado “min e do outro max” é a potência que irá para cada falante, com essa chave você ira controlar a potência que vai ser mandada para cada falante.

Onde eu coloquei essas setas de amarelo são os reguladores de freqüência dos falantes, bom no caso da saída de grave, numero 1 quanto menor a marca que você escolher são aquelas batidas secas (exemplo: bum bum bum) agora se você escolhe uma freqüência maior o grave fica mais estendido (exemplo: buuuuummmmm buuummmmm bummmmm). A freqüência da voz o numero 2 é o seguinte, quanto maior a frequência mais fina será a voz, e com isso, que você deixa seus falantes gritando igual a cornetas, então ligue o som e coloque da forma que você achar melhor, agora o mais chato que são os tweeters esse é o seguinte aquele barulho que até dói dentro do ouvido é quando você coloca em uma freqüência muito alta, mas cuidado é melhor colocar em uma freqüência alta e abaixa a potência que irá ser mandada para ele, do que deixar em uma freqüência baixa e o tweeters torrar, por isso falo que é o mais chato.

A marca de vermelho onde esta escrito Subwoofer funciona da seguinte forma, caso seu CD-Player tenha saída de sub-woofer e você tenha conectado conforme especificado acima, nas entradas do crossouver, ele serve apenas para você que esteja escutando aquele musica que você não queira grave de forma algumam, desligar apertando esse botão o grave do som, mas lembre serve apenas para os modelos de CD-Player que tem a saída de subwoofer e que esteja conectado separado do front conforme explicado acima. Surge a pergunta! Os CD-Player que não tem essa saída não tem como tirar o grave? Claro que tem basta ir na barra de potência dos sub e colocar no mínimo que vai continuar tendo um grave mas muito baixo.

A marca de azul é onde você controla a potência e freqüência de entrada do CD-Player para o crossover, ou seja, nessa regulagem fica toda a potência que irá ser distribuída para as demais saídas do crossover.

Veja a foto do crossover com os cabos devidamente instalados:


314 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • ola.
    eu tenho um crossouver igual a este.
    só q to com um pequeno problema, ele naum esta tocando o som.
    os falantem somente ficam se excursionando de traz para a frente sem tocar o som.
    ALguem sabe como resolver esse defeito?
    Muito obrigado pela atenção

  • Eu acredito, que o terra do crossouver ou dos amplificadores devem esta com problema, porque tinha acontecido algo parecido comigo mais consegui resolver apenas mexendo no aterramento dos amplificadores.

  • Ola !
    tenho 10 cornetas D250x selenium e 2 super blue de 600 watts e 2 modulos roadstar 800 e roadstar 600 digital
    qual modelo de crossover deverei usar pra esse som automotivo .

    • Eu te indico usar o Crossover Stetsom Stx84 4 Vias, ele é um dos melhores crossover do mercado, tanto em qualidade com filtração de frequencia, porém é um pouco mais caro que os crossover da selenium e da booster.

  • amigo para ligar as cornetas e necessario tirar os capacitores das cornetas e twiter ou dexa com os capacitores ?? obrigado!!!

    • A regra era que assim que você instalar o crossover retira-se os capacitores, porém os tweeters e cornetas são muito sensíveis por esse motivo eu não recomendo que você retire blz.

  • Tenho um crossover Pyramid cr 72, e quando ligo o carro sai o ruído do motor no som, alguem poderia me passar algum jeito de tirar esse ruído???

    • Isso é muito comum nos crossover da pyramid, para retirar esse ruído é complicado, existem muitos fatores que podem esta influenciando a isso acontecer. Amanha irei escrever um artigo sobre os ruídos do crossover, basta acessar novamente o site que estará disponibilizado blz.
      Não irei responder aqui porque são muitas hipóteses.

  • boa tarde,

    essa entrada de subwoofer do crossover, se o rádio possui RCA pra sub ou front+rear q eh o caso dos da sony, nem usando um “Y” eh possivel usá-las?

    • Não entende muito bem sua pergunta. Você quer saber se um Cd-player que tem apenas uma saída, ou seja sem saída separadas de subwoofer e frent se é possível ligá-los no crossover? Se for essa a pergunta, com o “Y” irá funcionar tranquilamente.

  • Olá amigo. Gostei muito do site, mas tenho uma dúvida. Se eu instalar esse crosoouver no carro, já não necessito de um amplificador? Apenas o Cd Player suportaria a potência do subwoofer? Meu Cd Player tem duas saídas atrás: uma delas é subwoofer.

  • Ah, tenho um amplificador de 700 watts. Meu subwoofer é de 1100 watts e os médios 500 watts cada um. Será que o amplificador de 700 watts suportaria toda essa carga?

  • Amigo, tenho uma dúvida com relação à instalação do crossover. Nas saídas que você mostrou na imagem acima: 3, 4, 5 e 6 são onde vou ligar os altifalantes como subwoofer e médios? E em que entrada do crosover devo ligar o amplificador? Meu Cd Player tem saída Subwoofer e Front.

    Não devo ligar altifalante nenhum no amplificador? São todos ligados no crossover?
    Tenho esse equipamento comigo e pretendo instalar:
    – Cd Player Sony Xplod com entrada traseira Subwoofer e Front
    – Subwoofer JBL Xplod 1100w
    – Um amplificador Booster 800w
    – Um par de falantes de 500w cada
    – Crossover mais ou menos como esse que você tem.

    Quero que você me explique onde ligo o RCA Sub que sai do Cd Player, onde vai ligar o Front e onde devo conectar os altifalantes, pois aí é que reside a minha grande dúvida.

    Agradecido.

  • ola amigo tenho um modulo banda 9.8 2canais kro saber c posso usar ele pr sub,s e qual seria bom de quants amperes dev ser a bateria e qual super capacitor usar. obrigado?????

    • Mario, seu eu fosse montar um som com esse amplificador iria usar os seguintes equipamento:
      2 sub pioneer d307, 1 bateria de 100amp e um mega capacitor de 2 farad. Pronto, seu som irá ficar legal e com grave bem bonito.

    • Fabiano a saída do crossover irá tocar tanto o grave quanto a voz???? Se esse for o caso, já indico para guarda o crossover, porque ele não estará tendo função alguma, porque cada saída envia uma freqüência determinada.
      Porém, como pode ser visto no artigo acima, a saída três não filtra as freqüências, ou seja, é como se não estivesse usando o crossover.

  • Boa Tarde!

    Tenho um bx55 um digital de 1200 e outro para voz xfilter ambos roadstar já tenho dois cabos RCA’S um que vai para o modulo da voz e outro para o grave quantos cabos ainda tenho que istalar no crossover .

  • Boa Tarde!

    Tenho um bx55 um digital de 1200 e outro para voz xfilter ambos roadstar já tenho dois cabos RCA’S um que vai para o modulo da voz e outro para o grave quantos cabos ainda tenho que istalar no
    crossover . o meu aparelho é 8560 pionner auto flantes pineer de 1200 dois medios pw3 quatro cornetas e twiteres selenium sai beleza

    • Então Reinan, primeiramente você irá precisar de dois cabos RCA ou dois cabos Y para ligar o crossover diretamente no CD-player, depois disso você irá puchar um cabo RCA para cada entrada dos amplificadores, ou melhor dizendo, para cada entrada que usará nas diferentes frequencias. Sendo um Cabo RCA para o Grave, um para o agudo (tweeter) e um para médio (voz). Mas alguma dúvida é só entrar em contato.

  • Dercio pode sim, porém você terá que colocar diferentes cabos RCA nas saídas dos crossover, sendo um na saída do woofers e outro para o stereo. Sobre essas saídas estão especificadas no artigo.

  • iae blz,bom queria saber qual o módulo ideal para meu carro,tipo é un golf que tem duas cornetas dois tweteer e dois alto falantes acabei de monta ele, qual o ideal, não intendo muito de som rsrsr…
    valeu galera

    • Henrique qual são os falantes?? Dependendo da potência dos Alto-falantes eu indicaria para você colocar uma roadstar power one…

  • Rogério, tenho um power two usando canais 1 e 2 para subs, 3 para corneta e 4 para tweeters, para ligar as cornetas por exemplo, no Crossover fica sendo usado apenas um conector destinado para elas ou devo usar cabo Y para conectar nos dois conectores do Crossover? Obrigado!

  • tenho 1 cd pioneer deh-2280ub, 1 crossover booster bc-4000 5 vias, 1 modulo booster 3000w stereo, 1 modulo booster 1300d digital, 2 sub booster 300wrms, 4 cornetas 100wrms e 2 s.tweeters 100wrms, gostaria de ligar todos os equiopamentos, utilizando o crossover pra fazer corte de frequencia pro sub, mas nao sei em qual saida do corss ligar o modulo q vai tocar as cornetas e tweeters. preciso da saida flat livre pq vou ligar outro carro no cross.
    Seria necessario outro modulo pra ligar os tweeters separado pra poder usar a saida pra frequencias mais altas?

    • Não entende muito bem sua dúvida Kleyton. Basta ligar o módulo booster 3000w stereo na saída mid para as cornetas e higt para os tweeters… Mas esse módulo irá tocar apenas essas frequencias, deixe o módulo booster 1300d para tocar o grave…blz

  • olá rogério tenho um crossover bx55 tenho um banda ice 1800rms para mono e um soundreams de 600rms para stereo dois tomahawk live cone seco de 15″ 1000rms 6 d250x e 2 tweeter..gostaria de saber como ficaria a regulagem deste crossover para melhor desempenho do meu som…..e o que faço com os crossover e ganhos existentes nos modulos (deixo tudo no max e somente regulo na mesa?????)desde já agradeço muito sua atenção……instalei tudo e somente falta regular se puder me mande a regulagem para que este fim de ano seja bombadooooooo……

    • Então vinny, você deverá regular tanto no amplificador quanto no crossover… Primeiramente coloque o som em um volume que você irá usar o som, ou seja, coloca ele para moer, depois vai regulando até conseguir a qualidade sonora que você está procurando… Caso queira o grave tremendo tudo ou os falantes gritando muito é só configurar…

  • Se eu instalar esse crosoouver no carro, já não necessito de um amplificador? Apenas o Cd Player suportaria a potência do subwoofer?

    • Famuel, a função do crossover é apenas dividir a frequencia, ou seja, ele não amplifica o sinal do som. E sobre instalar o subwoofer diretamente no cd player ele não irá ficar bom de forma alguma.

  • Olá gostaria de saber como faço pra regular meu crossover, um pyramid cr82, tenho 2sub da pionner (cara preta) 400w rms, 4 cornetas d250-x, 2 twetter st200 selenium, os modulos são um rodstar de 1200rms e um banda 2.4 de 360rms.

  • Amigo, eu tenho um crossover igual a esse da foto, com ele eu posso dividir o som completamente,ou seja, grave, medio, twetter, mas, e as cornetas eu não vi nenhum comentario sobre, posso ter uma regulagem idependente delas tambem neste cross?

    • Adilson, as cornetas serão ligadas na saída dos médios, porém deve ser bem reguladas, mas se você estiver usando a frequencia meio baixa para os médios coloque alguns capacitores em todas as cornetas.

  • Rômulo, a regulagem irá depende do seu gosto para musica, porque você poderia está elevando o grave ou não. Caso goste de musicas sertanejas não irá usar muito o grave, não é mesmo.
    Mas sobre a ligação espero que esteja usando a roadstar 1200d para tocas somente os cara preta da pioneer e a banda para tocar o resto dos equipamentos.

  • olá tenho um banda 9.8 2 canais ; liguei um canal na minha caixa de sub e outro canal um twiter e corneta ; o cartao do modulo esta em flat . no sub sai voz tmbem ; se eu colocar um crossover ele vai parar de sair a voz só no sub ???e ficar só o grave??

  • Primeiro obrigado pela oportunidade.
    Tenho um sub pionner ts-w308d2, par de 6×9 da pionner 440w, par de falante de porta da Buster 50w e par de tweeter de titanio de 160w e um power one tocando tudo e o cd da pionner tem saida para subwoofer. como ligo tudo no crossover? atraz do cd tem 4 saidas rca sendo uma para sub. como faço esa ligação ate o crossover? Obrigado pelas dicas. Sao valiosas.

    • Sérgio dependendo do modelo do seu crossover ele terá duas entradas, assim como a saída do CD-player. Assim você irá ligar a saída de sub do cd-player na entrada do crossover, e a outra da mesma forma, na outra entrada do crossover, para isso precisará de dois cabos RCA. quanto ao crossover os outro plug são saídas esses irão para os amplificadores.

    • Kelvim qual a potência rms desse amplificador? Quantos canais ele tem? E qual a impedância (ex: 1 ohms)? Isso deverá ser observado para saber se o amplificador toca os subwoofers.

  • Bom Dia Amigo
    tenho 4 drivers selenium d250-x
    2 selenium ST 200
    hoje estou tendo problemas de queima seguida tanto dos drivers quanto dos sT, esse
    Crossover Stetson STX64 4canais (Low, Mid low, Mid High, High)
    irá me atender ?
    att, parabens pelo post

    • Com certeza o crossover irá ajudar, porque seus drives e tweeters estão queimando por estar recebendo frequencias baixas, mas o crossover deverá ser bem regulado. blz..

  • Boa Tarde dentre os crossovers, qual devo optar ?

    Crossover Stetson STX64 4canais (Low, Mid low, Mid High, High) R$ 240,00

    Crossover Ativo CRX-4 TARAMPS – 4 Vias / Low / Mid-Low/ Mid-high/ High R$ 275,00

    att,

    • Leandro, não tive oportunidade de conferir de perto o crossover da taramps, mas o da stetson que já usei posso confirmar que é muito bom.

  • OI AMIGO TUDO BEM,MORO NA IRLANDA E AQUI OS CARAS NAO MANDAM MUITO BEM EM SOM AUTOMOTIVO, TENHO UM SOM QUE E BASICAMENTE 4 PARES DE 6X9 PIONEER DE 400 WATTS 2 SUB DA JBL DE 1100 WATTS E DOIS AMPLIFICADORES JBL UM P/ GRAVE DE 1500 RMS E OUTRO P/ VOZ DE 600 RMS. MINHA PERGUNTA E QUAL A MELHOR REGULAGEM PARA O CROSSOVER PYRAMID CR82? OBRIGADO DESDE DE JA.

    • Leandro, a regulagem irá variar muito do tipo de musica que vc gosta, ou seja, da frequencia de som que vc gosta. Ex: mais grave, mais voz etc. Por isso, não tem como falar a regulagem certa.

  • ola irmao beleza bom comprei um croossover deste e instalei blza ta funcionando mas minha duvida e esta tenho uma taramps 2k mas ela so tem uma entrada de rca posso usar uma saida so da saida do woofer nao tem poblema

  • olá,rogerio,queria muito que vc tirasse minha duvida,tenho uma taramps de 400rms p/ os medios, entao a caixa de medio é composta de dois falante de 10″,200rms cada, dois super twites e duas cornetas.
    então,posso ligar falantes em um canal em bridgi e os dois twites num canal e as cornetas em outro canal.
    assim para usar meu crosover bc4000,tenho que colocar as cornetas junto com os falantes de 10″ e os twites separados.

    • ADR2009, se você além do crossover instalar capacitores de 100uf 100v nas cornetas não tem problema algum, porém, não faça a ligação sem os capacitores porque as cornetas irão fritar…blz..

  • Tenho 2 eros sds 15′ de 1200wrms 4 dx250 e 2 twiter hstc600 da hinor os amplificadores é um power systems A-3000d para os eros e um A-400 para as dx e twiter e um crossover stx 84. quero q me ensine a regular o crossover para q o som fiqui pancadão, agradeço se puder me agudar espero uma resposta.

    • Aldizio p nunes, a regularem irá depender de como foi feita a instalação do crossover, porque, se estiver ligado os Eros na saída “FLAT” que é a mais recomendada para quem usa woofer, porque eles não precisam de filtragem, levando em consideração que eles tocam tanto voz quanto grave, se for essa a ligação basta aumentar o potenciômetro do crossover e abaixar um pouco os das outras frequências.

  • Oi rogerio fiz o q vc mandou + ñ ficou bom como no canal sub/rear o low pass ta em 250hz o level ta em 1/4 do seu volume, agora o subsonic ñ fez diferença tanto em 40hz como em flat e para q serve o phase?
    Rogerio o som ñ tá rendendo como era antes quando era 2 eros de 800 sera se é a caixa, porq estou usando a antiga e so da 67 litros por camara. me ajuda por favor espero uma resposta. Gosto muito dos seus conselhos e a regulagem do cross posso usar do jeito q esta.

    • Aldizio, primeiramente não é recomendado usar caixar de um determinado alto-falante para outro, porque cada um tem sua litragem pré determinada pelo fabricante, nisso você já deve ter perdido muito no som. Sobre a regulagem parece ter ficado boa.

  • Rogerio qria te fazer outra pergunta vi na net q os sds de 1200rms da eros rasga muito isto é verdade, aqi no piaui os q dão + problema é os tornados queima muito a bobina qual o melhor o eros de 1200 ou o tornado de 1100.

    • Aldizio, sobre os woofers o fato de queima de bobina se dá a excesso de distoção no som, mas também por calculo errado da impedância da ligação, por isso não se pode condenar um determinado falante sem levar em consideração toda a instalação. blz.

  • COMO DEIXO A REGULAGEM DO MÓDULO APOS A INSTALAÇÃO E A REGULAGEM DO CROSSOLVER EXTERNO? DEIXO TUDO EM FULL, ASSIM FICA PREDOMINANDO A REGULAGEM DO CROSSOLVER EXTERNO?
    NO CASO TENHO UM B BUSTER 3000GL PARA O GRAVE E UMA B BUSTER 2400GL PARA 4 CORNETAS E 2 tweeters

    • marcio faça a regulagem de ambos, tanto no módulo quanto no crossover, pelo menos recomendo, isso para que o crossover não receba sinal distorcido.

  • eu não posso ligar uma corneta junto com um tweeter no mesmo canal do amplificador? isso não seria recomendado. Quer dizer então que devo separa a entrada do mid para as cornetas e o high para os tweeter.(considerando o uso do crossolver ligado antes do amplificador)

    • danton, não conheço esse alto-falante, ele é méio ou subwoofer? E a regulagem deve ser feita conforme as musicas que você escuta. Se gosta de graves mais fortes, ou se gosta de ouvir rock que usa mais médio. blz..

  • Valeu Rogerio, vou ver se da para fazer outra caixa para os falantes com 90 litrs por camara é o q pede no manual sera se o bagageiro do gol g4 cabe eu qero um grave forte e bonito os eros sds de 15′ de 1200 na sua litragem bate bonito como os eros mb de 12′ eu vi um corsa dos antigo com 2 mb q fiquei adimirado com os murros do som o amplificador para os graves tambem é um A-3000d quando poder me responda, um abraço.

  • ROGÉRIO,EU TENHO UMA SOUNDIGITAL 4 OMOS SD 1500,POREM O FARICANTE FALA QUE ELA É UM CANAL,MAS SAIDA DELA VEM QUATRO FUROS,DOIS POSITIVOS E DOIS NEGATIVOS EX;– ++
    ENTAO ONDE LIGO MEUS DOIS EROS DE 8OMHS P/QUE ELE DÊ 4OMHOS,ENTAO EU FIZ ASSIM LIGUEI OS POSITIVOS DOS FALANTES LIGUEI NO ULTIMO POSIT.DA POTENCIA E O NEGATIVO DO FALANTE LIGUEI NO PRIMEIRO NEGT.DA POTENCIA SOBROU SÓ O – EO + DO MEIO DA POTENCIA RESUMINDO TÓ USNADOCOMOSE FOSSE BRIGEDE,TÓ CERTO ROGÉRIO.

    • ADR2009, os 4 polos de saída do amplificador foram feitos para ajudar a fazer a ligação dos alto-falantes, ou seja, dentro do amplificador eles se fecham em paralelo justamente para que os instaladores consigam os 4 ohms do amplificador. Faça o seguinte, ligue o positivo e o negativo de cada woofer em cada uma das saídas do amplificador, assim ele irá casar dentro do amplificador como 4 ohms.

      Espero ter ajuda. um abraço e qualquer dúvida é só perguntar.

  • TENHO 2 WOOFER EROS DE 800RMS CADA E UMA SOUNDIGITAL PARA GRAVE E UM CROSSOVER BOOSTER BC-4000 POREM AS SAIDAS DELE SÃO FULRANGER,SUBWOOFER,MID E HIGT,ENTAO
    O CERTO SERIA USAR QUAL DAS SIDAS DO CROSSOVER P/GRAVE DOS WOOFERS
    FULRANGER OU SUBWOOFER

    • sIMBA10, a ligação poderá ser feita em ambas as saídas, porém, você deve regular a flequencia com que o crossover irá trabalhar para que não fique com batidas muito baixas para os woofers, visto que esse tipo de alto-falante trabalha também com frequencias mais altas, ou seja, também toca voz.

    • Leandro não entende sua pergunta. Você irá colocar a chave do crossover conforme esteja usando o canal, ou seja, se estiver usando para grave mono e as outras freqüências para stereo.

  • E ae. Seguinte tenho um som da pioneer que ja faz o corte do sub de 50hz, 80 hz e 120 hz, se eu colocar um crossover, o que acontece, sera que acaba inutilizano as regulagens do player ?

    • Daniel, de forma alguma irá inutilizar as regulagens apenas poderá ser feitos novos cortes na frequencias do som.

  • Olá amigo,

    Tenho um cd-player HBuster 7300MP ele tem poucas opções de equalização. Estou na dúvida se compro outro cd-player ou um crossover desses. O que vc acha mellhor? Quer colocar no carro tb um kit duas vias. Abraço

  • BOA TARDE ROGERIO, GOSTARIA DE SABER O SEGUINTE ,SE DEIXO A FREQUENCIA DO HIGH PASS DO AMPLIFICADOR DO GRAVE NO MINIMO OU EM OUTRA POSICAO, E TAMBEM SE DEIXO O HIGH PASS FILTER DO CD PLAYER DESLIGADO OU EM OUTRA FREQUENCIA , NO MEU CD PLAYER VAI DE 50HZ ATE 125HZ, PORQUE QUANDO EU COLOCO O HIGH PASS FILTER EM QUALQUER UMA DESSAS FREQUENCIAS O GRAVE FICA RUIM , E QUANDO EU DESLIGO O HPF O GRAVE FICA BOM GOSTARIA DE SABER PORQUE?

    • Leandro a regulagem irá depender do seu gosto de musica, se gosta de batidas fortes ou mais vozes. Sobre a regulagem não é bom deixar no maximo, mas no minimo é opção porque será regulado como falei conforme as musicas.

  • pretendo comprar 2 tomahawk live 1000rms
    taramps digital 3500 nao sei se e um bom projeto
    qro saber qual crossover e qual mega capacitor devo usar
    e para as cornetas e tweeter q potencias devo usar
    me algumas sugestoes ae amigo abrss

    • Adilson, no seu caso será necessário um capacitor de 5 farad. Um crossover bom, levando em consideração o custo beneficio é o da stetson, quanto as cornetas e tweeters compre uma taramps digital 1000 rms para tocar eles.

  • Rogério! eu estou montando um som com os seguintes equipamentos, um módulo super power one 4800wats(booster) dois sub 12″ pionner 400w cada, quatro cornetas e dois twiters, quero instalar um mega capacitor, qual potência mais adequada para ficar bom em meu som? muito obrigado!

    • Fernando, você quer instalar somente os 6×9 e não colocar grave no projeto do som???? Se for essa a ideia já afirmo que ficará muito ruin, do contrario se for apenas instalar o crossover para os 6×9 e deixar o grave sem o filtro do crossover não terá problema algum….blz

  • ola, eu tenho um pioneer AVH – 5200BT com saidas.
    RCA Preamplificada 3 (F + T y SW)

    tenho 2 selenium tornado de 15″ 1100rsm
    4 driver selenium D220Ti
    2 sup trwiter ST400trio
    2 sub pioner TS-W308D2 400rms
    1 ampli boss cx1000 2400pmpo
    1 ampli roadstar agressive 6800 (3300rms 1 Ω )
    qual seria a configuracao q usaria?

    • Guilherme, não entende sua pergunta. Mas também não entende o que esses pioneer estão fazendo do lado de 2 tornados… Não ficará bom ligar os 4 na agressive…. Ou escolha um ou outro.

  • Rogério tenho um sub 2K endurance da bravox 2+2 500W rms e 2 flats new ultra bravox 120 rms cada 4 omhs. Gostaria de saber qual módulo uso pra ligar todos com potencia MÁXIMA e qual crossover eu utilizo! ABRAÇO

    • Rodrigo, aconselho a utilizar um amplificador para o grave outro para tocas as outras freqüências. Então, utilize uma roadstar power one para tocar os ultra bravox e algum amplificador com potência mínima de 1000 rms. O crossover da stetson é muito bom, tanto em qualidade quanto em custo beneficio.

    • Leandro, coloque cada subwoofer, ou seja, os de grave no canal bridge de cada pyramid, e os outros alto-falantes ligues nos outros canais, mas não precisa fazer bridge nos 6×9 e nos 6×6. blz.

  • Olá amigo.
    Tenho um somzinho aqui no carro. A minha duvida é com relação a bridge do power one. Tenho tres cornetas e duas tweeter na mesma bridge. Teria como ligar algum crossover nesta situação? Abraço e parabens pelo artigo.

    • Eder, o crossover vem ligado antes da power one, ou seja, não depois da ligação dos alto-falantes, no seu caso recomendo colocar capacitores tanto nos tweeters quanto nas cornetas. Com certeza resolverá seu problema.

  • Olá, comprei um Crossover BC-4000 e queria instruções de como liga-lo para não fazer nada errado.

    Pois bem, tenho um rádio DVD HBUSTER que sai apenas dois RC (Branco e Vermelho), tenho dois módulo um Digital Sound Digital SD-3000 com apenas duas entradas (L & R) e uma única saida que estou usando 2 Spyder Kaos de 1400 Rms CONE DURO e um outro Módulo Roadstar (Tampa Acrilica) 4 Canais e 4 saidas onde estou ligando duas cornetas Selenium D405 e dois super twitters selenium.

    Gostaria de saber onde ligo onde. Já me informaram que o RCA q vem do meu rádio devo ligar em Front mas as saidas que me perco. Qual vai pro modulo dos falantes? Qual pro modulo das cornetas? É verdade que tenho que ter um módulo só pros 2 Super Twitters? Ou tenho que ligalos diretamente no crossover na saida High?

    E a parte da equalização??? Como funciona?

    • Rafaelito, O Cabo que vem do CD-player é ligado no Front mesmo. Com relação as saídas no proprio crossover vem especificando onde é a saída de cada frequencia. Com relação aos twitters pode utilizar o mesmo modulo que está tocando as cornetas, apenas terá que ligar os cabos rca certo, isso para que o amplificador toque tanto as frequencias de MID quanto HIGHT do crossover. Mas utilize também capacitores tanto nas cornetas quanto nos twitters… blz..

  • Primeiramente foi bem simples a forma que você mostrou a instalação do grossover mais eu preciso de sua ajuda,tenho dois módulos TARAMPS o T400 e o T200 o primeiro para alimentar o KIT COMPONENTE da SELENIUM e o outra para uma caixa celada com sub de 12 alem disso tenho DVD PAYONNEER com 4 saídas e mais 1 saída sub para esses equipamentos qual seria o GROSSO VER ideal e se o amigo teria como passar um esquema de ligação dos mesmo pois estou com dificuldades em achar profissionais qual saiba como fazer e como ligar.

    Desde obrigado pela ajuda
    Paulo Mazzarella

    • Paulo Mazzarella, um bom crossover levando em consideração custo beneficio é o modelo “STX84 da Stetsom”, com relação a ligação, parece ter ficado boa sua indicação, porém não entende para queo T200 já que indicou apenas a utilização dos T400, mas tente utilizar cabos RCA de qualidade e um para cada frequencia. Com relação a caixa acredito poderá ser alterada, os falantes da pioneer trabalham melhor em caixas dutadas…

  • Ola tudo bem comprei um crossover booster bc 72,o crossover se liga antes ou depois do amplificador,liguei depois e não saiu nem um som,sera que danificou o mesmo???

    • Ricardo, o crossover é ligado entre o cd-player ou DVD e o amplificador, os cabos RCA que sairem do crossover vão parao amplificador… O seu não funcionou porque você ligou as saídas do crossover com as saídas do amplificador, ou seja, com certeza não iria sair som…

    • Cleiton, como assim? Você que utilizar o crossover apenas para essas frequencias… Ou quer utilizar o crossover do amplificador???

  • Caro rogerio o q vc me fala deste modulo power one booster 4800 ele é melhor q o 2400? ele toca dois woofers ARLEN de 15″ 400rms 4 ohms + 04 cornetas d250x e 02 tweeter booster?como vc acha que ficaria a ligação no modulo? veiculo pick up,bat. 150A,+ 45A no cofre,cd pioneer DEH-3050ub….to sem crossover.Obrigado

    • Saro, não tem nem comparação entre os dois modulos, o bosster 4800 que é o famoso super power one é muito melhor tanto em relação de potência quanto de qualidade.
      Se for utilizar apenas essa bosster power one não precisa de tanta bateria, basta uma de 100 amp no cofre. Mas por outro lado, acredito que ficaram muitos alto-falantes para ele, recomendo colocar um modulo para tocar o grave e a power one para as outras frequências.. abraços..

  • Caro Rogerio,Obrigado pela resposta,ajuda muito alguem com experiencia como vc dar sua opnião.
    montei o som mas deu pouco grave ….acho q caixa ta errada…..

    • Veja no manual do subwoofer para saber de quantos litros ele precisa para tocar bem, depois deixe seu comentário para ver o que achou do som depois que trocar a caixa.

      • ola amigo eu tenho dois sub nitro de 700wrms cada e um modulo mono de 1800wrms da explosound 6100D..
        tenho stereo da esteson 4 canais de 120wrms cada canal….4 corneta e dois super tweter e um crossover da steteson 2 estereo e dois mono o crossover

        queria saber como posso fazer essa regulagem no modulo mono e no crossover pra fazewr o corte e da a qualidade do som

        • A regulagem é feita no crossover, assim o sinal que irá chegar no modulo não precisa mais ser dividido. Com relação a regulagem do crossover iá depender do tipo de som que gosta de ouvir, ou seja, graves fortes, médios etc.

    • Particularmente, eu prefiro o crossover da stetson ele é bem mais completo e muito bom para filtrar ruídos do som.

    • Não há diferença entre os cortes de frequencia, apenas quanto ao modelo do aparelho. veja as caracteristicas & especificações de ambos.

      entrada estéreo de 2 vias———-subwoofer / dianteiro
      entrada estéreo de 4 vias———-subwoofer / sons médios /passa alto / bemol
      conversor de correntes dc para dc
      controles individuais de nivel de siada para cada canal estéreo
      aumento de subwoofer variavél 0-10db à 40hz
      canal subwoofer 45/80/150/200hz
      variação de fase de subwoofer 0-180 graus
      interruptor estéreo / mono de subwoofer
      interruptor de on / off da entrada de subwoofer
      canais selectivos de passagem de banda 100/150/200/ bemol a 2.5k / 3.5k / 5k / 7k
      relação de sinal a ruido:>90db
      distorção: menos de 0.02%
      fonte de alimentação : 12-16v dc , neg, gnd

  • ola rogerio eu posso usa um crossover em um SOM que não seja automotivo ou seja som para pequenos eventos?tenho uma mesa,cabeçote e um amplificador LL 800.e uso seis caixas de som?valew

    • Depende, nesses equipamentos que vc utiliza tem algum adaptador de 220 volts para 12? Porque do contrário irá queimar o crossover.

  • rogerio me ajuda ae!!
    EU ESTOU TENTANDO MONTAR MEU PROPRIO SOM,,,TENHO UMA 14K2E DE 1 OHMS E VOU COMPRAR 6 ULTRAVOX 2K +4 D-405 + 4 TWITER …….NAO SEI LIGAR CROSSOVER E NEM SEI CALCULAR A LITRAGEM DA CAIXA ,,,,,,,,SERA SE TEM COMO VC ME MANDAR AS MEDIDAS DA LITRAGEM CERTINHA ,PRA MIM CORTAR AKI E SO MONTAR,,,,,,,,,,,,E O CROSSOVER KIRIA APRENDER LIGAR DESDE O MODULO,,,,,,,,,,,,DESDE JA AGRADEÇO …..SE POSSIVEL ME RESPONDA NO MEU IMAIL…….
    eltonn2010@yahoo.com.br abraço

  • Olá Rogério, tenho uma corzuz 1002 para um pioneer 1400 (modelo 2010) e uma boss 2400 tocando 4 6×9 e 1 tweeter, estava tocando beleza, mas resolvi colocar um crossover para melhorar a regulagem. Depois de instalado o crossover (o mesmo modelo que usou no seu post) percebi que o auto-falante meche mais do que antes, porém o grave para fora “sumiu”, antes de instalar o crossover o grave para fora ficava beleza, pode ser erro de regulagem de frequência? o que me indicaria fazer? Outra coisa é que o tweeter foi ligado junto com os 6×9 está certo?

    • Primeiro, para alterar o tipo de grave e o controle do cone do mesmo, basta alterar a frequencia da saída de grave. O crossover tem uma saída para tweeter, por isso ele não deve estar ligado junto aos 6×9, porque nesse caso não está adiantando o corte do crossover.

  • boa tarde Rogério, beleza ?

    sou mais um daqueles que adora som para carros mas num entende nada.

    tenho um fox e comprei:

    1 6×9 quadriaxial pioneer 80 rms
    2 pares de 6 coaxial pioneer para as potas

    pretendo instala-los em um dvd pioneer

    queria saber se para isso precisa instalar crossover ( se instalando aumentaria a qualidade ) e se devo instalar um modulo ( se sim qual vc me recomendaria, esse pode ser um bom e barato )

    quero um bom som mas sem colocar caixas no porta malas ( ja que fox num tem porta malas )

    quero essas dicas pra tbm saber o que o instalador vai fazer ..se preciso comprar algo a mais…

    obrigado

    • Eu aconselho instalar um amplificador e um subwoofer, assim seu projeto irá ganhar e muito em qualidade sonora. E o melhor, não precisa comprar equipamentos caros já que seu projeto é um som ambiente.

  • como eu faço o corte de frequencia no crossover booster bc 82.
    Qual usar ? No high pass ou low pass a frequencia já estão definida nela consta 7k, 5k, 3.5k, 2.5k e ai galera qual frequencia usa para 2 hdc2000.

    • O corte depende da frequencia que irá tocar nessa cornetas, ou seja, a voz pode ficar mais fina com frequencias mais altas, e o contrário, caso coloque a frequencia mais baixa. blz

  • Rogerio , nao entendi direito aquela parte do “coloque apenas um cabo e ligue dois cabos “Y” em cada ponta”. Eu poderia ligar por exemplo um amplificador com o cabo RCA , o vermelho na parte vermelha do mid e o brando na parte branca do high. Tipo o vermelho de um regulador e o branco de outro ligados no mesmo cabo RCA. Queria fazer isso pois ultilizo uma potencia para os medios e agudos.

    • Depende, se utilizar todos os canais do amplificador que irá tocar o mid e o high, ou seja, stereo deverá utilizar os cabos Y. A ligação é bem simples, da mesma forma que você estava falando de conectar os Cabos um em cada polo, porém, quando chegar no amplificador coloque um cabo Y nessa ponte e plug em ambos os conectores do amplificador. Vermelho e Branco.

  • Eae Rogerio blz
    uma pergunta gosto de graves fortes pra curtir no carro tenho uma super power one booster com 2 de 1400 da pionner, so que meu grave ta fraco, ao tentar regular no crossover, o mesmo aumenta porem sem qualidade o que pode estar ocorrendo? ou se pode me dar alguma dica desde já agradeço e aguardo ajuda valeu

    • Eu recomendo colocar um rs 1200d para tocar os dois, assim poderá utilizar toda a potência dos seus subwoofers, mas observe como foi feita a ligação do subwoofer se casou a impedância das saídas do amplificador com as dos alto-falantes.

  • Olá Rogério, moro fora do Brasil (Angola) e gostaria que você me ajudasse na instalação de meu som. Comprei cá um crossover da StarSound SS- 2900 de 3 vias (http://www.speednsound.co.za/forum/viewtopic.php?f=31&t=49082&start=0) e um amplificador Kenwood KAC 859 5 canais (http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRm45A5qkwmrOzvcVQhQESQbdyCfFuA8cAwVceyRRlZ8kTaSCrH4g&t=1).

    Minha dúvida está em como ligar os RCA’s entre Cd- Player, Crossover e Amplificador.
    Meu Cd- Player tem saída Front e saída Sub.
    Tenho de ligar um RCA na saída SubWoofer do Cd- Player e em cada uma das pontas colocar cabos “Y”. Certo? De seguida fico com 4 pontas de RCA’s. Em que lugar do meu crossover vou ligar as 4 pontas que tenho?

    Por favor me ajude porque não sei onde levar o carro para fazer essa instalação aqui em Angola. Vlw

    • Você vai passar dois cabos RCA do Cd-player para o crossover, sendo um na saída sub e o segundo na saída front, eles serão ligados no crossover nas entradas sub e front. Depois disso você irá passar os cabos RCA para o amplificador. Esse modelo de amplificador eu não conheço, Me envie a ficha técnica do módulo, assim poderei falar sobre as conexões rca dele.

  • Rogério aqui está a ficha técnica do módulo:
    – 5 canais de saída
    – 40 watts RMS x 4 + 120W x 1
    – 60 watts x 4 + 150 watts x 1 em 2 ohms
    – 50-200 Hz continuamente variável de crossover low-pass, 18 dB / oitava (subwoofer canal)
    – Selecionáveis ​​(80 Hz, 150 Hz) crossover passa-alta, 12 dB por oitava (A canais / B)
    – 15-1/8 “W x 2-3/8” H x 12-5/8 “D

    Dei uma olhada no carro de um cara que tem um Crossover igual ao meu e ele só ligou um cabo RCA na saída Sub do Cd- Player e a outra ponta na entrada Front Pass do crossover, sem usar cabos “Y”. E ligou dois RCA’s nas saídas Sub e Front Pass do Crossover que foram ligar no amplificador. O RCA que vem da saída Front e liga no módulo ele ligou os 6*9 e o RCA que vem da saída Sub ele ligou o subwoofer em bridge.

    O som dele está tocando, mas se eu ligar 2 RCA’s no CD- Player como você disse terá mais qualidade que o som desse cara ou será a mesma coisa? Ele disse que a entrada Front Pass onde ele ligou no crossover é a principal e se divide para as outras duas, por isso que na entrada sub na tem RCA nenhum, mas na saída tem e toca.

    Essa ficha técnica achei aqui na net, se você não entender me diga que vou na casa onde comprei pedir.

    Brigadão…

    • É verdade a saída front divide passa todas as frequencias para o crossover, porém quando o cd-player possui a saída de subwoofer o grave do som ficará bem melhor. Portanto você poderá escolher entre utilizar os cabos Y ou passar os dois cabos RCA do CD até o crossover o que é mais recomendável. E quantas entradas de RCA possui o amplificador?

  • O módulo tem 6 entradas de RCA. Vlw Rogério, vou instalar como você disse usando dois cabos RCA do Cd- Player para o Crossover. Depois te digo como ficou. Abraço…

  • ola amigo,
    tenho um crossower da stetsom stx 84, 2 hammers 3.0, 2 cornetas d250x, 2 twiters st350, modulo stetsom 5k2 e modulo t400..
    mas os wofers ficam pulando mto. o que eu faço para eles baterem mais sequinhos…
    obrigado.

  • Rogério, eu tenho 2 subwoofer de 300 rms cada, e um player da pioneer, e ele esta sem módulo, mas mesmo assim da um grave bem bom, gostaria de saber se pósso instalar o crossover sem o modulo? Ex: Player -> crossover -> Subwoofers.., ficaria legal?

    • Não mesmo, porque deva forma você está apenas gastando dinheiro atoa, porque os subwoofers estão trabalhando sem potência, e outra coisa, o crossover tem apenas saídas RCA por isso não tem como ligar diretamente no subwoofer.

  • Olá, tenho 2 cornetas hinor 2 twitters hinor, 1 bomber Bicho papao 650 rms, 1 modulo booster 2000.4 e comprei um crossover booster bc 72 como esse, E uso um cd player Pioneer 2350.
    E gostaria de saber como eu faço pra ligar no crossover, para ligar tudo certinho. Pois Ainda estou meio perdido na instalaçao.

    Obrigado

    • Mas qual é a parte da instalação que está sendo ensinado acima que você não entendeu. É com relação aos cabos ou com a configuração das saídas do crossover.

  • Cara tenho um v12 e quero instalar 4 250x mais 2 st, sendo que as 250x saum 8 ohms e cada canal do modulo sao 4 canais de 85w em 4 ohms, como eu devo ligar as 250 para mim ussar o maximo das cornetas possivel

    • Mas esse modulo irá tocar apenas os drives d250 e os st, porque se for isso, você irá ligar as duas cornetas de 8 ohms em paralelo para chegar 4 ohms em 1 canal, fazer isso com as outras duas e deixar os tweeters em outro canal.

    • Essa é a entrada do crossover, é justamente o cabo que vem do cd-player, note que o crossover possui também a entrada “Sub”, essa é para os cd-player que possuem saída de subwoofer, ou seja, tem duas saídas de RCA.

  • Olá, tenho 2 cornetas hinor 2 twitters hinor, 1 bomber Bicho papao 650 rms, 1 modulo booster 2000.4 e comprei um crossover booster bc 72 como esse, E uso um dvd player Pioneer dvh-7380av.
    E gostaria de saber como eu faço pra ligar no crossover, para ligar tudo certinho. Pois Ainda estou meio perdido na instalaçao.
    Obrigado

    • Mas qual é sua dúvida, porque no seu projeto você irá ligar o modulo booster 2000.4 no crossover, e trará dois cabos RCA do DVD player, porque acredito que o dvd tenha tanto saída imput quanto sub, estou certo.

  • Olá.
    Tenho um módulo, mais naum tem entrada rca, somente o aparelho que tem esta entrada,como fasso para ligar um crossover??
    Tem como?? O meu módulo é de 500w..
    Espero sua resposta…

    • No caso o amplificador que está referindo é o stetson 500, tem como sim, porém irá precisar de um conversor das entradas em serie da stetson para RCA.

  • ola ,Rogério ,colocando um cross ativo é nescessario colocar capacitores por segurança?? tipo nos tw ??há risco do cross deixar passar alguma coisa?
    já agradeço a ajuda!

    • Particularmente eu sempre coloco os capacitores, primeiro porque custa centavos, depois porque prevenir é melhor que remediar. Mas caso o crossover esteja funcionamento 100% não irá passar outra frequencia, mas deve estar bem regulado.

  • Olá amigo,tenho os seguintes equipamentos;
    1 par de mid bass
    1 par de tweeters
    1 amp. pyramid (nao possui cortes de frequencia)
    1 subwoofer pioneer
    estou interessado em comprar um crossover,mas estou com as seguintes duvidas…se da pra ligar 1 canal do cross para os agudos(canal 1 do amplificador),um canal para medio-grave(canal 2 do amp),e outro para subgrave(canal 3-4 em bridge)sendo que eu so ultilizo 1 amplificador…vai cortar as frequencias??pois os artigos que eu encontrei diz q e necessario 1 amplificador para cada canal do crossover!!
    valeu!!

    • Você irá passar um fio da saída de sub do crossover e ligar nos canais 3×4, ou seja, nos polos de sub. Depois passa um fio plugando uma ponta na saída mid e outra na higt e depois nos outros polos da pyramid. A conversa que cada saída do crossover deve ser para um aplificador é besteira.

  • Ola
    tenho uma pyramid que nao faz cortes de frequencia,e tenho um subwoofer em bridge ch,3,4 um par de tweeter ch 1 um par de mid bass ch 2.com um crossover desses eu poderia cortar o sub em 80hz os mid bass em 100hz-3500 e os tweeters de 5khz +? Simultaneamente?

    • Pode fazer o corte nessas frequencias sim, porém aumente um pouco a frequencia do subwoofer para que ele também toque médio grave.

  • ola , Parabéns pela matéria !
    vi que vc entende muito de som , e queria uma dica sua se possivel ^_^ , pois bem la vai : Tenho em meu carro um rs 1200d que ta tocando um pioner de 12 que ate no momento n e o meu problema , pois bem ja tenho o grave so que me falta os medios e os altos , para isso tenho um modulo h buster 600 w (duvido que seja 600 watts verdadeiros kkk ) que esta tocando as cornetas e o twitter (roadstar) , so que esse modulo toca tudo sem corte e tenho certeza que daki uns dias vou ferrar as cornetas , entao meu amigo me deu um crossover o Rs-90 e estou pensando em colocar ele antes do modulo das cornetas para fazer os cortes, sera que funcionaria ja que o modulo do qual, eu falo n tem entrada RCA ? ou se n tiver jeito , com o equipamento que eu tenho oq da para fazer ? fico no aquardo

    • Antes de responder sua dúvida recomendo trocar esse amplificador, pense em comprar um power one, esse modulo irá dar muito mais qualidade para seu projeto. Agora se tem jeito de fazer os cortes acredito que sim, porém precisará de um adaptador de fio em serie para RCA e já te digo é dificil de encontrar.

      • Rogério , acabei fazendo assim : troquei o modulo e o crossover em um outro modulo acho que o RS-800 , e agora a qualidade melhorou já que esse modulo tem o corte em alto ( deixei ele só para as cornetas ) só que tive que programar o meu aparelho de som ( um pionner 2350 ) para saida full e não sub , por acaso terei problemas futuros por deixar o RS1200d direto em full ( sabendo que ele tem os seus próprios cortes ) ? Ou Acabei Fazendo Cagada xD ??????

          • Opa , agora sim so tut tut tut . creio que saki uns tempos vou colocar uns 69 atraz saindo do modulo rs-800 para tocar em full para dar mais harmonia ao conjunto , e ai Rogério qual kit de 69 vc recomenda para mim e para a galera ???
            no mais vc me ajudou e muito , Obrigado !!!
            e continue sempre assim !!! que deus te abençoe !!! ( nunca mais pararei de dar uma passadinha em seu site hehehe SUPER FAN )

            • Com relação aos 6×9 os modelos da pioneer são bons, mas em custo benefício o buster também está tocando muito. Obragado, estarei lançando o canal do tunados no youtube, ajude a divulgar o site para seus colegas. Abraços.

                • opa ia me esquecendo achei aqui na minha cidade um mega capacitor da blitz de 1.6 Farad e 24VDC por R$:85.00 novo só que sem o suporte , ele já é suficiente para meu Rs1200D ? ou oque vc me conselha ? e outra, sera que e facil achar os suportes ou vc sabe como fazer um ? ( to no sufoco , HELP ) ATT ^_^

                  • Será complicado achar o suporte, mas você poderá fazer um de madeira o que não será tão simples se não tiver facilidade para trabalhar com a serra tico tico, mas para a sua rs 1200d acredito que esteja bom sim a potência.

    • Mas você colocou um aplificador diferente para tocar o grave e outro para voz, ou se é apenas um amplificador. Porque isso pode diferenciar na regulagem.

  • Boa noite amigo, tenho um dvd pioneer 4250, dois amplificadores fosgate de 800rms e outro de 400rms, 2 subs pioneer 308 12 polegadas, 1 par de kit duas vias bravox de 6 polegadas, 1 par de coaxiais pioneer de 6 polegadas e 2 pares de 6×9 pioneer, apenas uma corneta e um supertwiter, será q melhoraria a qualidade do som se instalasse um crossover, eu sentiria uma grande melhora? qual melhor stetsom ou taramps? eu já´possuo 3 cabos RCA taramp, será que preciso comprar mais alguma coisa para isntalar o crossover?

    • O crossover irá apenas dividir a frequencia, mas com relação às duas marcas que falou, conheço apenas o stetson e é muito bom. Com relação aos cabos irá depender se o aparelho dvd possui saida subwoofer e front, e quanto amplificadores irá instalar no projeto.

  • Caro Rogerio., parabens pela site. e.. poderia memdar um help . tenho dois sub snake de 18+ 1100 rms , 02 d405 e dois st 400 , gostaria de saber como faço para regular eles no crossover stx84 da stetsom . Qual ocaorte para os sub, corneta e twetter . Grato .

    • Essa configuração é muito subjetiva, porque depende do tipo de musica que gosta de escutar, mas pelo projeto acredito que deverá aumentar um pouco o ganho dos woofers para que eles consigam acompanhar o som das cornetas d405 e assim ganhar em qualidade em seu projeto.

  • tenho 1 ab 1200 ligado 1 canal em uma corneta e outro canal em 1 wofer seleniun force sisten de 10″ 160w mais corzus cr 703 ligados em 2 hurricanes 60w mais 1 b buster 2400gl ligados em 2 treefrog coaxias adquiri 1 ts-w309s4 e gostaria de saber se ligo em ponte ou em 1somente em 1 canal do bb e qual subwofer mais indicado para eu ligar no cr 703 desde ja agradeco as dicas

  • Oi Rogério! Tudo bom? Queria que dentro do possivel me desse uma luz! hehe. Tenho um módulo de 4 canais que manda 220w rms em cada canal. Em dois desses canais liguei um sub pioneer tsw309 d4 de 400w em Bridge(esta tocando muito)! Liguei nos outros 2 canais respectivamente 2 6×9 de 140w rms, no dia seguinte estourou 1 capacitor de um tweeter dos 6×9, e dias depois todos eles com um cheiro de queimado! Os 6×9 são quadriaxiais e os médios dele estão funcionando OK com o capacitor ali! Teria alguma idéia porque meus tweeters foram pro saco? Obrigado.

    • Primeiro olhe a impedância que ligou no amplificador, mas por outro lado, esses tweeters dos 6×9 costuma fritar mesmo, principalmente se não estiver utilizando crossover, o melhor é instalar tweeters profissionais.

      • Mechendo no módulo descobri que ele tem crossover! Separei agudos pros 6×9 e graves pro subwoofer e som ficou muito melhor,aumentei o bass boost só pro sub!
        Meus 6×9 que antes eram quadriaxiais agora são coaxiais hehe! Valeu a dica está tudo conectado corretamente, vou colocar tweeters profissionais no futuro! Abraço!

  • Olá amigo,é realmente necessario a instalação
    de umcrossover ? se eu tiver um modulo pra mono e outro pra stereo eu tambem preciso ? obrigado

    • Obrigatório não é, caso seu aparelho de cd-player e amplificadores possuam corte de frequencia não é obrigatório a instalação do crossover. Muitos instalam em busca de mais qualidade para o som.

    • Basta conecta o cabo RCA na saída Flat de um crossover e o mesmo cabo no Front do outro crossover. Assim o primeiro irá receber o som do segundo.

  • eai mano queriro tirar uma duvida queiro colocar 6 6×9 e 2 tweeters no tampao e queiro saber se ligo tudo em serie ou tenho necessidade de ligar algo em paralelo isso numa pyramid 800,e dois cara pretas numa roadstar digital ligo eles em brindng ou cada um em uma saida.valeu

    • Os cara pretas da pioneer são os modelos D2 ou D4? Com relação a ligação dos 6×9 e tweeters, você deve fazer a ligação tanto em série quanto em paralelo, porque assim irá chegar a impedância correda da pyramid que é de 4 ohms por canal.

  • Amigo muito boa sua materia. Mas tenho uma duvida. Meu cdPlayer tem controle de grave. Entao irei conectar dois pares de rca no Crossover. Ate ai tudo bem. Agora vem a duvida meu amplificador é uma power one booster 2400. Ela tem dois canais de entrada. Um sera meu sub. O outro que nao sei qual saida de crossover conecto no modulo. Pala ligar os 6×9 e os twitter…

    • NO próprio amplificador vem mostrando onde devem ser conectados os cabos RCA. Veja qual o bridge do módulo irá tocar o grave e conecta o cabô que irá tocar essa frequencia nele.

    • É melhor descascar o fio um pouco antes do amplificador e fazer a ligação, isso para que não fique os dois fios juntos no polo do amplificador.

  • olá,amigo me tire uma duvida,eu tenho um crossover igual este que vc deu a explicação da booster,tenho um stetsom 2k5 e 2 batstaka de 18,dizem que tem que tocar um pouco de voz nos woofers,mas eu deixo o low do cross em 200 hz e no modulo 15khz e sai uma voizinha quase que não percebe e se eu tiro do cross e deixo direto no modulo sai voz normal e batida,e no cross não tem como regular a batida e a voz pois só tem 2 rca um que vem do radio que esta no front do crossover e o do modulo que esta no flat do crossover,me de uma dica aí.obrigado

    • Geralmente que vai utilizar woofers não utilizam crossover, porque esse alto-falante toca todas as frequencias, por esse motivo costuma conectar o amplificador que vai tocar o woofer na saída flat do crossover que é uma canal que toca todas as frequencias, instale e veja o que acha do resultado.

  • Amigo tenho um modulo ssl 1500 mono digital, uma ht600 da corzus no modo mono e uma explosound 2600 modo esterio, da pra ligar tudo no crossover, o modelo de crossover é esse da foto ai no foram bc 72 booster

    • Pode instalar sim, porém deve mandar um cabo de caba frequencia para cada amplificador, ou melhor, fazer isso com a saída sub do crossover mande para um amplificador que vai tocar o grave, e faça o mesmo com as outras saídas RCA do crossover.

  • Amigo se puder me ajudar eu agradeço !!

    Comprei uma stetsom 2k5 2ohms,acontece
    que ela nao desliga,encostando o remoto,positivo e negativo ela liga na hora,mesmo com o rádio desligado !!
    Nao pode ser a minha instalação eu acho,porque eu usava um stetsom 1k5 e nunca deu esse problema !!Oque sera ?
    Outra coisa,Estou apenas com uma bateria de 80A da pra segurar legal o meu som ? sao 2 bravox 800RMS cada…Obrigado

    • Primeiramente você irá precisar de mais bateria para segura esse amplificador funcionando. Com relação a ligação, ligue o positivo e o negativo e veja se o amplificador irá ligar. Se não o problema é no remoto que deve estar ligado diretamente no positivo. Verifique isso também.

    • Não, apenas poderá não funcionar e na pior das situações ligar os alto-falantes em canais errados, onde eles irão dar distorção.

  • bom dia eu tenhu uma duvida no meu som eu estou com um modulo rs800sl um sub de 12 da pioner e 2 corneta da trs 120 wrms o grave até q esta bom mais a voz quando vc aumenta ela naum fica boa tem aulgum aparelho q deixe a voz melhor ?

  • Ola gostaria de trocar uma ideia com vc,tenho uma taramps4.2 de 2ohms mono que toca 2tornado de 15 teria como eu colocar mais 2 tornado desdi ja obrigado.

  • ola amigo minha duvida e o seguinte tenho 2 woofer eros e os target bass 1500 rms cada totaliza 3000rms a 2 ohn e tenho um amplificador taramps 3500 rms 2 ohn
    minha duvida e o seguinte eu posso ligar o modulo na saida low do meu crossover(taramps crx-4)sendo q nessa entrada eu liguei a saida sub do radio.qual frequencia q devo deixar.estou com medo pois ta dando grave mt violento e forte.

  • Boa noite!
    Montei um som com 2 altofalantes de 1500 w rms cada utilizando para ambos um stetsom 3.700 w 2 tweeters de 150 w rms cada e 2 driver de 200 w rms cada, para drivers e tweeter estou utilizando um módulos booster de 400 w rms.
    Perguntas: Será necessário que instale também médios e se necessário qual seria a potência mais adequada para essa configuração que tenho? O stetsom de 3.700 é suficiente p/ bater os dois altofalantes ou um mais potente seria melhor?
    Grato,
    Ary.

  • Boa noite Rogerio. No meu caso, eu uso mto o carro pra trabalho e não poderia usar nada q ocupasse mto espaço. Decidi então usar dois SubWoofers Bomber Slim de 10″ , 1 corneta, 1 s.Tweeter, fora 2 autofalantes de 6″, 2 6×9 e 2 de 4″(originais ainda). Bom, acabei instalando um modulo Stetsom de 400w para os autofalantes e um Aikon Destroyer de 4000w somente para os Subs, corneta e Tweeter. Fiquei insatisfeito com o grave. Ficou bem fraco msm e se eu aumento mto o som, ele destorce mto. Sera q não posso exigir mto desses subs ou se eu instalar um Crossover e um Mega Capacitor, vou ter ganho no grave? Gosto de som forte e limpo para ouvir dentro do carro, nada de fazer tremer o chao e deixar as pessoas surdas…somente um som de qualidade. Obrigado pela ajuda, e parabens pela explicação do crossover que estava excelente. Abraço

  • To com um crossover Pyramid para instalar, só porque estou em dúvida do cabo 12v+ dele, sobre qual a grossura/bitola do fio que deve ser, e se tem que ligar direto na bateria o cabo, ou pode ser ligado junto com o cabo que vem para o amplificador das cornetas/tweeters?

  • Ola amigo tenho un som com 8 6×9 2 pioner de 1200sub
    os cabos rca dos 6×9 estao pasando ruidos do acelerador pa eles quando o carro esta desligado nao pasa nada mais na hora q ta ligado quanto mais acelero mais sai ruidos la e un ruido tido do acelerador memso finiho como tiro isso ? obrigado

  • Parabens pelo excelente trabalho aque prestado, acompanhei o seu passo-passo e tudo ok so que gostaria se assim fosse possivel que vc explicasse para a turma fazendo um passo-passo em desenho pois seria bem mais facil, ou seja desde o toca-cd ate a piramide. Obrigado.

  • AMIGO ESTOU COM UMA DUVIDA…QUANDO VC TEM UM CROOSOVER A REGULAGEM DO MODULO TEM QUE FICAR COMO?TUDO NO TALO CASO USE UMA POTENCIA PARA SUB CORNETAS TUDO EM UM MODULO SÓ.E SE O CROOSOVER ANULA A REGULAGEM DO MODULO?

    E TAMBEM SE ELE TEM AMPERAGEM..TIPO SE EU TEHO UM MODULO FORTE TENHO QUE COMPRAR UM CROSS COM AMPERAGEM ALTA?

    obg rodolfo..

  • Amigo se o croosover ele é ligado na potencia a regulagem da potencia vai interferir na regulagem do crossover?como deixar a regulagem do modulo caso ele trebalhe com cornetas twiter e sub no mesmo modulo?Seria mais eficiente um croosover passivo?

    obgd

    • Havendo o corte de frequencia no crossover não precisará se preocupar com a regulagem do amplificador, porque só irá chegar nele as frequencias enviadas do crossover.

  • Ola rogerio Moreira minha duvida e a seguinte estou querendo montar uma corneteira, e nao sei se monto com 5 cornetas e dois tweters ou 4 cornetas.
    Me diz o que fazer impar ou par..
    Abçs.

    • Instale apenas as quatro cornetas e os dois tweeters e tome cuidado com a ligação, isso com relação a impedância que vai chegar no amplificador.

  • Bom dia gostaria de saber se posso colocar o modulo corzus 1002 para tocar corneta pois sei que ele é mono porem nao entendo muito de som tenho um stetsom 2k6 para os sub e queria colocar esse corzus nas cornetas.
    Obrigado

    • No manual quais são as frequências que esse modulo da corzus trabalha, porque se for mono como falou não irá ficar bom, além de poder queimar as cornetas.

      • Boa tarde Rogério, estive lendo o seu post a gostei.
        Será que vc poderia me ajudar com meu som?
        Estou fazendo um upgrade nele o carro é uma saveiro g5 estendida.
        Estou com os seguinte equipamentos instalados.
        1 Mp3 pioneer DEH-P 6750MP
        1 amplificado Corzus Pr5100
        1 subwoofer de 12″ Unlike 160rms
        1 par de selenium 6tr4a 120rms o par
        1 par se selenium 5tr4a 100rms o par.

        Agora estou acrescentando o seguinte:
        1 amplificado Ta2000d taramp’s 2000rms.
        1 subwoofer selenium extreme challenger 1500rms.
        1 Dvd player Hbd 9660AVN, com saida sub e tudo.

        Agora tem um problema vou ficar com pancadas bem fortes como gosto, ai vem o problema a voz ela não terá força s suficiente para acompanhar. O que devo fazer para melhorar só um pouco mais a voz.
        Cleber.
        Desculpa o texto enorme rsrs.

        • Que tal instalar um kit duas vias CS60 da bravox no carro, assim o som ficará mais equilibrado e ganhará em qualidade no seu projeto já que os equipamentos parecem serem ótimos.

  • Olá, estive lendo seu post e gostei, queria que me desse uma dica:
    Estou com uma saveiro nova cabine estendida, e estou querendo graves fortes, estou pretendendo comprar o seguinte equipamento.
    Sub: Spyder Nitro Sp12-1200Rms

    Aparelho: Dvd Player H-buster Hbd-9550dvd c/ saída para sub.
    Amplif.: Já tenho um Corzus HT1200 (não instalado)
    Amplif.: Já tenho um Corzus PR 5100 (instalado)
    Falante: Já tenho um Selenium 6tr4a 120Rms (instalado na porta e um 5″ na área traseira da cabine.

    Só não estou gostando muito da vóz está meio fraco o que vc me indicaria fazer, pois se ao colocar estes outros equipamentos teria um grave muito mais forte e pouca voz, mais gosto d+ dos graves mais queria melhorar um pouco a vós. O que vc acha deste sub. eu já tive o spyder com 700rms e gostei agora não sei a respeito deste.
    E desculpa escrever este livro.

  • Olá, estive lendo seu post e gostei, queria que me desse uma dica:
    Estou com uma saveiro nova cabine estendida, e estou querendo graves fortes, estou pretendendo comprar o seguinte equipamento.
    Sub: Spyder Nitro Sp12-1200Rms

    Aparelho: Dvd Player H-buster Hbd-9550dvd c/ saída para sub.
    Amplif.: Já tenho um Corzus HT1200 (não instalado)
    Amplif.: Já tenho um Corzus PR 5100 (instalado)
    Falante: Já tenho um Selenium 6tr4a 60rms o cada (instalado na porta) e um 5″ 40rms cada na área traseira da cabine.

    Só não estou gostando muito da vóz está meio fraco o que vc me indicaria fazer, pois se ao colocar estes outros equipamentos teria um grave muito mais forte e pouca voz, mais gosto d+ dos graves mais queria melhorar um pouco a vós. O que vc acha deste sub. eu já tive o spyder com 700rms e gostei agora não sei a respeito deste. Espero que de certo.
    E desculpa escrever este livro rsrs.

  • amigo uma duvida enorme,possuo 2 modulos 1 1200d p/ mono num endurançe e2k 800 wrms e 1 explosound 4 canais p/ os stereos uso kit 2 vias co tw nas portas e coaxiais atraz como ligar e regular num crossover da taramps sendo que ñ da para separar os agudos dos medios ,daria para regular tudo junto meu radio é 1 pioneer 2 saidas stereo e 2 saidas sub

  • Opa Rogério, gostei do site, consegui tirar muitas dúvidas. Nunca instalei som, mas vou começar com um grande, tenho algumas dúvidas.
    O som q irei instalar é o seguinte :
    1 Módulo Power System A-600 Digital
    1 Módulo Power System A-1000 Digital
    1 Módulo Power System A-3000 Digital
    1 Mesa de Som Behringher Xenys 802
    1 Crossover Power System EC – 1
    2 Médios Eros 12″ 1600 MG
    2 Graves Eros 15″ 4.5 k
    2 Driver Selenium 405
    2 Super Tweeters Selenium 300w
    1 Voltimetro Taramps

    Uma das dúvidas é o seguinte,do toca CD o cabo RCA vai primeiro para Crossover ou para Mesa de som? Desconfio q seja para Crossover, mas prefiro tirar dúvidas.
    Os cabos RCA alteram alguma coisa na qualidade do som, EX: Cabo RCA q geralmente vem para destribuir o Audio de Aparelho DVD Eletrodomestico para TV, ou um cabo RCA Blindado como eu vi q tem ?
    Eu tenho uma bateria Auxiliar 150 Amp e uma Fonte ( Carregador ) 300 Amp, se eu naum quiser conectar essa bateria na bateria do carro tem algum problema ? Eu posso ligar o som somente com a bateria auxiliar ?

    Por enquanto é só, se tiver mais dúvidas pergunto de novo. Obrigado.

  • Amigo bom dia! Tenho um crossover Stetsom stx 62.. Gostaria de uma regulagem pra ele, pois nao entendo nada de regular crossover. Consegui instalar perfeitamente, só falta a regulagem.. Outra duvida é: Minhas cornetas vieram com capacitadores, preciso tira-los ao instalar o crossover? Abraços e Obg

    • Nâo precisa retirar os capacitores, assim mesmo que na regulagem mande uma frequencia errada para as cornetas elas não vão queimar. Com relação a configuração isso pode depender de pessoa para pessoa, o certo é reduzir a frequencia de todos os canais e ir aumentado até conseguir a configuração que te agrade.

  • amigo, i quando eu ligo os 6×9 junto com os twiter no mesmo modulo ai eu ligo o rca no crossover na saida 5 (mid) ias corneta eu ligo em outro modulo i ligo ela na saida 6. fica serto assim ?

  • Boa tarde Rogério.
    Comprei um crossover booster, instalei no meu carro e o som ficou excelente. O problema é qunado ligo o carro, fica um zumbido infernal, já troquei de lugar o fio terra do crossover e nada.
    Na sua opinião o que poder ser? (detalhe ligando os cabos RCA somente forças, liga o carro, fica tudo normal).

  • Séria possivel vc entrar em contato via email pois gostaria de fazer varias perguntas pois moro nô exterior e a qui nao acho ninguem par montar um som profissional e quero montra um som top. Por favor entre em contato valeu

  • Bom , gostei da postagem , para instalar um crossover bc-82 , é a mesma coisa ?
    tenho uma piramyd para as 6×9 ii os tweetrs
    e uma roadstar para o gravee …
    é o mesmo esquema de instalaçao ?°

  • Bom dia amigos, gostaria de tirar uma duvida com vcs.
    Comprei um crossover stetsom stx 84. Como entendo um pouco de regulagens, resolvi eu mesmo instalr seguindo o tutorial do tunados.net

    Então minha duvida é o seguinte:
    Meus modulos ficam embaixo do banco [stetsom 2k5 e 1 power two]. Gostaria de saber se posso fazer uma sangria proximo ao fio
    positivo, negativo e rem do power two para o crossover. Pois a bateria fica muito longe. Estou fixando ele na caixa de médio grave. Como o power two fica bem proximo,
    pensei em fazer uma sangria nos fios e ligalos nos fios do modulo mesmo.
    Obs.: o fio q uso é o 21mm.

  • amigo estou com um problema liguei o crossover desse jeito q vc falou ai mais nao sai voz nem nda e quando sai fica bem baixo e com ruido, intao liguei o cabo q vem dos modulos direto no toca cd, o modulo da voz uma stetson 1k5 na saida do toca cd onde sai voz e o rca do grave na saida sub intao funciono normal vc tem alguma ideia de qual poderia ser o problema ah tambem ja tentei colokar otro crossover e deu a mesma coisa

  • cara qual a frequência que devo ponhar as corneta pq a d250x ela tem que ter uma frequência de 1000hz para tocar em 100wts rms qual freqüência devo por..E o crosolver da roadstar rs-90 é bom?

  • GOSTARIA QUE VOÇE ME DESSE UMA DICAR DE REGULAGEM COM DEIXA AS FRQUENCIA DO MEU CROSSOVER STX104 5VIA,EU USO DUAS EROS 2250,UM TRAMPS DE 5000RMS,DUAS CORNETE D405 TRIO DE 150RMS CADA,DOIS SUPER TWEETER SELENIUM 150RMS CADA QUE TOCA EM BBUSTER DE 800RMS E DOIS MEDIO GRAVE EROS SICLONE DE 250 RMS CADA.COMO REGULAR AS FREQUENCI NO CROSSOVER.OBRIGADO

  • Boa Tarde,

    Tenho uma dúvida na instalação do Crossover. Na parte Power do crossover tem 3 parafusos (+12, GND, REM)instalei ele entre o CD PLayer e o Módulo, ok correto, agora vem a dúvida. Como eu faço a alimentação do Módulo que tem os mesmos 3 parafusos sendo que para o +12 e o GND vai direto na Bateria e na lataria do carro respectivamente, e o REM eu coloco no CD Player tembem? ou coloco no REM do Crossover? ou deixo sem?

    Esta duvida esta me tirando o sono.

  • e ai amigo blz queria q vc me tirasse uma duvida
    tenho uma piramidy 800 serie gold 800 rms 4 canal
    e 2 corneta tsr 120 rms + 2 tweter tsr 120 rms ligado em 1 bridge e 1 subwofer selenium 200 rms + 1 wofer magnum extreme 250 rms ligados no outro bridge e queria ligalo no crossover booster bc 4000 como posso proceder ? Grato !!!

  • OEm 1º parabens pela postagem, sempre que tenho dúvidas acabo parando em seu site e consigo resolver, agora estou com uma baita dúvida..tenho um dvd da bravox com saida p sub + taramps ta 1000d com saída em 2 OHMS a 1 canal..e tenho um trio com sub de 600wats da saturno de 12″ + 2 cornetas de 100wats cada + um super twiter de 100 wats, a pergunta é “por ter somente um canal no módulo eu consigo instalar o crossover e regular o sub + corneta e twiter, ou tenho que comprar outro módulo somente para o estéreo…grato

    • Não terá como fazer o corte de frequencia, no caso irá precisar de outro amplificador, no caso uma power one seria boa para tocar o drive e o tweeter, assim ganhará em potência e qualidade.

  • parabens por esta abertura que nos dao para tirar algumas duvidas. a minha e a seguinte tenho 2 kits duas vias bravox cs60d de 70wrms um taramps 4x100wrms para toca-los, dois endurence 2k de 700wrms cada e banda ice de 1800wrms.gostaria de um som de qualidade teria nessecidade de um crossover? pois tenho um eletronico 4vias taramps crx-4 para obter mais qualidade pois os kits vem com divisor de frequencia, se sim como ligaria?ou seria necessario trocar o crossover por um digital tipo fsa 5vias por favor me ajudem a montar meu som como ligariam isto,e como regulariam um abraço obrigado.

  • olá eu tenho um crossover igual a este e estou montando um som pra mim ja tenho as potencia uma pra cada uma pra woofer e uma pra sub na saida flat eu posso ligar os woofer e na regulagem do crossover se eu largar em flat ficara bom meu som naum irei danificar meus woofer i as corneta eu irei ligalas em mid isso ?

  • olá parabens pelo tópico, gostaria de saber de quantas vias crossover precisa ter pra tocar meu som, (2 alto falantes 15″ 2 tweeter 3 cornetas um modulo 1000 v e um ab 200, de já agradeço.

  • olá amigo parabéns pelo tópico!
    tenho um crossover igual a este que vc postou ae.
    só que quando ligo o carro ta fazendo um ruido será que tem como retirar esse ruido?

  • Quero Parabenizar pela esplicação, é muito bom saber que tem profissionais extremamente cpacitados para expor uma situação de forma que até os mais leigo podem entender.

    Parabens Rogério.

  • olá parcero da uma ajudinha ai ja que deu pra perceber q vc manja do trem… estou com 02 kit de 2 vias sendo 01 de 5pol da selenium e o outro de 6 pol da bravox um modulo V12 alpine antigo 01 par de 6×9 hurricane e 02 subs de 12 da pionner 01 dvd h buster com tela retratil.

    percebeu que é um pouco de cada.

    a duvida é a seguinte como efetuar a ligação e o que ligar no modulo?

    estou pensando em ligar sbs e 6×9 no moduloi e kts 2 vias direto no som, fica bom?

    o carro é um KIA CLARUS 97 sedã…

    valeu grato desde ja. CLAUDIO

  • ola amigo eu tenho um pioneer 3280 bt um modulo banda 320 uma caixa de canto de fibra um kit 2 via na frente e atras. Se eu estalar um crossover vai melhora meu som ou nao compensa…

    • Mas os kit 2 vias já possuem capacitores, não acho que seja necessário o capacitor, apenas irá limpar a frequência que vai para o subwoofer.

  • Olá meu peixe,moro atualmente nos estados unidos, e pretendo montar um som trio em meu carro quando for pro brasil,e estou comprando as paradas aqui,mais não tenho esperiencia no ramo,por isso ficaria agradecido se vc poder mim ajuda,eu ja comprei 2 subwoofers da ORION HCCA, de 2000 RMS cada,comprei 2 modulos da hifonics mono de 2400 RMS cada,pretendo por 10 cornetas d405 da seleniun,a pergunta é,qual crossover eu teria de comprar,tem 1 aqui que é esse,AUDIOCONTROL DQXS 6-CH DIGITAL EQUALIZER W/ 4 WAY CROSSOVER,e qual capacitor e teria de comprar,tava olhando esse,Lanzar VCAP10000 Vector 100 Farad, 16 Volt Hybrid Double Capacitor , e qual modulo e de quanto rms,eu teria de comprar para tocar as 10 corneta d405?tava olhando esse para tocar as cornetas,hifonics 2000W RMS 4-Channel Class A/B ZEUS ,tava tambem olhando aqui os super tweeters da pyle eses são os detalhes dele [•3 “Titanium Super Tweeter
    •Die Cast quadro de alumínio
    •1200 Watts máx. / 4 ~ 8 Ohm
    •Freq. Resp: 2000-25,000 Hz
    •Sensibilidade: 114 dB / W / m
    •Capacitor Crossover incluído]espero que vc possa mim ajuda, e mim dizer mais o que eu precisaria,cara muito obrigado.Renato.

  • como escolher o numero de vias para o meu som.
    02 uxp bravox.
    04 drives seleium 250 trio
    02 pw3 selenium medio grave
    kit 02 vias
    01 modulo taramps 1600 digital
    01 modulo taramps 4 * 200
    04 twisters selenium.

    qual o melhor .
    já ouviu falar do Crossover Digital Taramps Dtx 2.4s.

  • amigo instalei um crossover stetson stx64 e ele começou a fazer ruido depois parou totalmente um lado das cornetas o q faço pra voltar a tocar todas as cornetas

  • e se eu tiver só um modulo tocando os 6×9 e o sub?
    Equipamentos: toca cd mp3 pioneer, 1 roadstar power one tocando um sub pioneer 309 e 1 par de 6×9 pioneer 600w
    compensa eu comprar um crossover para um som desse?

  • minha duvida e a seguinte tenho um taramps 700 para as cornetas 2 250 trio e 2 250x e 2 St400 usando o crossover da taramps o CXR4 estão ligados tudo ok minha duvida e a seguinte tenho q deixa zerado o corte do modulo e regular apenas pelo crossover ou deixa com o corte de 1k no modulo e ajusto tambem o corte no crossover

  • ola tenho dvd player pioneer 2 falantes de 12″pioneer400 2 cornetas e 1 tweeter um modulo taramps2.5eum stetson de 500 ja instalados agora que ligar um crossver stx84como faço da pra voce explicar obrigado

  • Ola amigo tenho dois bicho papao de 15 com um taramps 1600 empurrando + 6 d250x celenium e dois tweeter celenium com um b-buster 2400gl empurrando! tenho uma mega capacitor! tudo instalado! vc ver necessidade de colocar um crossover no meu equipamento? Aguardo resposta Obrigado!

    • Se tiver instalado os capacitores nas cornetas e nos tweeters não veja necessidade, porque no caso dos subwoofer a taramps possui corte de frequencia.

      • tenho 3 hard power de 2550 rms e um sd 25kd e um crossover taramps mais não to conseguindo relugar ta pulando um pouco?qual o corte de frequencia serto?

  • Boa noite! tenho um crossover desse modelo, vou instalar junto com um player pioneer com saida front e sub woofer, os modulos sao dois uma power one que toca 2 pioneer cara preta, e uma piramyd gold series de 800 para tocar 8 6×9 e mais 2 twiters. minha duvida é: devo passar com os cabos rca do sub pelo crossover ou posso ligar direto da saida sub para power one? na piramyd pretendo ligar em dois bridge, ficando assim 4 6×9 e um twiter para cada bridge. como regular o crossover para essa instalaçao ? e por ultimo o botao com o nome phase select como deve ficar?. desde ja agradeço. e parabens pelo site.

  • amigo eu tenho um modulo “AB 2000 plus car stereo booster”.
    Queria saber se esse crossover ai tem como andarem juntos;serem instalados e tocarem juntos com qualidade!!!

  • Ola amigo, gostei do seu post. Queria tirar uma duvida com você. Tenho um som que é o seguinte: 2 D305, 2 ST200 ligado em um tojo 2080. 01 pionner 3002 tocado por um aplificador Boss Phanton (1000 rms) e pra dentro do carro um kit duas vias cs60 e um kit 69 tocado por um corzus. O cd player é um golfinho 6480BT. A pergunta é: É necessário colocar um crossover? Talvez um stx64? ou não é necessário? Se for necessário, como instalo isso tudo? A outra é o seguinte: Será que melhoro a performance dos 305 e 200 colocando um taramps ts600?

  • olá, parabéns pelo post.
    Estou com uma duvida e acho que vc pode me ajudar, tenho uma roadstar de 1200w e dois subs pioneer S4 de 1400w. Acabei queimando os meus subs, levei em um instalador ele me disse que provavelmente foi por excesso de potencia. Como deixo a regulagem na roadstar e no crossover para aproveitar o max da roadstar e dos subs sem queimá-los novamente?
    Desde já agradeço.

  • Ola rogerio, estou com uma duvida, gostaria de saber se vc poderia me ajudar, nao entendo muito de som, tenho 2 sub de 500wrms cada, 2 super twetter, 4 corneta,e um modulo da explosound xf-5200d, gostaria de colocar um crossover nessa configuraçao, pergunta qual crossover comprar e se eu posso usar o mesmo modulo ou terei de arrumar outro. Obrigado

  • Tenho 2 kit duas vias com capacitor bravox 65rms, um modulo hurricane HA4.160 e um sub pioneer 1400w. O Sub ta ligado na saida sub do DVD Pioneer e os kit duas vias tem capacitor. Preciso de crossover? Vai melhorar se colocar um crossover?

  • Ola amigo,
    Gostei muito da explicação, mais eu tenho uma duvida…
    Pra que serve a opção FLAT nas Chavinhas “High Pass” e “Low Pass”??? Seria pra ligar outros carros???
    Se não, Tem como ligar outros carros?
    desde já agradeço;

  • Boa tarde, estou montando um som no meu carro e gostaria de saber qual modulo vc me indicaria pra tocar 2 driver d250 trio 200rms cada e 2 tweeter st400 black 150 rms cada. No caso, queria liga-los em um mesmo modulo, posso fazer isso? Eles possuem capacitores, há necessidade de colocar um crossover para fazer o corte? Obrigado

  • Ola amigo,tenho um crossover booster bc 50x,e nao sei como regular os cortes para um subwoofer pioneer 309.gosto de grave bem macio e estendido.como regulo?

  • boa noite .o meu pyramid c72 ta ligado iqual vc diz .mas fui mexer nos cabos rca aki e acabei trocando de proposito a entrada dos medios pelo do twíteter ue nao fica ligado .ae eles funcionou .eu ja tinha duvidas se eles funcionavam. e agora o que eu faço?

  • Bom dia,
    tenho no meu carro um DVD da HBUSTER e uma caixa trio com um SP TWITER, UM DRIVER SELENIUM 405 E UL FALANTE BICHO PAPÃO DE 650 RMS ligados em um modulo de 2.400 tudo ligado em brigde.
    Gostaria de saber se eu ligar um crossover irá parar de cortar quando o som estiver no máximo e ou se vai melhorar a qualidade do som pois o equalizador do modulo não consegue acabar com os cortes e interferências.

  • eu tenho apenas um anplificador ;un de grave 2 6.9 2 cornetas quantos cabos rca eu vou precisar;eu tenho apenas un cabo rca tem como instalar so com um cabo e ficar bom

  • Boa noite!
    Meu som parece que não está passando mais áudio no cabo branco que vem do dvd… falta o grave… No crossover, uso 2 conectores de dupla saída para preencher as 4 entradas dele… só que o lado do grave parou de entrar o som… que é o cabo vermelho que vem do dvd… Se eu mudar de lugar os cabos, passar a entrada das cornetas para a entrada do grave e subgrave, sai som só nos altos falantes… oque será que aconteceu?

    • Nao entendi a duvida, mas caso troque o cabo rca e veja se o canal vai funcionar, pq pode ser problema no cabo. Mas se m resolver pode ser problema no subwoofer ou saida do aparelho.

  • Eu medi no voltimetro as pontas dele pra ve se tava indo tensão… oscilando entre 0,8 a 1,6 mais ou menos… sinal que parece não ter queimado nado do dvd… isso aconteceu quando os cabos estavam com mal contato, e resolvi diminuir a potencia do modulo para não entrar chiado do motor… depois quando troquei os cabos e aumentei novamente a potencia.. deu esse problema… nem com baixa potencia mais sai som no grave… acho que mexi em alguma coisa que não lembro…

    • Na configuração do aparelho essas saídas são pré amplificadas e com divisores de frequencia no aparelho, caso queira utilizar apenas um cabo RCA, utilizar algumas conexões em Y para ligar ambas no crossover.

  • Otimo tutorial.. mas ainda fiquei com uma duvida.. tenho uma power one tocando 6×9 e grave para regular o crossover eu tenho que deixar os controles da power one no maximo?

  • ola! quando ligo uma perna dos cabos rca na entrada front do crossover ora so sai grave ora so voz ta certo isso? e quando ta tocando, as vezes para de sair as vozes. oque tem de errado ai?

  • Prezados, boa tarde
    Comprei um Crossover Booster BC 60X
    estou na dúvida quanto a instalação de um Subwoofer, pois o meu CD Player possui 6 entradas: 2 frontais, 2 traseiras e 2 para subwoofer. O Crossover Booster não possui entradas para o Suvwoofer, possui apenas 4 entradas (2 frontais e 2 traseiras). Pergunta: Como faço para ligar o subwoofer no crossover? OBSERVAÇÃO – Sendo que este crossover possui 6 canais de saída para ligar no amplificador

    • Liga a saída de subwoofer nas entradas traseiras do crossover Depois irá utilizar o canal a mais baixa frequencia do crossover para tocar o amplificador de grave.