Instalações

Como fazer passo-a-passo o tampão para som do carro

Como alguns leitores mais atentos já perceberam a ideia desse site é fazer com que você mesmo instale o som do seu carro, e como podem observar já tenho publicado aqui no site vários tutoriais para que vocês façam isso.

Mas vamos ao que realmente interessa. Irei ensinar  como fazer o tampão do carro, para que sejam instalados os famosos 6×9 ou mesmo woofers e etc.

Resolvi trazer um modelo simples, porém a ideia é que vocês aprendam o desenrolar do trabalho e para que observem que não há muitos segredos.

Vamos colocar a mão na massa. Primeiramente, você irá retirar o tampão original do carro e colocar o mesmo ou sobre a madeira ou sobre um pedaço de papelão caso queira fazer um molde antes de partir diretamente para a madeira. Vejam nessa foto sendo feito a marcação das extremidades do tampão original.

Observem que nessa foto foi retirado o papelão com o desenho do tampão original.

Depois você irá partir para madeira, isso para quem resolver fazer o molde de papelão. Essa é a madeira cortada no mesmo formato do tampão. E como pode ser observado, essa é a base principal do tampão.


Vocês já devem ter se perguntado: Como que os instaladores não eram o comprimento de todos os encaixes dos alto-falantes? A resposta é simples: Como mostrado na foto esses são os aros que são cortados do tamanho certinho do encaixe do alto-falante para que você não corte a madeira fora do comprimento do mesmo. E como conseguir ele? Existem duas formas: Primeiro você pede a um instalador que corte um para você do sobro das madeiras que ele trabalha, ou pega alguns pedaços de madeira e vai quebrando a cabeça até chegar ao tamanho certo. Não precisa nem dizer qual eu aconselho não é mesmo.

Agora você irá escolher em qual posição os alto-falantes irão ficar, depois basta colocar os aros e corta a madeira.

Depois de tudo marcado, você irá corta o tampão como mostrado na foto acima, o uso do aro é para que, assim que terminar de corta  os buracos dos alto-falante encaixe corretamente no tampão.

Esse é um dos segredos do tampão. Conforme a foto acima, você deverá fazer um canto no tampão para que o mesmo possa encaixar certinho como o original, já que todos os carros trazem o local de encaixe do tampão original não é mesmo. Caso não seja feito esse corte o tampão ficará sobre o relevo das colunas laterais do carro o que acabará fazendo com que ele fique solto e rebatendo e fazendo aquele barulho chato de carro velho, onde parece que o carro não tem nenhum parafuso.

Depois do corte eu recomendo que coloque um pedaço de madeira fina, isso irá fazer com que na hora de passar o tecido não fique mostrando esse corte.

Vejam o detalhe dessa madeira vista por baixo do tampão.

Essa foto mostra o tampão com todos os cortes, porém como pode ser observado ao invés de retirar os aros do tampão o proprietário resolveu deixar os mesmo, isso para que os alto-falantes ficassem direcionados para o interior do carro.

E um detalhe que conta muito na hora de fazer seus trabalhos no interior do carro com madeira. É extremante necessário o uso da criatividade, vejam o que foi feito com o resto do espaço da madeira, para fazer esses detalhes você irá colocar seu lado de design para trabalhar, o resto é só festa.

Por fim, você irá passar o tecido. Eu deixo uma dica muito útil para quem esta iniciando: Não faça serviço porco economizando cola ou qualquer material.  Isso porque tem alguns instaladores que se dizem profissionais e que passam cola apenas ao redor dos aros ou mesmo nos cantos do tampão, e com isso, com o tempo o tecido fica todo amarrotado ou mesmo se sofre algum corte ele irá soltar todo o tecido. Então faça como a foto e passe cola em todas as extremidades da madeira para que seu serviço fique bom.

Contudo, espero ter ajudado e caso surja alguma dúvida basta entrar em contato por comentário abaixo.

59 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Olá amigo desde já agradeço as dicas,mas me resp como faço para colar certinho nos resaltos do alto falante sem que ele crie pregas quero fazer de corvin.Ainda não comprei o material.

    • Mateus o compensado é bom, porém o MDF é bem mais facil de trabalhar com ele… E caso queira fazer um tampão e futuramente grafitar, ou mesmo fazer alguns detalhes para deixá-lo mais exclusivo eu indicaria o MDF…

    • Isso mesmo, é a mesma massa plastica, basta procurar em algum deposito de construção. E ela custa baratinho, porém da trabalho para lixar ela…rsrsrs

  • meu corsa já tem todos os autos falantes, só preciso encaixar o som no plug e colocar a cinta, mas esta nao entra, existe algum truque? preciso de uma dica.

    • Não entende o que quiz dizer. O plug que está se referindo é o que é ligado no CD-player? Ou o que é ligado no amplificador?

  • A respeito da parte do grafitar vc tem material explicativo como esse da parte de montagem do tampão?

    tipo: tinta spray marca de tinta

    obrigado pelas dicas anteriores. seu trabalho é muito legal mesmo!

  • amigo, curti o trampo, ficou de profi…; me responda uma coisa, estou em mente de fazer um tampão com 2 6×9 e colocalos em 30 graus ou 45 graus tem como isso? estou pensando em colocar umas letras em acrilicas com o nome do clube q participo tem alguma ideia como posso fixalas e depois iluminalas? grato desde ja.

    • Felippe, para fazer as elevações dos 30 graus você deverá usar massa plástica, agora com o acrílico é mais complicado de trabalhar, mas a iluminação fica fácil é só instalar uma lâmpada de neon abaixo do tampão, com isso o nome do club ficará iluminado. Lembrando que esse efeito só irá acontecer se o nome do club for colocado de acrílico. blz

    • Cleitom, nesse caso irá fazer um suporta no fundo do tampão com o lugar para parafusar as cornetas, ou seja, como poderá ver em algumas fotos aqui no site é um pedaço de madeira parafusado junto ao tampão, porém descendo para que as cornetas fiquem viradas para fora do porta mala quando este estiver aberto.

    • O carpete utilizado é o modelo simples, basta ir em alguma loja de tecidos e pedir o carpete para veículos, a cola é a mesma utilizada por sapateiros etc. É isso. Caso tenha alguma dificuldade entre em contato novamente que tentarei ajudá-lo.

    • Não serve para subwoofer, porque eles requerem uma determinada litragem de caixa para tocar bem, ou seja, no tampão não teria.

    • A cola utilizada para colocar o carpete no tampão é apenas aquela cola utilizada por sapateiros. Agora o que prega os arcos feitos para elevar os alto-falantes é massa plastica e pode ser encontrada em qualquer loja de material para construção.

      • Valeu Rogério, estou com o tampão todo quase pronto, falta somente dar um melhor acabamento na massa plástica, pois ela ficou cheia de pontas e temo que ela perfure o revestimento.
        Só não sei ainda se uso courvin ou carpete, esta dúvida provem do fato de os 6×9 terem ficado bem inclinados e não sei se o courvin se modelará à estas curvas.

        • Para modelar o corvim utilize um secador de cabelo jogando vapor quente, assim poderá esticar melhor e modelar. Os carpetes também ficarão bons.

  • Bom dia Rogério, ótimo posto. Fiz um trabalho aqui em casa e me sobrou boa parte de uma peça de MDF de 20mm, estou na dúvida se seria exagero fazer um tampão com este material, penso que ficará muito pesado, o que vc me diz?

    • Já encontrei alguns tampões feitos com essa espessura de MDF, realmente ficará pesado, mas se fizer os porta modulo que ficam nas laterais ficará tranquilo, porque ele irá sustentar o peso. Por outro lado, pode utilizar para fazer uma caixa de grave que ficará show.

  • Estava pensando em fazer um tampão encontei o seu post e me deu mais vontade ainda de fazer. Tenho um no carro (Gol G3) mas acho ele pesado então vou fazer um com mdp de 10 mm. vou coloca nele um par de trixiais, 1 corneta e 1 tweeter. queria deixar todos voltado pra trás. uma inclinação de uns 30 graus. Vi que tem um acabamento feito nos aros. como se faz isso? Tem como me ajudar com essa dúvida.

  • E ae cara otima dica, parabéns, so uma dúvida prara revestir qual e melhor corvin ou carpete o meu tem uma curvas como faço pra colar essa parte e deixar esticadinho

    • depende, porque pode usar um secador de cabelo para deixar o corvin mais mole e fácil de esticar, mas o carpete irá deixar com visual mais original do carro.

  • tenho 2sub cara preta 400rms pioneer,4cornetas e 2super tweter e um modulo 2400 B Buster para instalar no fusca.gostaria de colocar os sub no tampão e as cornetas na frente,como devo fazer a caixa para o sub;ou se alguém tiver um projeto melhor porfavor me envie,agradeço a colaboração.

  • Bom dia !
    Amigo muito obrigado pelo material disponibilizado, será de grande ajuda para o meu projeto.
    Por gentileza preciso que me informe qual a espessura que você utilizou para o seu projeto, que ficou muito bom.
    desde já agradeço.

  • Amigo, não tenho tempo para fazer tampão e não acho para vender no modelo do lifan 320? você sabe quem poderia fazer? seria relativamente pequeno o tampão.
    obrigado.

      • A cola mais indicada para essa tarefa é o ADESIVO DE CONTATO, também chamado de COLA DE SAPATEIRO. É muito usada também por marceneiros. Essa cola deve ser aplicada na madeira e no carpete, espere alguns minutos e junte as peças com cuidado para não fazer ondas. Se for usar adesivo, acho que basta um fundo na madeira para o adesivo grudar melhor.

  • Rogério duas perguntas. O que vc passou ao lado das argolas pra dar acabamento? E nos cantos onde se encaixa na base o que colocar para segurar o tampão?

  • Amigo quanto você faz um tampão de som do Vectra elegance 2008/2009 toda, dois alto falantes de 6×9 duas twiter media? já coberta com tapete. Obrigado

  • Ola. cara muito legalsuas dicas iria pagar amanha 280 reia spara fazer um tampão simples. so tenho algumas perguntas?
    assim como voce fez o recorte do tampão original posso colocar o auto falante em volta e marcar o lugar para cortar? vou colocar 2 pares de BRAVOX 6X9.

    o ideal para colar o forro e a cola de sapateiro?

    seria melhor levar o tampão marcado para que um carpinteiro fassa o corte para os auto falantes?

    meu carro e um fiat uno mille fire 2001.

    se for possivel da uma ajuda aii..muito obrigado abraços

    • Blz…. pode colocar os alto-falantes sobre a madeira ou papelão e fazer o corte, no papelao é melhor pq se errar poderá refazer. Corte a madeira vc mesmo, assim poderá aprender a fazer todo o madeiramento do som se colocar outros para fazer terá sempre que pagar pelo mesmo serviço quando for aumentar o som.